ORGULHO E PRECONCEITO | AUTORA: JANE AUSTEN | RESENHA




Livro: Orgulho e Preconceito | Autora: Jane Austen | Ano: 1813/2015
Editora: Landmark | Páginas: 445 | Nota: 

Projeto Lendo Jane Austen 2016
Eu e Jucimara (Canal: Livro Sem Frescura) estamos organizando uma Leitura conjunta das Obras de Jane Austen. Escolhemos Orgulho e Preconceito para começar a ler e resenhar.
No grupo do Facebook:
estaremos interagindo, comentando e divulgando nossas resenhas
e curiosidades sobre suas obras.

Se você também quiser participar do nosso grupo é só pedir para participar
clicando no link acima. Compartilhem também nossa ideia convidando seus amigos
Vem fazer parte !!!


SINOPSE
O romance retrata a relação entre Elizabeth Bennet (Lizzy) e Fitzwilliam Darcy na Inglaterra rural do século XVIII. Lizzy possui outras quatro irmãs, nenhuma delas casadas, o que a Sra. Bennet, mãe de Lizzy, considera um absurdo. Quando o Sr. Bingley, jovem bem sucedido, aluga uma mansão próxima da casa dos Bennet, a Sra. Bennet vê nele um possível marido para uma de suas filhas. Enquanto o Sr. Bingley é visto com bons olhos por todos, o Sr. Darcy, por seu jeito frio, é mal falado. Lizzy, em particular, desgosta imensamente dele, por ele ter ferido seu orgulho na primeira vez em que se encontram. A recíproca não é verdadeira. Mesmo com uma má primeira impressão, Darcy realmente se encanta por Lizzy, sem que ela saiba do fato. A partir daí o livro mostra a evolução do relacionamento entre eles e os que os rodeiam, mostrando também, desse modo, a sociedade do final do século XVIII.

Essa edição que tenho em mãos foi publicada pela Editaora Landmark, uma linda edição bilíngue em capa dura, que tem a imagem do filme de 2005 estrelado pelos atores Keira Knightly e Matthew Macfadyens.


O livro Orgulho e preconceito tem como tema central : a busca do par perfeito. Situação que não era nada fácil na Inglaterra do século XIX onde os casamentos eram arranjados e o amor era deixado de lado. A autora levanta essa crítica, coisa incomum para publicações da época. A personagem Elizabete demonstra ser uma mulher firme, decidida, que não se deixa levar simplesmente pelas regras sociais e sim pelo seu coração.





Convido a verem o video onde faço também diversos comentários sobre o Projeto e a obra de Jane Austen. Não esqueçam de deixar seus comentários com opinião sobre leitura e impressões.


RESENHA EM VIDEO






CURIOSIDADES

❈ O livro foi escrito entre os anos : 1796-1797
❈ Teve como primeiro títulos "Primeiras Impressões" mas foi alterador porque já existia outras obras publicadas na época com nome parecido.
❈ O título teria sido tirado de um trecho do livro Cecília (1782) da autora Fanny Burney.
❈ Já teve diversas adaptações para o cinema : 1940, 1980, 1995, 2003, 2004,2005, 2012 
Lorena Caribé
Lorena Caribé

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário