JANE AUSTEN, UMA VIDA REVELADA | AUTORA: CATHERINE REEF



Título: Jane Austen, uma vida revelada | Autor: Catherine Reef
Editora: Novo Século | Páginas: 224 | Ano: 2014 | Nota: ★★★★★

Olá !!! Esse é um livro que toda fã de Jane Austen deve ter na estante. Ele é muito lindo, de capa dura, com cores bem delicadas, e com o detalhe do separador rosa dando a impressão de continuar a fita através da capa. A imagem em preto teria sido inspirada em pinturas que fizeram de Jane, na época ainda não existia a possibilidade de tirar fotografias, apenas pintar quadros com o seu perfil. É um livro que encanta e diverte, descobri mais detalhes de sua vida que para mim ainda era novidade. Vamos conhecer...


SINOPSE
Uma biografia contundente, perspicaz e divertida como uma legítima obra de Jane Austen, a vida revelada da escritora mais importante do século XIX. Embora seja uma das escritoras mais amadas de todos os tempos, Jane Austen ainda é uma figura de grande mistério. Seria ela a gentil e doce tia Jane? Ou uma moça de língua afiada, ardilosa, como sugere sua escrita? Como passava seus dias? E, se ela nunca alcançou o mesmo final feliz de suas personagens, teria ao menos encontrado o amor verdadeiro? Ambientando sua narrativa no contexto da aristocracia inglesa do século XIX, Catherine Reef extrai informações de cartas escritas por Austen para conceber um relato íntimo da vida e dos sentimentos da escritora. A narrativa inclui detalhes dos seis fascinantes romances publicados pela escritora.



No livro encontramos 9 capítulos e um epílogo, além de diversas fotos de pinturas de Jane, os locais onde ela viveu, imagens de suas próprias cartas, e fotos dos filmes inspirados em suas obras. Algo que achei interessante que em suas cartas, escreviam no sentido horizontal e vertical ao mesmo tempo para economizar espaço já que ao escrever para sua família eram sempre histórias longas e com muitos detalhes. 

Esse livro trata-se de uma biografia de Jane e com muitos detalhes sobre suas obras,descobrimos mais sobre os temas que a inspiraram, seu cotidiano, sua família, sua formação e seus pretendentes. Mas foi por apenas um rapaz que Jane teria sido apaixonada, Thomas Lefroy. Costuma-se dizer que esse amor não foi possível por causa das condições financeiras de Jane e de sua família, e como Thomas também dependia do tio ainda para custear seus estudos em advocacia, o romance não foi à frente. Jane preferiu passar a vida solteira do que aceitar um casamento sem amor. 




Essa é uma leitura que eu indico para todos que desejarem conhecer mais seu universo, curiosidades, seus questionamentos sobre a sociedade, os conceitos da época. Com certeza, vale super a pena adquirir e consultar sempre que possível já fará várias interligações com suas obras. Boa leitura !!!

RESENHA EM VIDEO


Livro disponível nas principais lojas virtuais:



SOBRE A AUTORA






Catherine Reef é autora de mais de quarenta livros. Dentre eles, escreveu as biografias de renomados escritores como Ernest Hemongway, John Steinbeck, Walt Whitman, E.E. Cummings e as irmãs Brontë.









Comente com o Facebook:

Lorena Caribé
Lorena Caribé

Olá !!! Sejam bem vindos !!! Meu nome é Lorena Caribé e esse é meu Blog Aventura Literário. Ele existe desde Novembro de 2015. É o espaço onde compartilho minhas leituras e curiosidades. Espero que vocês gostem e continuem visitando para novas atualizações. CONTATO: aventuraliteraria@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário