SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

A NOIVA FANTASMA | AUTORA: YANGSZE CHOO | DARKSIDE BOOKS


Título: A noiva fantasma | Autor: Yangsze Choo | Editora: Darkside Books
Ano: 2015 | Páginas: 360 | Nota: 


Gostaria muito de compartilhar essa leitura com vocês. Fiquei fascinada desde que vi a capa, e mais ainda quando li a sinopse e comecei a folhear o livro. Já virei fã da autora Yangsze Choo por sua narrativa criativa. Como vocês poderão perceber a medida que continue lendo, trata-se de uma história incomum, mas inspirada em situações reais que ainda ocorrem principalmente em países do Oriente. Vem embarcar nessa nova aventura...
SINOPSE

Até que a morte os aproxime. “Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma...” 1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto. “A Noiva Fantasma”, que a DarkSide Books publica no Brasil em 2015, é o surpreendente romance de estreia de Yangsze Choo, a escritora de ascendência oriental que está encantando fãs por todo o mundo. Por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda resistem até hoje em parte da cultura asiática. A prática, que chegou a ser banida por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, foi muito frequente na China e na Malaia (hoje Malásia) no final do século XIX. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto, e garantir um lar e estabilidade para as mulheres que diziam sim a maridos já falecidos. É claro que elas tinham um preço alto a pagar, e com Li Lan não seria diferente. Evocando obras como Lugar Nenhum, de Neil Gaiman, A Noiva Fantasma é uma história impressionante sobre o amor sobrenatural e sobre o amadurecimento, escrita por uma extraordinária nova voz da ficção contemporânea. Eleito o Livro da Semana pela Oprah.com, entrou em diversas listas de melhores livros do ano, como Indie Next List’s Pick, Glamour Magazine Beach Read, The Bookseller Editor's Pick e Library Journal Barbara's Pick.


O livro é narrado em primeira pessoa, sob a ótica da personagem principal Li Lan. A autora consegue descrever tudo tão bem e ambientar os personagens dando detalhes de sua cultura e história, o que torna a narrativa bastante envolvente e interessante.Tive a sensação de que alguém estava sentado ali perto narrando tudo aquilo para mim.



O livro é ambientado em 1893, em Malaca, um dos principais postos de comércio na Malásia. Nosso personagem principal, Li Lan é uma jovem que sabe basicamente ler e escrever, bem pouco prendada nas artes de cuidar da casa. Sua mãe morreu, vitimada pela varíola, quando ainda era bem pequena, com 4 anos, e seu pai apesar de ter sobrevivido da doença, se tornou antissocial, passando muito tempo recluso, abandonando seus antigos negócios. Ela agora se encontra sob os cuidados de sua Amah (babá). Sua família fora rica no passado, mas no momento passa por muitas dificuldades financeiras.


Quando a família de Lim Tian Ching oferece casamento para o pai de Li Lan, ele vê como a solução perfeita. Não para Li Lan, já que seu noivo já estaria morto e ela teria que se manter fiel a ele, apesar de tudo, embora ela não soubesse exatamente o que uma noiva deveria se comportar num caso desses. 

"A prática de arranjar o casamento de uma pessoa morta era rara, e costumava ser feita para aplacar um espírito. Uma concubina falecida, que tenha gerado um filho, pode ser oficialmente casada para elevar seu status de esposa. Ou dois amantes que tenham morrido de forma trágica podem se unir depois da morte. Disso eu sabia. Mas casar alguém vivo com um morto era um caso incomum e, de fato, horrível." (Pág.11) 

Um certo dia, quando Li Lan decide ir até a casa da família de Lim Tian Ching para conversar com sua possível futura família, ela termina conhecendo o primo do falecido, Tian Bai. Sua vida tomara rumos inesperados. O desfecho é simplesmente surpreendente.

A noiva fantasma é um livro que merece ser lido com calma, aproveitando cada detalhe, dando intervalos para fazer pesquisas e se permitir aprender ainda mais sobre a cultura oriental que é tão rica. Encontramos muitas informações históricas. Além disso parabenizo mais uma vez a Editora Darkside Books por nos presentear com uma edição tão caprichada em capa dura com uma linda imagem, ótima diagramação e uma história de um costume oriental até então desconhecida por muitas pessoas. Vale muito a pena adquirir esse livro para ter em sua coleção.

LEIA TAMBÉM




SOBRE A AUTORA

Yangsze Choo é a quarta geração de malaio de ascendência chinesa. Devido a uma infância vivendo em vários países, ela pode aprender diversos idiomas. Depois de se formar pela Universidade de Harvard, teve vários empregos corporativos. A noiva fantasma, é ambientado em uma Malásia colonial e do mundo chinês. Trata de um costume histórico e bastante pecualiar chamado de um casamento com espírito. Foi publicado em agosto 2013 por William Morrow / HarperCollins na América do Norte e Hot Key no Reino Unido. Yangsze adora comer e ler. Ela mora na Califórnia com seu marido e filhos, e um coelho. Yangsze é representado pelo agente literário Jenny Bent.
https://yschoo.com/about/
https://www.facebook.com/yschooauthor/



Livro disponível nas principais lojas virtuais:

AMAZON | CULTURA | SARAIVA | SUBMARINO


Deixem comentários sobre o que acharam
dessa indicação...

14 comentários:

  1. Oi!!
    Esse livro está na minha lista de desejados, a capa é linda demais. É uma cultura bem estranha e que me deixa curiosa para saber mais.
    Imagino que a leitura desse livro é muito instigante.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho a capa desse livro muito bonita mas ainda não o li, morro de curiosidade e tenho certeza de que a trama será uma ótima leitura, a cada nova postagem que eu vejo falando sobre a obra eu fico cada vez mais curiosa.

    ResponderExcluir
  3. Oii...Esse livro é lindo, eu já tinha curiosidade de lê-lo, mas não tinha visto nenhuma resenha. Que costume estranho em, me deixou fascinada em descobrir mais sobre o assunto. Quero o meu, e pra ontem rsrsrs... Parabéns pela resenha. bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Lorena!
    Ótima resenha.
    Eu quero muito ler esse livro, está na minha lista de desejados há algum tempo e to esperando aquele precinho bacana hehe
    Achei a história incrível e não vejo a hora de ler.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Lorena!
    Sou louca por esse livro, mas sempre acabo colocando outros na frente e nunca compro, mas ai vem você com essa resenha maravilhosa, e me sinto na obrigação de comprar! Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Esta capa é linda mesmo, sou apaixonada por ela, pena que não li ainda.
    Como a cultura oriental é tão diferente da nossa, e eu sei pouco dela, por isso deve ter muita coisa para eu aprender e pesquisar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, ouço muito falar desse livro, mas não sabia de sua premissa e depois de ler a sinopse e sua resenha, a mesma despertou o meu interesse, pois fiquei curiosa para saber como funciona esse casamento e se desenrola essa historia e essa edição da DarkSide está linda, com certeza vou adquirir e ler. Dica anotada.
    bjus

    ResponderExcluir
  8. Esse não é um livro que me chama atenção mas uma coisa que eu amo é aprender sobre a cultura de outros lugares e eu achei bem curioso isso de casar com pessoas que ja estão mortas,como uma mulher teria que se portar numa situação dessas,fiquei com vontade de ler para descobrir

    ResponderExcluir
  9. Gente, esse livro é sensacional! Estou louca pra ler, só tenho ouvido falar coisas boas dele!
    Um beijo ♥

    https://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu estou querendo esse livro a muito tempo. Primeiro para conhecer a cultura oriental e segundo porque a edição é linda <3 Adorei a sua resenha e ela me instigou <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Lorena, sou apaixonada por essa capa! Mas sou um pouco medrosa para alguns tipos de histórias. :(
    Queria ter coragem de ler!
    Depois volto a afirmar que a Darkside arrasa na edição dos seus livros! Infelimente nao devo ler, mas para os corajosos é uma ótima dica.
    Bjão

    ResponderExcluir
  12. Que livro curioso. Acho que nao tenho coragem de ler. Mas a edição e linda demais.
    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  13. Apesar de ter me apaixonado pelo livro só pela capa, mas ainda nao ter prestado atenção na sinopse, sabia que nao iria me decepcionar só pela capa, gostei muito da sinopse e sua resenha ajudou muito a aumentar, fim de ano chegando, vou pedir esse livro de presente...rsrs

    Beijos

    Viviana
    *Devore um Livro ou Filme

    ResponderExcluir
  14. Estou doida para ler esse livro, pretendo comprá-lo ainda este ano. Gostei do toque sobre fazer a leitura com calma. É bom saber, pois assim só iniciarei a leitura quando tiver tempo para ela. Que capa linda e que projeto gráfico fantástico! A Darkside sempre se superando.

    Tatiana

    ResponderExcluir

@blogaventuraliteraria