SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

PEPETELA, O GRANDE ESCRITOR ANGOLANO E SUAS OBRAS




Pepetela é um dos meus autores favoritos e eu gostaria de compartilhar com vocês indicações de suas obras aqui no Blog. Ele me foi apresentado por um Professor na época que eu estava cursando História na Universidade e que eu ainda estava iniciava meus estudos sobre a literatura africana. O primeiro livro que li dele foi Mayombe, o qual estarei trazendo a resenha em breve. Ele traz em seus livros histórias reais sobre a construção da nação angolana, as dificuldades encontradas, os conflitos, curiosidades, sempre de uma forma muito interessante. Tão bom que o mundo conhecesse mais sobre esse autor.

Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, conhecido pelo pseudônimo de Pepetela nasceu em Benguela, Angola em 29 de Outubro de 1941. Descendente de uma família de portugueses nascidos em Angola. Pepetela concluiu o ensino primário em sua cidade natal e depois partiu para o Lubango, província de Angola, onde foi possível prosseguir os estudos. Foi no Liceu Diogo Cão que Pepetela completou o ensino secundário. O escritor cresceu num ambiente da classe média, mas frequentou uma escola primária com crianças de várias raças e classes. Em Lisboa, seguiu os estudos no Instituto Superior Técnico que o autor frequentou até 1960 quando ingressa no curso de engenharia. Uma vez mais a mudança, desta vez para frequentar o curso de Letras apenas durante um ano, pois, ainda em 1961, Pepetela faz a opção política que viria a mudar o rumo da sua vida e a marcar toda a sua obra. Pepetela tornou-se militante do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) em 1963.

A sua obra reflete sobre a história contemporânea de Angola, e os problemas que a sociedade angolana enfrenta. Durante a guerra, Pepetela, lutou juntamente com o MPLA para a libertação da sua terra natal. O seu romance, Mayombe, retrata as vidas e os pensamentos de um grupo de guerrilheiros durante aquela guerra. Yaka segue a vida de uma família colonial na cidade de Benguela ao longo de um século, e A Geração da Utopia mostra a desilusão existente em Angola depois da independência. A história angolana antes do colonialismo também faz parte das obras de Pepetela, e pode ser lida em A Gloriosa Família e Lueji. A sua obra nos anos 2000 critica a situação angolana, textos que contam com um estilo satírico incluem a série de romances policiais denominada Jaime Bunda. As suas obras recentes também incluem Predadores, uma crítica áspera das classes dominantes de Angola, O Quase Fim do Mundo, uma alegoria pós-apocalíptica, e O Planalto e a Estepe, que examina as ligações entre Angola e outros países ex-comunistas. Licenciado em Sociologia, Pepetela é docente da Faculdade de Arquitetura da Universidade Agostinho Neto em Luanda.

   FONTE: WIKIPÉDIA



LIVROS 

1972 - As Aventuras de Ngunga
1978 - Muana Puó
1980 - Mayombe
1985 - O Cão e os Caluandas
1985 - Yaka
1990 - Lueji
1992 - Geração da Utopia
1995 - O Desejo de Kianda
1997 - Parábola do Cágado Velho
1997 - A Gloriosa Família
2000 - A Montanha da Água Lilás
2001 - Jaime Bunda, Agente Secreto
2003 - Jaime Bunda e a Morte do Americano
2005 - Predadores
2007 - O Terrorista de Berkeley, Califórnia
2008 - O Quase Fim do Mundo
2008 - Contos de Morte
2009 - O Planalto e a Estepe
2011 - A Sul. O Sombreiro
2011 - Crônicas com Fundo de Guerra
2013 - O Tímido e as Mulheres
2015 - Crônicas maldispostas
2016 - Se o Passado Não Tivesse Asas

PEÇAS

1978 - A Corda
1980 - A Revolta da Casa dos Ídolos

CRÔNICAS

2011 - Crônicas com Fundo de Guerra
2015 - Crônicas Maldispostas



VEJAM UMA ENTREVISTA
falando sobre Mayombe...



Vocês já conheciam o autor ?!?!
Deixem seus comentários...

17 comentários:

  1. Nãoo conhecia, mas me interessei vou procurar um livro dele pra mim ler.
    www.vitoriafaustino.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que legal conhecer novos escritores!!! Esse eu não conhecia, fiquei tentada a ver um pouco da obra dele!!
    Abraços

    www.biashaina.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amei muito bom a historia dele.
    http://marianamoreirablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Lorena. Tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o autor, mas gostei de conhecer. Suas obras realmente parecem maravilhosas para conhecer um pouco mais sobre outras culturas e países. E ele tem muitos livros né? Dá para escolher o que se deseja ler :)
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nunca tive a oportunidade de ler obras angolanas, já me interessei, quero muito ler!
    Beijos e sucesso.
    www.emtonsfrios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adoro conhecer novos autores e obras. Amplia nossos horizontes...
    Vou procurar algum dos livros e talvez eu me encante como vocÊ!
    Beijinhos...Au Revoir!

    ResponderExcluir
  7. Olá Lorena, tudo bem?
    Nao conhecia o autor e amei as suas dicas de leitura. É sempre bom quando gostamos tanto de um autor que queremos que todo mundo conheça ele também kkk Beijos

    ResponderExcluir
  8. Nossa que bacana. Eu não conhecia e fiquei interessada para saber mais sobre os problemas sócio- econômicos de Angola, curto muito livros assim e vou aguardar ansiosa sua resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Adoro conhecer outros escritores e expandir meu horizontes.
    Eu amei e quero ler as obras dele.
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  10. Olá Lorena!
    Tenho que confessar que ainda não conhecia o autor e nem sua (imensa) obra. Talvez pelo fato de ser um tipo literário que não estou acostumada a acompanhar.
    Apesar de me interessar por outras culturas, a modo de curiosidade mesmo, não costumo adquirir livros do gênero. Apenas artigos ou algum assunto específico.
    Parabéns pelo post.
    Bjo

    ResponderExcluir
  11. OOi!
    Não conhecia o Pepetela, mas gostei muito de conhecê-lo aqui. as obras dele parecem ser interessantes, quem sabe um dia eu leia algo. :)

    ResponderExcluir
  12. Que legal não conhecia ele nem suas obras. Obrigada por compartilhar é sempre bom conhecer novos escritores.

    ResponderExcluir
  13. Pepetela. Confesso que nunca tinha ouvido falar nesse autor, aliás, meu conhecimento da literatura angolana é quase zero. Embora admire muito Mia Couto.

    Muito boa, a resenha. Gostei mesmo.

    Duas perguntas: Mayombe se passa em Luanda ou em alguma cidade fictícia? Qual?

    Parabéns pelo blog, Lorena.

    Roberto Camilotti: blog de literatura.

    ResponderExcluir
  14. Lorena fico até de certa forma com vergonha de admitir que eu não conhecia esse autor, digo isso, pois vejo que ele publicou obras brilhantes e muito importantes para a literatura! Estou ansiosa para conferir a resenha do livro que você leu!

    ResponderExcluir
  15. Confesso que estou muito surpresa, mais ao menos tempo feliz porque quase todos os dias, ou pelomenos uma vez em cada mês falo com um dos mostros da literatura angolana o senhor . Pepetela, conheço por Carlos dizendo sempre eu conheço o senhor mas não sei de onde, mas o seu rosto me e familiar. E lele sempre sem muito a dizer só sorrindo.enfin hoje sei quem es, muitos e muitos parabéns continues nesta senda. Comprarei algumas das tuas obras. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  16. Meu nome é Ramazzotte Cristóvão também sou poeta mas sou muito jovem tenho 21 anos gostaria de a oportunidade de produzir meu livro então por favor Pepetela da me a oportunidade de ser conhecido meu e-mail é Cristovaodoarrasto@gmail.com tenho uma página onde ponho meus trabalhos por favor preciso de ajuda

    ResponderExcluir
  17. Meu nome é Ramazzotte Cristóvão também sou poeta mas sou muito jovem tenho 21 anos gostaria de a oportunidade de produzir meu livro então por favor Pepetela da me a oportunidade de ser conhecido meu e-mail é Cristovaodoarrasto@gmail.com tenho uma página onde ponho meus trabalhos por favor preciso de ajuda

    ResponderExcluir

@blogaventuraliteraria