SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

SENTIR | CRISTINA FERREIRA | ED. CONTRAPONTO | RESENHA



Título: Sentir | Autora:Cristina Ferreira | Editora: Contraponto
Ano: 2016 | Páginas: 200 | Nota: ★★★★★


Alguém ou algo passa a ser importante para nós quando de alguma forma ele nos cativa, nos emociona, nos surpreende. Assim apresento um livro que se tornou especial pra mim por vários motivos. Primeiro por ter sido escrito por alguém que virei fã. segundo por transmitir uma mensagem que me inspira, e terceiro, só por ter esse livro em mãos já é uma grande conquista. Não conseguia encontrar em nenhuma livraria do Brasil, e a forma que pude adquirir foi através do site da Bertrand. Já estive em Portugal e pretendo voltar em breve, mas se temos a opção de comprar pela Internet... ahh como as compras virtuais tem facilitado nossas vidas!!!    


SINOPSE
Sentir, de Cristina Ferreira, é um inspirador livro de memórias a que ninguém fica indiferente. Cheio de revelações, tocado pela surpreendente magia da sua escrita, mostra o percurso de trabalho e sacrifício de Cristina na busca determinada pela realização de um sonho. O passado não guarda só as memórias. É nele que se inscrevem as histórias que nos moldam e nos transformam. A sorte de uma família perfeita faz o resto. Muitos me perguntam como consigo, qual o segredo do meu sucesso. Talvez aqui encontrem respostas. Este livro é uma partilha muito pessoal dos meus momentos, do que fez a diferença na minha vida. Não é um romance, mas está cheio de amor. E também de algum desamor. As imagens tornam-se aliadas de uma memória que me foi passada ou que vivi. Não sou mais do que gente normal à procura do sonho. Nunca tive a pretensão da escrita, mas encontro nas palavras uma forma de me revelar. Cabe a cada leitor encontrar os seus momentos-chave. E neles descobrirá a sua chave do sucesso.




Quando começamos algum projeto, não sabemos até onde ele nos levará ou quem vamos conhecer nessa jornada. Quando comecei com o blog e canal não imaginava todas conquistas, realizações, minhas próprias publicações em livros, as viagens. os amigos que ia fazer, e pessoas que conheceria e que se tornaria minha inspiração. Pessoas que tenho aprendido a admirar e que tem feito parte da minha vida de forma direta, ou indiretamente. Cristina é uma dessas pessoas que tem me inspirado e que conheci graças às minhas atividades e pesquisas com o blog.

Por participar de grupos de interação no facebook, comecei a encontrar posts que divulgavam a marca da LR sobre os perfumes de Cristina e Mickael Carreira. O primeiro video que vi foi da LR Health & Beauty Systems de 2015 . Nossa! Eles são tão bonitos juntos. Cheguei a pensar que eles seriam um casal, jurava que sim, eles tem uma excelente química. Passei a assistir outros videos de clipes e entrevistas, assim conheci mais sobre o trabalho dela apresentando o programa Você na TV e dele, sua carreira de cantor, virei fã de carteirinha. Desde então, tenho acompanhado a trajetória deles pelo blog Daily Cristina e pela fanpage. Semanas depois descobri sobre o livro de Cristina e agora tenho a possibilidade de compartilhar com vocês as minhas impressões sobre o livro.


É um livro de memórias sobre as experiências de vida de Cristina Ferreira, uma portuguesa linda e com grande carisma. Não existe uma linearidade, claro, já que em muitos momentos ela traz lembranças desde quando era criança e de como tudo isso vem refletir na sua vida atual. Algumas informações eu já conhecia por assistir seus programas e entrevistas pela Internet, mas outras me surpreenderam, passei a ver Cristina de uma forma ainda mais próxima, conheci mais sobre sua família, sua infância, seus estudos e trajetória profissional até chegar ao programa Você na TV! que apresenta com Manuel Luis Goucha (Goucha, por quem também desenvolvi um especial carinho, eles se divertem, e nos divertem muuuuuuito, quando estão juntos).  


O livro está cheio de fotos pessoais de infância e de família. Achei linda a foto de sua mãe, o sorriso, achei que elas se parecem muito. Fotos de momentos quando ainda criança, do batizado, dos vestidos com borboletas, de momentos especiais, nas férias em Ericeira, de viagens, na TV. Conheci esses momentos que ainda eram novidade pra mim. Também me identifiquei em algumas passagens, por ser filha única, o primeiro amor, por ter dado aulas de História. (Eu mesma já dei aulas de História para jovens e adultos, e sei bem o desafio de manter o interesse desse público, especialmente às sextas à tarde). Cristina compartilha também sobre suas escolhas, sobre a profissão, dos desafios, das negativas, testes, dos amigos que marcaram, da experiência de ser mãe e dos seus projetos com o blog, da revista, perfume e programas de TV.  


Conheci mais sobre alguns costumes de Portugal, algumas palavras que ainda eram estranhas pra mim (como alguidares, rebuçado) e provavelmente não tão usadas aqui no Brasil. Essa forma de escrever e falar tão própria portuguesa e que gosto tanto. Sou descente de portugueses, e Portugal é um país que amo muito, ouço histórias de família, de costumes e me emociona. Tive a oportunidade de conhecer anos atrás (as cidades de Lisboa, Sintra, Cascais, Estoril, Marvão, Fátima), quando viajei com minha mãe por uma agência de turismo da CVC, e agora já conto os dias para voltar (quem sabe no próximo ano?!).


"O amor é difícil de resolver. Há ligações tão grandes que nos parecem eternas. Não se ama quem se quer, não se deixa de amar quando queremos. Porque, nas muitas explicações para o amor, ninguém consegue generalizar. O mesmo amor não é de todos. Amar é uma forma única de ser. De ser do outro, mas, também, de sermos de nós próprios." (pág.183)



A leitura do livro foi muito interessante, li em apenas uma tarde, no mesmo dia que recebi dos correios. Quando me dei conta, já chegava nas páginas finais. Cristina consegue nos prender em suas histórias, em seus textos, que por muitas vezes informa, diverte, analisa, nos emociona. São capítulos curtos com temas que vai das suas primeiras lembranças até os dias atuais. A capa é belíssima, tudo foi muito bem escolhido para seus leitores e admiradores. Cada vez mais, Cristina nos cativa com esse sorriso largo, com seu carisma, criatividade e beleza. Seria tão bom, um dia poder conhecer de perto, quem sabe assistir a um programa da plateia, depois poder dar um abraço e dizer o quanto admiro. Desejo muito sucesso e que, o que "vier depois, seja sempre melhor". 


Livro disponível para aquisição no site da Bertrand de Portugal
CLIQUE AQUI


VEJA RESENHA TAMBÉM EM VIDEO 






SOBRE CRISTINA FERREIRA



Nasceu em 9 de setembro de 1977, em Lisboa, na freguesia de São Sebastião da Pedreira. Dois dias depois rumou à Malveira, onde ainda vive. Tirou o curso Ciência da Comunicação com o objetivo de ser jornalista. Estagiou na RTP, no Programa Regiões, mas o entretenimento roubou-a ao jornalismo. Entrou para TVI depois de um curso de apresentação de televisão coordenado por Emílio Rangel. Estreou-se como apresentadora nos diários do programa Big Brother. segui-se o Diário da manhã e o Você na TV ! , programa líder de audiências que conduz há 12 anos ao lado de Manuel Luís Goucha. Uma canção para ti, A tua cara não me é estranha e Dança com as estrelas são programas de prime time que também já apresentou. Na área da comunicação, tem ainda um blogue, o Daily Cristina, e uma revista em nome próprio, Cristina. Aos 39 anos, lança este livro que diz ser o fechar de um ciclo. 


Conheçam suas redes sociais :



Veja o Programa VOCÊ NA TV! no site:


 ❤️  MEUS VIDEOS FAVORITOS  ❤️ 

LR Health & Beauty Systems 2015

Sessão de Fotos LR Ericeira




ME SIGAM NAS REDES SOCIAIS


12 comentários:

  1. Não conheço a obra. Não me chamou muito a atenção e infelizmente, dessa vez, vou ter que passar a dica.
    Mesmo assim, achei interessante conhecer a obra através de sua resenha.


    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Sou grande fã da Cristina Ferreira, e sigo a sua carreira à muito tempo, mas ainda nao tive a oportunidade de ler o livro!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. OI, Lorena!
    Não conhecia Cristiana e como não curto biografias, não seria um livro que eu lerei. :/
    Ainda assim,obrigada pela dica! ^^
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Que bom que você finalmente conseguiu o livro que tanto queria! Esse tipo de livro, que conta a história da vida de de alguém real não me atrai, mas tudo bem... Faz parte.

    ResponderExcluir
  5. Oie, Amei a resenha
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oii! Sua resenha está incrível! Deu para ver o quanto você admira a Cristina e que a leitura do seu livro foi uma ótima experiência e te fez conhecê-la melhor e amá-la ainda mais. Eu não conhecia a autora, mas achei a história bem interessante. Obrigada pela dica, bjss!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Não conhecia a autora, que achei muito bonita, parecida com a apresentadora Fernanda Lima. Eu também adoro os costumes portugueses e, principalmente, as diferenças na linguagem e no modo de falar! É um país que quero logo conhecer. Adorei o modo como você conta na resenha que ela aborda diversos assuntos e fiquei super interessada na leitura. Suas fotos também ficaram lindas.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, acho que ainda não conhecia a Crsitina. É tão bom quando um livro de não-ficção nos sensibiliza dessa forma, né?! Quando nos identificamos com o autor e ainda aprendemos mais com ele e com suas histórias, é maravilhoso. Parece ser uma ótima leitura.

    ResponderExcluir
  9. Oie! Cara, eu amo ler biografias e confesso que não conhecia essa autora, por isso vou procurar um pouco sobre ela para depois mandar ver na leitura dessa biografia. Pelo visto, você gostou e muito dessa obra, pra ler em um único dia. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  10. Oiii!!

    EU não conhecia a autora, sabia?? Achei muito bacana conhece-la atraves de sua resenha! Não tenho costume de ler biografias mas acho bacana quando gostamos de alguém querer conhecer mais a fundo essa pessoa. A diagramação está linda!!

    Beijnhos,

    ResponderExcluir
  11. Lorena, não gosto muito desse tipo de leitura, mas confesso que a tua resenha me deixou curioso. As tuas resenhas são sempre bem vindas, acabam despertando a nossa curiosidade sobre as obras. Você escreve muito bem, tem uma habilidade como poucos com as palavras. Tuas resenhas passam uma confiança, de que vale a pena buscar o livro.

    Gosto muito do teu trabalho, e isso não é secreto, estou sempre acessando o blog, um abraço, Dieison.

    ResponderExcluir
  12. como saber quem sao os seus avos por parte da mae.obrigado desculpe ser tao directo mas busco uma meia irma .eu meu pai um dia me falou acerca e o nome e igual ao nome da sua mae obrigado.

    ResponderExcluir

@blogaventuraliteraria