SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

MORTE NA MESOPOTÂMIA | AUTORA: AGATHA CHRISTIE | RESENHA





Título: Morte na Mesopotâmia | Autor: Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira | Páginas: 240 | Ano: 2014
No Skoob | Nota: ★★★★★


Olá !!! É com alegria que compartilho com vocês a resenha desse livro na semana de homenagem a grande escritora Agatha Christie. Se estivesse viva, e fosse possível, estaria completando agora 127 anos de idade no próximo 15 de Setembro. Desde criança que conheço Agatha através dos filmes e depois por indicações dos livros. Agora com o blog, e com um ritmo maior de leitura, estou tendo oportunidade de conhecer ainda mais sobre as obras que ela deixou. Esse livro em especial me chama bastante atenção desde o nome "Mesopotâmia", desde a época da escola que essa região desperta minha curiosidade e poder conhecer uma história que foi inspirada nesse local quando Agatha passou um período morando lá, desperta ainda mais meu interesse. Então, estão prontos para se aventurar em mais um caso que o inspetor Poirot tenta vai solucionar?! Vamos nessa...   

SINOPSE
A enfermeira Amy Leatheran é contratada para se juntar a uma expedição arqueológica no Iraque. Mas sua função ali tem bem pouco a ver com ruínas e artefatos: ela deve vigiar de perto a bela Louise Leidner, que está cada vez mais apavorada com a ideia de que talvez seu ex-marido não esteja tão morto quanto acreditava. Louise pode estar imaginando coisas. Mas o fato é que, uma semana após a chegada da enfermeira, a mulher é encontrada morta no próprio quarto, e agora cabe a Hercule Poirot identificar o assassino. Quem terá sido? Tudo indica que o culpado está entre os membros da equipe de cientistas...


A começar achei incrível essa nova versão publicada pela Editora Nova Fronteira. São boxes com coleções de livros da autora, em capa dura, cada box com 3 livros cada, com lindas capas e ilustrações, páginas internas amareladas o que facilita ainda mais a leitura e ótima diagramação. Simplesmente, dá vontade de adquirir todos os livros. Aos poucos vou completando minha coleção.


Nessa história, a conhecemos sob o ponto de vista da enfermeira Amy Leatheran, que a principio é convidada pelo médico Leidner a cuidar de sua esposa Louise que necessidade de atenção especial. De acordo com ele, ela estaria sofrendo de distúrbios psicológicos. A medida que Amy vai se aproximando de Louise ela tenda entender qual o fundamento daquele comportamento. Uma semana depois Louise é encontrada morta e é chamado o Inspetor Poirot para desvendar esse mistério.  



HISTÓRIA: A morte de Louise Leidner acontece em um lugar fechado, com apenas uma entrada, em um horário que a entrada era vigiada, então o assassino só pode ser uma das pessoas que estava presente no local no momento. A dificuldade está em descobrir qual daqueles colegas teria motivos para matar e como o crime foi realizado o crime sem que ninguém percebesse. Louise tinha um passado que a assombrava. Louise era tida como louca por causa desse medo, mas prova ser real após sua morte. 

PERSONAGENS: Hercule Poirot é um excelente detetive. A forma com ele junta as pistas e observa os lugares que ninguém mais conseguiu ver antes. Os personagens não são muito detalhados, já que a história é contada pelo ponto de vista da enfermeira Ann Leatheran, sob seu ponto de vista. Mas isso é o suficiente para acompanhar bem a trama. É de certa forma engraçado ver os costumes da época e como as pessoas tinham que manter uma aparência certinha diante dos outros para serem considerados bons sujeitos, mesmo que isso faça reprimir sua verdadeira personalidade.



Foi uma leitura que me surpreendeu. Um ótimo livro policial que vale a pena ser lido e compartilhado. Não acreditei que cheguei ao final e vi que todas as pistas se encaixavam. Eu ainda não tinha conseguido descobrir quem seria o verdadeiro assassino. Tratava de um um crime passional e vocês vão saber porque assim que realizar a leitura. Para mim, Agatha não fala só crimes, mas de pessoas, de suas diferentes personalidades e ela brincava com a gente, fazendo um jogo com o leitor se iríamos de verdade descobrir o assassino antes do detetive da história, achei bem divertido e interessante desvendar esse crime, e vocês? Deixem nos comentários o que você acham sobre o livro.


RESENHA EM VIDEO


Livro disponível nas principais lojas virtuais:


SOBRE A AUTORA


Agatha ChristieDame Agatha Mary Clarissa Mallowan (Torquay, Devon, Inglaterra, Reino Unido, 15 de setembro de 1890 — Wallingford, Oxfordshire, Inglaterra, Reino Unido, 12 de janeiro de 1976), mundialmente conhecida como Agatha Christie, foi uma romancista policial britânica, autora de mais de oitenta livros. Seus livros são dos mais traduzidos de todo o planeta, superados apenas pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare, com mais de 4 bilhões de cópias vendidas em diversas línguas. Conhecida como Duquesa da Morte, Rainha do Crime, dentre outros tútulos, criou os famosos personagens Hercule Poirot, Miss Marple, Tommy e Tuppence Beresford e Parker Pyne, entre outros. Agatha Christie escreveu também sobre o pseudônimo de Mary Westmacott.







ME SIGAM NAS REDES SOCIAIS





5 comentários:

  1. nunca li nenhum livro da autora, mas devo estar a perder grandes policiais. A resenha despertou a minha curiosidade! :)

    ResponderExcluir
  2. Só conhecia ela de nome, nunca li um livro dela. Adorei o conteudo desse livro, me pareceu um suspense bem trabalhado. Fiquei curiosa para saber quem matou Louise... Abraços

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li nada da Agatha, mas, tenho uma grande curiosidade em conhecer sua obra, ainda mais com tantas opiniões positivas. Seria esse um livro bom para se iniciar nos textos dela? Além de que essas edições são apaixonantes!

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa que bacana!
    Eu não conheço a história, mas leria com certeza ❤
    Depois da sua resenha me interessei muito ❤

    ResponderExcluir
  5. Eu li da autora o livro E Não Sobrou nenhum e me apaixonei, pretendo ler mais livros dela pois gostei muito da escrita. Quero muito comprar esses box, são lindos.

    ResponderExcluir

@blogaventuraliteraria