SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

RESENHA: PETER PAN A ORIGEM DA LENDA | J. M. BARRIE



Livro: Peter Pan A origem da lenda | Autor: J.M.Barrie
Editora: Universo dos livros
Ano: 2015 | Páginas: 94 | Nota: 

Olá !!! Convido todos vocês a desvendarem os mistérios em torno da origem do nosso querido personagem que sempre esteve muito presente, através de desenhos animados, revistinhas, adesivos, cadernos. Um menino que ousou desejar ser criança para sempre, o nome dele, Peter Pan. Nesse livro o autor nos transporta para esse mundo encantado das fadas, dos seres que somente crianças podem ver. É uma aventura de muitas descobertas.

SINOPSE
Criada no início do século XX, a lenda encantadora do Peter Pan tornou-se com o passar do tempo, um símbolo de eterna infância e do imaginário infantil na divisa com o mundo dos adultos. Em uma edição inédita no Brasil, a editora Universo dos Livros apresenta a origem do clássico que marcou gerações !Embarque nesta fantástica jornada, onde você desbravará junto ao "menino que não queria crescer" a zona esquecida dos Jardins de Kensington, local onde a lenda tomou forma. Conheça também as incríveis fadas que lá habitam, bem como outras espécies de seres míticos. Dê asas à sua imaginação e conheça Peter Pan como você nunca viu!

Peter Pan é um dos personagens que marcou muito minha infância e sempre fui fascinada. Logo que vi o livro em pré-venda pelo site da Saraiva, eu já encomendei e logo que chegou já fui lendo, não parei até terminar. É um livro bem curtinho com poucas páginas o que não torna a leitura cansativa, muito pelo contrário. Mesmo sendo curtinho, traz muitas informações que eu ainda desconhecia sobre a origem de Peter como também do autor. 

Me fez ir em busca da história do autor, dos elementos e situações que aconteceram com pessoas do seu convívio que o inspirou a construir a história. Engraçado imaginar a forma como ele relata o nascimento de Peter (seria uma nova versão da "cegonha" ?). Consegui brincar com as cenas e facilmente imaginar como seria em uma tela de cinema. O autor era bastante criativo, e imaginar que ele costumava contar essas histórias para os filhos dos seus amigos.


Uma leitura que me encantou !!! A capa do livro é linda, a diagramação e organização dos capítulos, assim como as ilustrações, conseguiram formar uma atmosfera de magia que é típica da história de Peter. Para quem conhece apenas a versão dos filmes e desenhos nem sonharia com esse início, a origem mesmo, quando tudo começou. Uma leitura que com certeza eu recomendo para todas as idades !!!


VEM ASSISTIR A RESENHA EM VIDEO TAMBÉM :







CURIOSIDADES




❈ James Matthew Barrie, mais conhecido simplesmente como J. M. Barrie, inventou Peter Pan quando contava histórias aos filhos da sua amiga Sylvia Llewelyn Davies, os Llewelyn Davies boys, com quem mantinha uma relação de amizade. O nome provém de duas fontes: Peter Llewelyn Davies, o mais novo dos rapazes aquela época e de Pan, o deus grego das florestas.


❈ Peter Pan apareceu pela primeira vez ao mundo em 1902 num livro intitulado The Little White Bird, uma versão ficcionada da relação de Barrie com as crianças de Sylvia Davies e que foi adaptada ao teatro numa peça chamada Peter Pan, or The Boy Who Wouldn’t Grow que estreou em Londres em 27 de dezembro de 1904.

❈ Em Kensington Gardens (Londres) existe uma estátua de Peter Pan tocando flauta.

❈ O filme Em Busca da Terra do Nunca com Johnny Depp retrata essa história sobre como a peça "Peter Pan" foi criada, mostrando as relações entre James M. Barrie e os garotos Davies, desde o início até a realização da peça.



Adquira o Livro nas principais Lojas Virtuais:

AMAZON | CULTURA | SARAIVA | SUBMARINO


O que acharam dessa indicação ?
Deixem seus comentários...

17 comentários:

  1. Eu nunca fui muito muito fã da história de Peter Pan, até gostava daquele filme antigo que tinha a Julia Roberts como Sininho (olha como sou velha kkkkkkk)....e depois chorei horrores vendo o filme do Jonnhy Depp, pois amo como a história é contada.
    Mas de verdade, essa metáfora de não querer crescer não me convence muito. Gosto mais mesmo é do Capitão Gancho aahahhahah
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Resenha super bacana...sim gostaria de ser criança pra sempre!! quero ler esse livro.

    ResponderExcluir
  3. Preciso ler esse livro, acho a história de Peter muito original, a metáfora de não querer crescer é bem curiosa
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Eu não tive uma infância muito boa e acho que justamente por isso nunca me interessei pela história do Peter Pan, jamais eu iria querer ser criança para sempre rsrsrs. Sua resenha ficou ótima, me deixou com vontade de ler esse livro. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Nunca li o livro de "Peter Pan", vi apenas o filme, ler deve ser ainda mais delicioso. Principalmente um livro com sua origem.
    Gostei muito da resenha, você conseguiu passar a essência do livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Gosto de ler resenhas de clássicos e essa edição parece ser ótima, a resenha ficou muito boa, beijos!

    ResponderExcluir
  7. Que edição linda! Eu ainda não conhecia o livro mas gostei muito da premissa e gostei de ler a sua resenha. Achei a capa linda e fiquei bem interessada em ler também.

    ResponderExcluir
  8. Linda a capa e apesar de já ter visto o livro, não o li ainda, talvez porque apesar de gostar do Peter Panela, não posso dizer que sou fã. Gostaria de saber sobre sua origem, fiquei curiosa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Apesar de Peter Pan ser uma história da minha infância confesso que nunca tinha ouvido falar desse livro. Amei as suas impressões da obra e vou ler sim. Matar as saudades de um dos meus personagens favoritos <3 Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu já li o livro do Perer Pan, mas foi de outra editora. Gosto muito de ler clássicos.
    besitos

    www.blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Peter Pan é um clássico que adoro de paixão. Ainda não tinha visto essa versão da Universo dos Livros, mas já amei. Dica anotada!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Literatura é vida. Estou programando meu próximo ano letivo e sempre gosto de sugerir livros e como vc disse que esse não é muito extenso vou atras dele para ler e tentar usa-lo. Acho que todos vão adorar conhecer um pouco mais do Peter Pan.

    ResponderExcluir
  13. Oi Lorena,
    Todos conhecem a historia do Peter pan, mas acho que ninguém realmente leu a historia na íntegra (pelo menos eu nunca li). Fiquei curiosa para conhecer o livro, saber se tem informações a mais do que os livros em versão infantil que normalmente encontramos por aí, etc... Ler clássicos sempre é bom.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  14. Eu querooooooooo!!!
    Adorei e quero muito ler. vai pra minha lista.

    Boutique de Clichês

    ResponderExcluir
  15. Oiee Lore, que resenha linda.
    Eu comprei a versão pocket da Zahar, não sabia que existia essa. Menina, eu quero muito ler. Quero realizar uma comparação entre as literaturas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Eu adoro os filmes do peter pan e adorava as aventuras que ele vivia, nunca tive tanta curiosidsde de ler o livro mas se tivesse a oportunidade certamente adoraria me perder na terra do nunca

    ResponderExcluir

@blogaventuraliteraria