SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

LIVRO COMPLETO DE EDGAR ALLAN POE - AUTORA: SHELLEY COSTA BLOOMFIELD - RESENHA



Título: Livro completo de Edgar Allan Poe | Autora: Shelley Costa Bloomfield | Editora: Madras |  Ano: 2008 | Páginas: 254 | Nota: ★★★★★

Olá !!! Apresento para vocês um livro bem interessante, especialmente para quem já admira e conhece o trabalho do autor Edgar Allan Poe. Trata-se de uma biografia, a mais completa que já tive acesso até o momento e recomendo a leitura. Tenho certeza que se você ainda não é e só está se aventurando por esse mundo literário, aqui você vai entender alguns dos motivos da sua personalidade tão marcante e de trabalhos tão originais que inspirou e continua ainda inspirando muitos escritores em todo o mundo.

SINOPSE
Edgar Allan Poe, gênio e filho órfão de atores itinerantes, teve uma vida trágica e sofreu muito, tanto em suas próprias mãos como nas do destino. Mesmo assim, a tragédia nunca o impediu de escrever poemas, contos, jornalismo literário e até de criar um novo gênero, o romance policial. Essa contribuição foi tão importante que o prêmio anual de maior prestígio para a ficção criminal, o da Mistery Writers of America [Escritores de Mistério da América], recebeu seu nome. O Livro Completo de Edgar Allan Poe é um guia fascinante a respeito do gênio atormentado, com informações críticas sobre: - sua infância difícil; - sua noiva de 13 anos de idade; - a verdade sobre o abuso de drogas; - o mistério duradouro sobre sua morte. Esta obra é uma referência acessível a um dos autores mais prolíficos e perturbados da América.



É um livro bem didático, divido por temas e períodos cronológicos da vida de Poe. Conhecemos desde a origem da sua família, os conflitos e traumas pelos quais passou desde a infância, a vida difícil, as dificuldades, as perdas das mulheres que amou a começar por sua mãe que morreu quando ele era ainda bem pequeno, sua mãe adotiva, e depois sua esposa e prima, Virginia. Isso vai refletir em vários momentos na sua obra, a figura de uma mulher muito bonita que morre ainda jovem.

Como também vamos acompanhar sobre sua formação acadêmica, no exército, seu interesse desde cedo pela literatura, seus primeiros trabalhos, sua vida social, pessoas as quais se relacionou, amores proibidos, rivais. Aprendemos a ver um Edgar mais próximo, mais humano e que traz sempre uma lição em cada conto. Não pense que suas histórias são apenas de terror e suspense, ele claro tinha uma grande queda por esses gêneros, mas buscava antes de tudo trazer uma crítica ao comportamento humano que muitas vezes amava e odiava.


Aqui conhecemos de onde ele tirava suas inspirações, como criava seus personagens e is gêneros que iria inspirar autores tão conhecidos nossos, como Agatha Christie e Stephen King. É uma leitura que com certeza vale a pena e vai te conquistar. Achei muito bom o trabalho que a Editora Madras fez nessa edição, a capa, diagramação, como os assuntos foram divididos e curiosidades. Está de parabéns. Com certeza, um livro que recomendo e que fico muito contente em ter na coleção para novas consultas.



Livro disponível nas principais lojas virtuais:
AMAZON | CULTURA | SARAIVA | SUBMARINO

RESENHA EM VIDEO

SOBRE A AUTORA



Shelley Costa Bloomfield, é professora de Literatura e Comunicação Escrita na Cleveland Institute of Art. Estudiosa notável da ficção de suspense e mistério. Também publicou vários contos nesse gênero. Ela fez doutorado em Inglês na Case Western Reserve University e mora em Cagrin Falls, Ohio. 




ME SIGAM NAS REDES SOCIAIS


CONTATO: aventuraliteraria@hotmail.com

Deixem seus comentários !!!

10 comentários:

  1. Nunca li nada do autor, mas é um dos classicos que mais desejo ler só nunca encontro o momento certo kkk

    ResponderExcluir
  2. Olá Lorena;
    Sou apaixonada pelas obras do autor, tenho um lindo livro de contos reunidos e digo que é algo perfeito, nunca tinha visto nada didático sobre ele, mas me parece algo interessante uma vez que sou fã. Um novo livro para minha lista de desejos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/2017/09/eu-li-fake_8.html

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho "Estória Extraordinária" de Poe
    Meu conhecimento para aqui e o que vc fala no vídeo muita coisa eu não sabia.
    Adorei saber e obrigada por compartilhar!
    Parabéns! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá! Poe é um dos grandes nomes da literatura mundial. Muito legal esse livro, conhecer mais sobre ele, como se tornou escritor, suas influências. Um ótimo livro com toda certeza, beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi tudo bem?
    Confesso primeiramente que não conhecia o autor e seguidamente que não curto ler muitas biografias, então dessa vez passo a dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Parece ser uma ótima dica para quem quer conhecer mais sobre o autor. Obrigada pela dica.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Eu preciso ler mais sobre o Poe. Me apaixonei completamente por ele aos 10 anos, mas ainda não li uma biografia completa dele. Gostei da dica.

    ;*

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, ainda não li, mas gostei da resenha, dica anotada.

    ResponderExcluir
  9. Olá, ainda não conhecia essa biografia. É uma leitura que eu faria, já que tenho curiosidade de saber mais sobre a vida do Poe.

    ResponderExcluir
  10. Adoreiiii.
    AInda não sabia da existência desta obra no Brasil, e fiquei super interessada. Amo biografias dos autores que admiro. Gostei muito do post, pois vou correr atrás do meu. Haha

    ResponderExcluir

@blogaventuraliteraria