SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

10 FILMES BASEADOS NA VIDA DE GRANDES ESCRITORAS



Olá!!! Vocês curtem um bom filme? E quando esse filme é sobre a vida de um dos nossos escritores favoritos? Ainda melhor, não é verdade?! Dessa vez trago 10 indicação para que vocês conheçam mais sobre aquelas pessoas que nos fazem sonhar, sorrir, chorar, nos identificamos... estão prontos?! Vamos láááááá




Amor e Inocência / De Julian Jarrold, EUA – Reino Unido, 2007

Esse filme é simplesmente lindo e delicado, um dos meus favoritos. Conta a história da escritora Jane Austen. Na sociedade inglesa de 1795, os pais de Austen querem casa-la com um rico sobrinho. Mas Jane (Anne Hathaway) quer se casar por amor. E é nesse momento que ela conhece o irlandês Tom Lefroy (James McAvoy), um estudante de direito em visita ao campo. O elenco de atores ingleses é excelente, o figurino, fotografia e trilha sonora também se destacam. 



As Horas / De Stephen Daldry, EUA - Reino Unido, 2002

Em três períodos diferentes vivem três mulheres ligadas ao livro "Mrs. Dalloway". Em 1923 vive a escritora Virginia Woolf (Nicole Kidman), autora do livro, que enfrenta uma crise de depressão e idéias de suicídio. Em 1949 vive Laura Brown (Julianne Moore), uma dona de casa grávida que mora em Los Angeles, planeja uma festa de aniversário para o marido e não consegue parar de ler o livro. Nos dias atuais vive Clarissa Vaughn (Meryl Streep), uma editora de livros que vive em Nova York e dá uma festa para Richard (Ed Harris), escritor que fora seu amante no passado e hoje está com Aids e morrendo. O filme é inspirado em um livro de mesmo nome escrito por Michael Cunningham.



As Irmãs Brontë / De André Techiné, França, 1979

Esse filme é o quarto do diretor Techiné e inesperadamente foi relançado em 2014 em DVD no Brasil. O enredo se passa em Yorkshire, na Inglaterra do século XIX, e fala da vida das três irmãs escritoras Brontë, Charlotte (Marie-France Pisier), Emily (Isabelle Adjani) e Anne (Isabelle Huppert), que apesar de terem morrido jovens e de terem vivido bastante reclusas, se tornaram ícones da literatura mundial. No filme também aparece o irmão pintor das escritoras, que possivelmente serviu de inspiração para elas em muitos momentos.



Borboletas Negras / De Paula von der Oest, Alemanha, Africa do Sul, Holanda, 2011

Borboletas Negras - conta a história de Ingrid Jonker (Carice van Houten), escritora sul-africana que viveu na época do Apartheid. Tornou-se conhecida quando Nelson Mandela leu o poema “A Criança que foi Assassinada pelos Soldados de Nyanga”, no seu primeiro discurso como presidente da África do Sul. Ingrid Jonker nasceu em 19 de setembro de 1933, e residia na cidade do Cabo. A vida da poetisa foi marcada pela difícil relação com o pai, Abraham Jonker, que não reconhecia o talento literário dela e a rejeitava. Casou-se, em 1956, com Pieter Venter, e teve uma filha chamada Simone. Porém, logo se divorciou e passou a se envolver com outros homens. Dentre eles, os escritores Jack Cope e André P. Brink. O primeiro é mostrado, no filme, como o grande amor da vida da poetisa. Jonker começou a escrever poemas aos seis anos de idade e o fazia no idioma Afrikaans. O filme é de uma densidade e intensidade incrível e mostra como uma alma sensível pode ser abalada irremediavelmente pelas agruras da vida. Pode ser encontrado na internet.




Enid / De James Hawes, Reino Unido – Irlanda, 2009

Ainda criança, na era Eduardiana na Inglaterra, a escritora Enid Blyton começa a contar estórias para seus irmãos. Após a I Guerra Mundial, enquanto estudava para ser professora, ela manda seus escritos para vários editores e um deles, Hugh Pollock, não só os aceita, como se casa com ela. Enquanto milhares de crianças a adoram, ela é uma mãe e esposa extremamente fria e manipuladora. Com a separação do primeiro marido ela se casa com Kenneth Waters. Após a II Guerra Mundial, ela é uma escritora popular, amada pelas crianças, contudo muito diferente do que qualquer uma delas pode sequer imaginar. Em 43 anos de trabalho Enid Blyton escreveu mais de 700 livros, tendo vendido até hoje mais de 600 milhões de cópias. Morreu em 1968 com demência. Helena Bonham Carter é quem interpreta Enid Blyton no filme e está primorosa no papel. 



Entre Dois Amores / De Sydney Pollack, EUA, 1985

Com uma interpretação maravilhosa de Meryl Streep e de Robert Redford. Baseado na história real da escritora dinamarquesa Karen Christenze Dinesen (1885-1962), que mais tarde passaria a ter o nome de baronesa Karen von Blixen-Finecke, o filme se passa no começo do século vinte e retrata uma mulher muito à frente de seu tempo que por causa de um casamento por conveniência parte para a África e lá encontra o verdadeiro amor. O livro da escritora intitulado Out Of Africa, deu embasamento para o filme. No Brasil podemos encontrar o livro Sombras na Relva, de Dinesen, no qual ela conta sobre a vida, amores e a fazenda no Quênia.



Florbela / De Vicente Alves do Ó, Portugal, 2012

A famosa poetisa Florbela Espanca (1894 – 1930) vive em Portugal na época do fim da Primeira República. Depois de uma separação traumática, ela aceita se casar para encontrar estabilidade e ter paz para escrever. Mas ela logo fica entediada e, após receber uma carta do irmão, vai correndo encontrá-lo em Lisboa, procurando inspiração e proximidade do círculo literário da capital. Ela vive com intensidade o estilo de vida urbano e embora o marido tente trazê-la de volta, e o irmão seja obrigado a partir, Florbela sente que encontrou seu lugar. Na cidade surge a inspiração para os seus maiores poemas. Tendo um pai que não a reconheceu em vida, um amor exacerbado pelo irmão, três casamentos, dois abortos e três tentativas de suicídio, sua história por si só é perturbadora. Um filme amado e detestado na mesma medida, contudo válido, com uma atuação convincente de Dalila Carmo como Florbela. 



Henry & June – Delírios Eróticos / De Philip Kaufman, Reino Unido, 1990

Esse filme é tremendamente erótico, sedutor e com ótimas interpretações, com destaque para a atriz Maria de Medeiros que interpreta Anaïs Nin. O enredo é tecido tendo como base os escritos de Anaïs em extensos diários bastante detalhados - podemos encontrar o livro da autora, intitulado Henry & June, disponível no Brasil. Recheado de erotismo, o diretor Philip Kaufman conseguiu traduzir cenas sensuais e sexuais sem deixá-las vulgares, pelo contrário. O filme se passa em Paris, no início da década de 30, época na qual o escritor Henry Miller (Fred Word) forma um triângulo amoroso com sua mulher June (Uma Thurman) e com Anaïs Nin (Maria de Medeiros). Anaïs se envolve tanto com o escritor quanto com a esposa dele, enquanto vive uma relação desinteressada com o marido.



Iris / De Richard Eyre, EUA – Reino Unido, 2001

A história de amor entre a escritora inglesa Iris Murdoch e seu marido, John Bailey, também escritor e professor de literatura inglesa, com quem viveu quase 50 anos, é contada em duas épocas distintas: na juventude, quando eles se conheceram, e na velhice, quando Iris sofre do mal de Alzheimer. O filme é interpretado por Kate Winslet (na fase jovem de Iris) e Judi Dench (nos derradeiros dias da escritora). Baseado em dois livros de Bailey (A Memoir e Elegy for Iris), o filme acompanha a agonia de Iris a partir da descoberta acidental da doença, pouco antes dela concluir o seu último romance em 1995. No Brasil podemos encontrar o livro da escritora intitulado A Soberania do Bem, dentre outros.



Miss Austen Regrets / De Jeremy Lovering, Reino Unido, 2008

Esse filme tem como foco os últimos anos da vida de Jane Austen que morreu em 1817, aos 41 anos, e nos apresenta um período da vida da autora diferente daquele do filme Amor e Inocência. O roteiro, baseado nas correspondências entre Jane, sua irmã Cassandra e sua sobrinha Fanny, fala sobre a decisão de Austen de permanecer solteira, as chances que teve de se casar e de como ajudou sua sobrinha Fanny a encontrar um marido. Também vemos nele um pouco sobre a luta para conseguir publicar seus livros e a oposição sofrida dentro da família. No Brasil o filme foi lançado pela BBC em um pack juntamente com o filme Razão e Sensibilidade.




Vocês conhecem outros filmes com esse tema.
Compartilhem as indicações com a gente nos comentários...

19 comentários:

  1. Amei as dicas. Não vi nenhum desses filmes, mas já quero TODOS 😍
    Esse da Jane não conhecia, mas fiquei mega interessada.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Tudo?
    Que post bacana curti muito. Não conhecia nenhum dos filmes que citou e achei legal são todos de época certo? Rs. Gostei muito de Amor e Inocência, As Irmãs Brontë e Enid esses três me chamaram mais atenção se puder quero procurar para assistir, principalmente o primeiro. Adorei a dica.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com.br/2017/09/outlander-viajante-do-tempo-de-diana.html#comment-form

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Caramba, para os fãs estes filmes devem ser maravilhosos de se ver. Adorei a postagem e as dicas!

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia nenhum desses filmes e até fiquei curiosa para ver alguns deles, achei o seu post bem bacana e gostei das dicas.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a postagem, nem sabia dessa quantidade de filme retratando a vida de autores.
    Me chamouo atenção As horas, parece ser um ótimo filme e com atrizes de tirar o chapéu, vou procurara assistir.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu quase não tenho assistido filmes, mas eu achei excelente as suas dicas. De todos citados só conheço as Irmãs Bronte.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Oi Lorena,
    Adorei as dicas e vou anotar todas! Me interessei mais por Borboletas Negras e pelo filme baseado na vida de Jane Austen, que eu nem sabia que existia! <3 Vou procurar para assistir!
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  8. Uau, quantos filmes incríveis! Fiquei muito curiosa para assistir os filmes sobre a história da Jane Austen e das Irmãs Bronte. Amo a literatura inglesa e esses foram os que mais chamaram a minha atenção. Adorei o post, bjss!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não sou muito ligada em filmes e não conhecia nenhum desses. Confesso que fiquei interessada apenas no da Jane e das Irmãs Bronte, que são autoras que admiro muito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lorena! Desses filmes, eu já tinha visto apenas o Amor e Inocência, e já tinha ouvido falar de As Horas, mas ñ sabia do que se tratava! Também não sabia que o filme das irmãs Bronté era tão antigo e foi relançado. Gostei muito do post, vou me inspirar nele para assistir esses filmes.
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  11. Oii!

    EU não sabia disso, que bacana essa postagem. Anotei alguns para assistir por aqui tbm.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Tudo bem? Amei seu post. Menina, não conhecia nenhum desses filmes, acredita? Mas já favoritei esse post e só vou descansar quando assistir todos eles. rs. Assistir filmes sobre autores me interessa muito. Alguns dos citados eu nem conheço, mas vou conhecer através desses filmes. Muito informativa sua matéria. Parabéns. Um beijo, sucesso sempre e atá breve! ;D

    ResponderExcluir
  13. Oi! Só assisti ao primeiro da lista. Amor e Inocência me fez horar rios e até hoje não superei a história de vida da autora Jane Austen.
    Sobre os demais não conhecia, mas já anotei algumas dicas aqui. O filme das irmãs Bronte principalmente, pois estou namorando o livro da Charlotte há tempos rsrs
    Adorei o post!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  14. Nossa, da maior parte desses filmes eu nunca tinha ouvido falar! Achei as dicas incríveis, e alguns vou tentar assistir o mais rápido possível, principalmente os que são sobre a Jane Austen, autora que admiro demais! Que vergonha por não conhecer os filmes!

    ResponderExcluir
  15. Oi.
    Acredita que eu tive a capacidade (ou falta de) de não conhecer nenhum desses filmes?
    Já salvei sua lista aqui nos favoritos e vou procurar para assistir.
    Adorei as dicas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Aproveitando que hoje é sexta vou conferir essa lista de filmes 😊

    ResponderExcluir
  17. oi
    fiquei até com vergonha pois não assisti a nenhum desses filmes. mais agora vou correr atrás pra assistir.

    ResponderExcluir
  18. Não gosto muito de assistir a esses tipos de filmes mas gostei do post, nnca nem tinha ouvid falar sobre eles. Adorei ^^

    ResponderExcluir


  19. https://www.facebook.com/Memoria-TV-Cinema-915112058525444/

    contato (PEÇA CATALOGO ILUSTRADO) magobardo@yahoo.com

    filmes nacionais como O CARA DE FOGO, QUELÉ DO PAJEÚ, RITMO JOVEM (Marcio Greick) GREGORIO 38, ESQUERDINHA O BRAÇO FORTE DA LEI.. E MUITOS OUTROS rarissimos ;NOVELAS RARAS COMO DE CORPO E ALMA (DANIELA PEREZ), ZAZÁ, ANJO DE MIM, PECADO CAPITAL,CORAÇÃO SELVAGEM, BETTY A FEIA ...E MUIIITO MAIS (Programas da TV,auditorio,humor,MPB etc..)SITIO DO PICA-PAU AMARELO, MALHAÇÃO, Ficção rara como "TURISTA ESPACIAL".. PERRY RHODAN legendado ;serie como CENTENNIAL LEGENDADA, ...;desenhos como BRUCUTU, PINÓQUIO, JEM E AS HOLOGRAMAS, JORNADA NAS ESTRELAS, PINOQUIO JAPONES, dublados...
    FILMES e series (desde 1940) ,fora-de-catalogo,todos os generos.. Dublagens antigas (AiC-SP, CineCastro,BKS, DublaSom..)

    Desenhos animados raríssimos (e séries) com a 1a. dublagem-Peça Catalogo:magobardo@yahoo.com
    exemplos:
    Homem-de Ferro -episódio O Verdadeiro Capitão América - dublagem original telecinado - Rio Som
    Fantomas - episódio A Mulher de Neve - dublagem original telecinado - Cinecastro
    Merrie Melodies (dub rara CineCastro. Nenhum tem a redublagem atual da Herbert Richers): 18 dvds
    A Formiga e o Tamanduá -episódio Fricção Científica - dublagem original com imagem remasterizada - Cinecastro
    Transmissão Original: de 5 de Março de 1969 a 16 de maio de 1971.Cores.Companhias Produtoras: DePatie-Freleng Enterprises.
    Homem-de Ferro -episódio O Verdadeiro Capitão América - dublagem original telecinado - Rio Som
    Fantomas - episódio A Mulher de Neve - dublagem original telecinado - Cinecastro
    Merrie Melodies (dub rara CineCastro. Nenhum tem a redublagem atual da Herbert Richers):18 dvds 157 epis
    Jhonny Cypher - episódio O Mundo Estranho - dublagem original telecinado (Rio Som)

    em breve:
    Pinóquio Japonês (desenho) - dublagem da BKS telecinagem 16mm (preto e branco):3 episódios
    Mulher Elétrica e Garota Dínamo - digitalizado de fita Betamax com comerciais da época preservados da TVS: 2 episódios
    Flash Gordon Filmation (Herbert Richers) bônus grande trecho do Balão Mágico de 1983. 1 episódio
    Speed Racer dublagem da Televox - telecinado imagem ruim, som bom - 1 episódio duplo completo e metade de um outro
    Milton o Monstro, Mosco Heroico e Polegar e Cara de China. (Dublasom Guanabara)
    Digitalizado da Record ano 82: 1 episódio de cada

    JOSE CARLOS NEVES - MESTRE HONORIS CAUSA ARTES MARCIAIS , BODYBUILDER, PERSONAL TRAINER...(VEJA MEU PERFIL)

    abaixo um desenho meu a lapis de cor caran d ´ache #memoriatvcinema
    ...no perfil tem mais..

    meu Canal Youtube https://www.youtube.com/watch?v=ukUEXSnIIOs&feature=youtu.be
    https://groups.google.com/forum/#!forum/memoria-tv-cinema

    meus desenhos,maquetes,esculturas,replicas de armamentos.. https://www.facebook.com/ARTE-Fant%C3%A1stica-193897540981420/
    meu álbum https://www.facebook.com/profile.php?id=672280370&sk=photos&collection_token=672280370%3A2305272732%3A69&set=a.10152396851140371.948427.672280370&type=3

    https://www.youtube.com/watch?v=KSpaDQELC0U&feature=youtu.be
    https://www.youtube.com/watch?v=KSpaDQELC0U&t=93s
    No final dos anos 80, a saudosa TV Manchete (após um repórter ter visto matéria minha na revista de bordo da já extinta TABA), esteve em meu Atelier fazendo uma reportagem sobre minhas maquetes de naves de Star Wars, réplicas de armamentos, esculturas, ilustrações etc.. Este é o making-of dessa matéria, único registro em vídeo existente.. (eu sou o de camisa polo vermelha, "ainda com muito cabelo"..rs..) Tempos áureos, tempos-da-inocência...?

    slide meus trabalhos https://www.facebook.com/193897540981420/videos/193916000979574/

    ResponderExcluir

@blogaventuraliteraria