SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

EXORCISMO | AUTOR: THOMAS B. ALLEN | DARKSIDE BOOKS

 Título: Exorcismo | Autor: Thomas B. Allen | Editora: Darkside Books
Ano: 2016 | Páginas: 254 | Nota: 

Um livro de meter medo em muita gente a começar pelo nome, ainda mais sabendo que foi baseado em fatos reais. Mas não se assustem tanto. Só recomendo não ler altas horas da noite, nem antes de dormir. Tirando isso, considero uma leitura interessante e que vai mexer com você. Preparados? Vamos lá...

SINOPSE
A história real que inspirou o clássico O Exorcista. “Livrai-nos de todo o mal, amém.” Um fenômeno quase paranormal atingiu o mundo em 1973. Multidões sofreram de náuseas, desmaios, alucinações e calafrios, numa histeria coletiva sem precedentes. Todos aparentemente possuídos por um filme: o já clássico O Exorcista, dirigido por William Friedkin e adaptado do romance que o roteirista Willian Peter Blatty lançara dois anos antes e que completa 45 anos em 2016. Se a ficção consegue ser tão assustadora, imagine o poder contido na história real? Muitos não sabem, mas a obra-prima de W. Peter Blatty não se trata de uma invenção. Ela foi inspirada num fenômeno ainda mais sombrio, desses que a ciência não consegue explicar: um exorcismo de verdade. A história real aconteceu em 1949, e você pode conhecê-la — se tiver coragem! — no livro Exorcismo, do jornalista Thomas B. Allen, Exorcismo narra em detalhes os fatos que aconteceram com Robert Mannheim, um jovem norte-americano de 14 anos que gostava de brincar com sua tábua ouija, presente que ganhou de uma tia que achava ser possível se comunicar com os mortos. Thomas B. Allen contou com uma santa contribuição para a pesquisa do seu trabalho. Ele teve acesso ao diário de um padre jesuíta que auxiliou o exorcista Bowdern. Como resultado, seu livro é considerado o mais completo relato de um exorcismo pela Igreja Católica desde a Idade Média. Os investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren definiram a obra de Thomas B. Allen como um documento fascinante e imparcial sobre a luta diária entre o bem e o mal.

A Darkside Books lança o livro Exorcismo em versão capa dura, com excelente diagramação e ainda acompanha na primeira e últimas páginas, um jogo Ouija (tem coragem de jogar?). Além disso você poderá encontrar no final o diário real do Walter Halloran rico em detalhes.
O livro conta com um prefácio onde o autor relata que seu interesse pelo exorcismo veio de uma coluna publicada jornal Washington Post sobre uma testemunha viva do caso de 1949. O livro é dividido em 14 partes narradas de forma linear. Com base nos relatos e nos registros, o autor Thomas B. Allen descreve desde os primeiros dias, em que um garoto, Robbie começa a brincar com a tábua de Ouija, que foi dada por sua tia Harriet. Esse é um instrumento usado para para se comunicar com espíritos e seria uma das principais portas de entrada para infestação do mal. Segue até a progressão e crises, com os rituais de exorcismo para tentar salvar o garoto.

À medida que vamos avançando na leitura, descobrimos que há algo mais demoníaco acontecendo com Robbie. Quando ele tenta sair de casa, as ocorrências sobrenaturais continuam perseguindo-o, não importa onde ele esteja. Robbie perde o controle do próprio corpo e é dominado por uma força maligna. Quanto mais os padres se esforçam para exorcizar o demônio do garoto, mais a criatura parece ganhar forças. Uma verdadeira batalha entre o bem e o mal. As inúmeras tentativas e reviravoltas prendem o leitor até o final do livro.

O autor realmente sabe como prender nossa atenção por toda história. Relata ainda alguns outros casos curiosos que ocorreram na história, como o de freiras em um convento na França e de uma mulher nos Estados Unidos, nos séculos XVII e XX. O grande diferencial são as descrições minuciosas. Exorcismo tornou-se uma ótima fonte de estudo e até mesmo, de entretenimento para quem deseja encontrar narrativas com esse tema. Publicado originalmente em 1993 nos Estados Unidos, a obra continua a inspirar diversos outros livros e filmes em todo o mundo. Uma leitura que eu recomendo.



SOBRE O AUTOR

Thomas B. Allen é um jornalista desde. Foi contratado pela divisão editorial da National Geographic, onde contribui como freelancer. Possui mais de 40 livros publicados sobre os mais diversos temas, política internacional, guerras, espionagem, história dos Estados Unidos, romances e vida selvagem. Saiba mais sobre o autor no site: tballen.com





Livro disponível nas principais lojas virtuais:



Deixem comentários sobre o que
acharam da indicação...

36 comentários:

  1. Excelente resenha! Pensei em ler esse livro várias vezes, a edição é linda demais. Mas sou muito medrosa e acho que não ia conseguir continuar a leitura rs

    http://www.umdejulho.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Que resenha mais trevosa ♥ estou louca por esse livro, e depois de ler essa resenha, preciso dele pra ontem! Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Lorena. Esse livro parece ser bem forte, assim como O Exorcista, um clássico muito conhecido e muito bom. Me interesso pela leitura desse livro e espero gostar.

    ResponderExcluir
  4. Tbm sou muito medrosa, não leria esse livro de jeito nenhum hahahaha
    Fico longe dos filmes, imagine dos livros.

    Beijos,
    sigolendo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da Resenha, me fez ter um pouco de medo mas de um jeito bom! Um dia quem saiba eu leia kkkkk
    Beijos,

    http://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Cara!!! A Darkside sabe publicar livros relativamente bons!!!!
    Não tenho coragem de ler Exorcismo, morro de medo dessas coisas hushausaushaus.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    A resenha ficou boa e objetiva, parabéns!
    O livro é de fato muito bom, tenho ele na minha humilde coleção, a edição está super caprichada!
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Menina! Que resenha perfeita!
    Sabe, na adolescência eu li O exorcista, aquele da menina.Morri de medo.
    Apesar de ser muito fã de historias de horror quando se trata de demônio evito, inda mais se basados em fatos reais.
    A capa desse livro é linda e sinistra haaa
    Acho que não leria a idade me deixou
    um pouco medrosa, mas só com esse tema (possessão)
    Sem comentários sobre a DarkSide que arrasa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oieee, tudo bem? Amei esse livro, mais uma vez a Darkside arrebentando na diagramação. Sobre o jogo nem em mil anos, vai que alguém responde ne? kkk Otima resenha parabéns! Bjs

    ResponderExcluir
  10. Estou com esse livro aqui em casa, mas ainda não tive tempo de ler. É uma edição maravilhosa mesmo. A capa foi feita com todo cuidado. Pela sua resenha, eu vou amar a leitura.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Apesar de ser conhecido e muito citado por quem gosta do genero, o livro posso ler em algum dia, mas no genero eu tenho outras preferencias para leitura, mas quem sabe um dia crie em mim um forte interesse de ler.

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir
  12. OOi!
    Já vi muitos comentários positivos sobre a obra, e mesmo com mais uma boa crítica, ainda assim não é uma que me arrisco a tentar ler. KKKK Não gosto muito do gênero. (MEDROSA!!!)

    ResponderExcluir
  13. Olá! Estou muito curiosa em relação a esse livro... mas ao mesmo tempo receosa... o horário em que mais leio é à noite! Kkkkk preciso criar coragem! Parabéns pela resenha!

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. quero MUITO esse livro, cê não tem noção
    amo livros com essa temática, e quando soube que ele inspirou a obra O exorcista, o interesse aumentou ainda mais...
    e essa tábua ouija *---*
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, você vai gostar da leitura. Só recomendo que se mantenha afastada da Tábua Ouija, é bonita, mas na dúvida, é melhor evitar kkk lembre-se que ela deu origem a tudo isso!

      Excluir
  15. Oiii Lorena, tudo bem?
    menina eu fiquei completamente apaixonada por essa obra e realmente adoraria ter a oportunidade de realizar a leitura, a sua resenha so me deixou mais curiosa ainda.
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Olá, mais um da DarkSide que estou louca pra ler...kkkk

    Adorei a resenha <3

    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Oi Lorena.
    Muito boa a sua resenha.
    Eu adorei essa leitura, mas só senti um pouco de medo nas primeiras paginas, que logo passou e depois achei o livro uma leitura leve. Creio que achei isso devido ao fato do autor não ter presenciado os fatos pessoalmente, então há um distanciamento que faz com que cada um acredite no que quiser: o menino foi ou não possuído por uma entidade demoníaca. Acredito que é uma leitura essencial para quem se interessa sobre o tema, sobre o ritual de exorcismo e um pouco sobre a hierarquia na igreja, e os diferentes ramos religiosos.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma leitura que vale a pena, especialmente para quem tem curiosidade sobre o assunto.

      Excluir
  18. Olá, tudo bem.

    Eu tenho este livro, e morro de medo dessa tabua. haha. Li recentemente O Exorcista e amei. Achei um trama super envolvente e perturbadora e pretendo ler este agora. Só tomando coragem. kk E o que falar desta edição? Maravilhosa.

    Beijos

    Chalé Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo com Ed e Lorraine Demonologistas, essa tábua é a responsável por tudo o que aconteceu. Então, em caso de dúvida, é melhor nos mantermos longe. Vai que kkk

      Excluir

@blogaventuraliteraria