SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

MOVIMENTOS LITERÁRIOS



Olá !!! Dentro do Projeto Leituras de Vestibular estarei dando continuidade às publicações sobre LITERATURA. Dessa vez, vamos começar a analisar sobre cada Movimento Literário da nossa língua portuguesa, abordando suas principais características, o contexto histórico onde e quando se desenvolveu, os Autores e suas Obras. Vamos ter posts específicos sobre cada um desses além de resenhas de diversas obras clássicas. Aqui você terá apenas uma visão geral dos Movimentos: 

Trovadorismo (Século XI)
Foi o primeiro movimento da língua portuguesa. Surge na Idade Média, sendo contemporâneo a reconquista cristã e ainda quando Portugal estava se tornando uma nação Independente (1143). O marco inicial é a Cantiga da ribeirinha (1189) de D. Maria de João Paiva. Classifica-se em Cantigas de amor, de amizade, de escárnio, e maldizer. Tem como trovadores mais conhecidos: Ricardo Coração de Leão, Afonso Sanches e Aies Nunes. 

Humanismo (Século XIV - XV)
Marcou uma época de transição entre a Idade Média e o Renascimento. Nesse momento o homem passa a ser mais valorizado (antropocentrismo x teocentrismo) e surge uma nova classe social, a burguesia. O regime feudal vai desaparecendo  e as cidades ressurgem. O status econômico passa a ser mais valorizado do que o título de nobreza. Na poesia, em 1516 foi publicada a obra "Cancioneiro geral" uma coletânea de poemas. Na prosa, registram-se acontecimentos históricos, com destaque para Fernão Lopes. E no teatro, tem destaque Gil vicente com mais de 40 Peças. 

Classicismo (Século XVI)
Tem início na Itália e é difundido rapidamente por toda Europa. Um período marcado pelo Renascimento, com grandes transformações culturais, politicas e econômicas. A arte passa a ser mais fundamentada na razão. Os autores se voltam para inspirações clássicos dos gregos e romanos. As características principais são o uso da linguagem mais simples e clara, o universalismo, o nacionalismo, o racionalismo. Com destaque para os autores: Luiz Vaz de Camões, Fernão Mendes Pinto e Francisco Sá de Miranda.   

Quinhentismo (século XVI) 
Fase inicial da literatura brasileira, ocorre no começo da colonização do Brasil. Representante da Literatura Jesuíta ou de Catequese, com destaque para Padre José de Anchieta com seus poemas, autos, sermões cartas e hinos. O objetivo principal era catequizar os índios brasileiros. Pero Vaz de Caminha, o escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral. Através de suas cartas e seu diário, elaborou-se uma literatura de Informação sobre o Brasil. O objetivo era informar o rei de Portugal sobre as características geográficas e sociais.

Barroco ( século XVII ) 
Período marcado pelos conflitos espirituais. As obras são marcadas pela angústia e oposição do mundo material e espiritual. Metáforas, antíteses e hipérboles são as figuras de linguagem mais usadas. Destacam-se: Bento Teixeira, autor de Prosopopéia; Gregório de Matos Guerra ( Boca do Inferno ), autor de várias poesias críticas e satíricas; e padre Antônio Vieira, autor de Sermão de Santo Antônio ou dos Peixes. 

Arcadismo ( século XVIII ) 
O século XVIII é marcado pela ascensão da burguesia e seus valores. Entra em cena o objetivismo e a razão. A linguagem complexa é trocada por uma linguagem mais fácil. Os ideais de vida no campo são retomados e a vida bucólica passa a ser valorizada, assim como a idealização da natureza e da mulher amada. Destacam-se: Obra Poética de Cláudio Manoel da Costa, O Uraguai de Basílio da Gama, Cartas Chilenas e Marília de Dirceu de Tomás Antonio Gonzaga, Caramuru de Frei José de Santa Rita Durão. 

Romantismo ( século XIX ) 
Com a chegada da família real portuguesa em 1808 no Brasil, e a Independência em 1822 vem influenciar a literatura desse período. As características principais : o individualismo, nacionalismo, a idealização da mulher, a valorização da liberdade e o uso de metáforas. Com destaque para as principais obras: O Guarani de José de Alencar, Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves de Magalhães, Espumas Flutuantes de Castro Alves, Primeiros Cantos de Gonçalves Dias. Outros importantes escritores e poetas: Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo, Junqueira Freire e Teixeira e Souza. 

Realismo - Naturalismo ( segunda metade do século XIX ) 
Os escritores e poetas começam a falar da realidade social e dos principais problemas e conflitos do ser humano. Tem como características principais : o objetivismo, a linguagem popular, a valorização de personagens inspirados na realidade, uso de cenas cotidianas, crítica e ironia realidade social. Com destaque para: Machado de Assis com as obras : Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro e O Alienista. Podemos citar ainda como escritores realistas Aluisio de Azedo autor de O Mulato e O Cortiço e Raul Pompéia autor de O Ateneu. 

Parnasianismo ( Séculos XIX e início do XX ) 
Tem destaque os temas clássicos e é marcado pela valorização do rigor formal e a poesia descritiva. Os autores usam uma linguagem rebuscada, vocabulário culto, temas mitológicos e descrições detalhadas. Uma arte pela arte. Graças a isso foram chamados de criadores de uma literatura alienada, pois não retratavam os problemas sociais que ocorriam nesse período. Com destaque para: Olavo Bilac, Raimundo Correa, Alberto de Oliveira e Vicente de Carvalho. 

Simbolismo ( final do século XIX ) 
Inicia-se com a publicação de Missal e Broquéis de João da Cruz e Souza. Os poetas usavam uma linguagem abstrata e sugestiva, com forte influencia do misticismo e religiosidade. Valorizavam os mistérios da morte e sonhos, carregando subjetivismo. Temos como destaque: Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens. 

Pré-Modernismo ( 1902 - 1922 ) 
Período marcado pela transição, pelo regionalismo, positivismo, pela busca dos valores tradicionais, linguagem coloquial e valorização dos problemas sociais. Com destaque para: Euclides da Cunha (Os Sertões), Monteiro Lobato, Lima Barreto, autor de Triste Fim de Policarpo Quaresma e Augusto dos Anjos. 

Modernismo ( 1922 - 1930 ) 
Inicia com a Semana de Arte Moderna de 1922. Tem como características principais: o nacionalismo, temas como cotidiano urbano, a linguagem com um certo humor, há a liberdade do uso de palavras e textos diretos. Com destaque para: Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Cassiano Ricardo, Alcântara Machado e Manuel Bandeira. 

Neo-Realismo ( 1930 - 1945 ) 
Os escritores retomam as críticas e as denúncias aos graves problemas sociais no país. Os assuntos místicos, religiosos e urbanos são retomados. Com destaque para : Vidas Secas de Graciliano Ramos, Fogo Morto de José Lins do Rego, O Quinze de Raquel de Queiróz e O País do Carnaval de Jorge Amado. Os principais poetas desta época são: Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade e Cecilia Meireles. 

Literatura Contemporânea ... atualidade... estaremos retomando !!!


Continuem acompanhando os próximos posts. Se caso, você deseje ver aqui no blog alguma livro resenhado, é só mandar mensagem que tentarei atender seu pedido. Deixe as sugestões nos comentários ou mande email para aventuraliteraria@hotmail.com

8 comentários:

  1. olá
    fiquei curiosa ainda não conhecia alguns fiquei curiosa irei da uma pesquisar para ver se acho algum que me agrade *--*

    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Oi, não lembro se estudei o trovadorismo na escola. Gostei de relembrar alguns movimentos. beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lorna, caramba, lendo os tópicos do post me lembrei da minha professora de literatura que parecia uma bruxa e odiava minha turma kkkkkk. Achei muito bacana o post, adoro relembrar os movimentos literários, as escolas e os escritores de cada período. Parabéns. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Lorena, esta postagem de hoje me lembrou e muito o sofrimento que foi a época da escola que abordava estes temas literários. Inegavelmente uma excelente postagem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Estou adorando essa sua série de posts, muito interessante e útil para quem vai fazer vestibular e Enem. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Lorena, tudo bem?
    Adorei a sua coluna, todos os movimentos literários estão sucintos e bem explicados. Acredito que irá ajudar muitas pessoas. Parabéns pela iniciativa, estarei acompanhando a coluna.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oá Lorena, tudo bem?
    Amei o seu post.
    Adorei a sua pesquisa e que você tenha transmitido isso aos seus leitores.
    Já estou no aguardo dos proximos posts.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Adorei conferir o resumão. Alguns movimentos já não lembrava com clareza alguns períodos e características. Adorei seu post, bem informativo.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir

@blogaventuraliteraria