SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

JANE AUSTEN, UMA VIDA REVELADA | AUTORA: CATHERINE REEF | RESENHA




 Título: Jane Austen, uma vida revelada | Autora: Catherine Reef
Editora: Novo Século
Ano: 2014 | Páginas: 220 | Nota: ★★★★★

Jane Austen, uma vida revelada é um daqueles livros que você definitavamente precisa ter na sua coleção, especialmente se você já for fã da escritora Jane Austen. Trata-se de uma biografia rica em detalhes sobre vida e obra dessa grande escritora ingles. Confesso que desconbri muitas curiosidades que desconhecia lendo essas páginas.
SINOPSE
Uma biografia contundente, perspicaz e divertida como uma legítima obra de Jane Austen, a vida revelada da escritora mais importante do século XIX. Embora seja uma das escritoras mais amadas de todos os tempos, Jane Austen ainda é uma figura de grande mistério. Seria ela a gentil e doce tia Jane? Ou uma moça de língua afiada, ardilosa, como sugere sua escrita? Como passava seus dias? E, se ela nunca alcançou o mesmo final feliz de suas personagens, teria ao menos encontrado o amor verdadeiro? Ambientando sua narrativa no contexto da aristocracia inglesa do século XIX, Catherine Reef extrai informações de cartas escritas por Austen para conceber um relato íntimo da vida e dos sentimentos da escritora. A narrativa inclui detalhes dos seis fascinantes romances publicados pela escritora.
A capa desse livro é simplesmente linda, delicada, as cores, o busto da pintura de Jane, o marcador com fita rosa que parece acompanhar a própria imagem da capa. É um livro em tamanho menor, em capa dura, com páginas amareladas e recheado de imagens que ilustram muito bem o ambiente vivido pela autora.


Nos é permitido conhecer em suas páginas mais sobre a vida e cotidiano de Jane, sobre família, criação, costumes, formação acadêmica, primeiros amores e suas inspirações para escrever contos, cartas, livros e até peças de teatro. Muitas dessas obras não chegaram a ser publicadas, ficando apenas a divertimento dos mais próximos. Descobrimos que quando Jane consegue fazer suas primeiras publicações, foi com um pseudônimo já que às mulheres ainda não lhes davam tanta liberdade como os dias de hoje.

Descobri uma curiosidade interessante, Jane costumava escrever suas cartas com linhas na horizontal e vertical para economizar espaço já que sempre tinha muitas histórias para contar para seus familiares, especialmente a sua irmã. Recebeu muitos pedidos de casamento mas amou a apenas um rapaz, Thomas Lefroy. Por razões econômicas, esse romance não foi à frente, na época o Sr. Lefroy ainda era estudante, dependia do seu tio e ele não era a favor de um casamento.  

A autora costumava criticar as convenções, os costumes da época, a educação, o papel da mulher na sociedade, especialmente quando se trata de casamentos por interesses. Jane não chegou a se casar, não teve filhos, dedicou sua vida à família e a seus escritos. Dizia que ao menos seus personagens teriam finais felizes. Mas acredito que apesar de tudo, Jane teve uma vida cheia de realizações e pode escolher de algum modo seu próprio destino.




Uma leitura que com certeza vale a pena ser conhecida e compartilhada. Li em apenas um dia, logo que recebi, estava cheia de curiosidades. Estou com um projeto de leitura no blog e canal para leitura das obras de Jane, e não poderia deixar de ler esse livro. Recomendo e convido que conheçam nosso Projeto de Leitura e participe!

GRUPO DE LEITURA


RESENHA EM VIDEO


Livro disponível nas principais lojas virtuais:
AMAZON | CULTURA | SARAIVA | SUBMARINO 


SOBRE A AUTORA




Catherine Reef é autora de mais de quarenta livros. Dentre eles, escreveu as biografias de renomados escritores como Ernest Hemingway, John Steinbeck, Walt Whitman, E.E. Cummings e oas irmãs Brontë. 



Deixem seus comentários...

19 comentários:

  1. olá *-*
    adorei a resenha :) fiquei super curiosa com esse livro , irei colocar na minha infinita lista de leitura *--* achei a capa linda adorei.

    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Jane Austen é sensacional. Sou fã do trabalho dela. Ela inspirou muitos autores pelo mundo, e é considerada pela J.K. Rowling uma de suas autoras preferidas, que uma vez falou “eu nunca preparei um final surpreendente em um livro de Harry Potter sem saber que nunca faria algo tão bem quanto o que Austen fez em Emma.” Parabéns pela resenha! Bom trabalho! Vá Além!

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada da Jane Austen mas tenho muita curiosidade. Mesmo não tendo lido nada dela, fiquei interessada nessa biografia. Também achei a capa linda.

    ResponderExcluir
  4. Que edição linda, Lorena. Confesso que nunca li nada da Jane Austen, sempre vejo algumas pessoas falando sobre ela, mas não tive ainda a curiosidade de conhecer suas obras.
    Muito interessante uma biografia sobre a autora, tenho certeza que os fãs vão adorar.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Nossa, adorei sua descrição dessa biografia. Também sou muito fã da Jane Austen e sua vida é, com certeza, um capítulo a mais que ela criou. Também sinto que ela pôde moldar seu próprio destino em uma época na qual nos mulheres não tínhamos direito a isso, então, sua vida foi muito válida sim, mesmo que ela não tenha tido um final de romance de época.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Nossa que edição mais linda! Por incrível que pareça eu ainda não lio nada da autora, por falta de tempo mesmo, mas tenho alguns livros na minha meta.
    Acho que essa edição tá linda para presentear os fãs da autora.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Oi Lorena, tudo bem?
    Nossa como a capa desse livro é linda, eu estou completamente apaixonada! Não tinha visto antes, estou em choque! Quero, quero e quero!

    Att.,
    Eduarda
    Queria Estar Lendo

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada da Jane, mas sempre admirei esse livro. Acho uma edição lindíssima! Pretendo ler suas obras, e com certeza vou ler essa biografia também.

    ResponderExcluir
  9. Oi tudo bem?
    Tenho muita curiosidade de conhecer a vida da Jane Auste, eu já li uma de suas obras, Orgulho e Preconceito e tenho que dizer que é bem complicadinha a leitura para quem não tem costume, tive que começar duas vezes para pegar o ritmo da coisa, mas ela retrata muito bem os costumes da época..sem falar nas suas ironias bem cordiais e disfarçadas durante a leitura. Adorei!
    beijoss

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Que capa mais linda 😍
    Gostei da sua resenha, este livro já está na minha lista então vou colocar uma estrelinha nele rs ...

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Desconhecia a obra e confesso que não me chama muito a atenção.
    Isso porque ainda não li nada da Jane e nem tenho muita curiosidade e também por não gostar muito de ler biografias rsrs
    Mas a diagramação parece estar perfeita! E que capa linda!

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Nunca li nada de Jane Austen, eu já tentei, mas a escrita usada nos clássicos me fazem abandonar as leituras :/ Acho que para quem quer saber mais da autora e conhecer um pouco mais de suas obras, esse é um bom livro, confesso que a edição dele foi o que mais me chamou atenção. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  13. Gente do céu, que edição mais lindaaaaaaaaa!
    Uma das minhas metas pra esse ano é ler algo da Jane Austen, ou seja, não conheço nada dela, mas se gostar com certeza vou querer conferir esse livro! Sempre bom saber mais da vida das pessoas que admiramos

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de Abril você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir
  14. Olha, eu nunca li nada da autora, maas que livro lindo <3
    Uma pena ela não ter tido a chance de se casar com quem amava. Deve ser uma obra maravilhosa, ainda mais para os fãs. Vou recomendar aos amigos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia este livro, mas adorei sua resenha e fiquei muito curiosa para saber mais sobre a Jane, sem falar que essa edição esta linda! Valeu a dica! Bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá tudo bem?
    Que livro sensacional! Fiquei com muita vontade de ler! Conheci o Sr. Darcy através de Orgulho e Preconceito e Zumbis e mesmo que tenha sido uma paródia me deixou louca de vontade de ler a obra real e por fim outras obras da autora. Essa biografia eu com certeza vou querer ter também. Adorei a dica, obrigada!

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  17. Que legal esse projeto da Jane também. Eu sou louca para ler esse livro. Além de ter um ótimo conteúdo, tem uma diagramação lindaa! Impecável.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Gosto bastante de Jane Austen e este livro sobre ele é bem interessante, sem contar que a capa dele é a coisa mais linda do mundo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Essa edição é muito linda!! Me sinto apaixonada sempre que apenas folheio ele <3

    ResponderExcluir

@blogaventuraliteraria