SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

AS PERGUNTAS - AUTOR: ANTÔNIO XERXENESKY [ RESENHA ]




Título: As perguntas | Autor: Antônio Xerxenesky
Editora: Cia das Letras | Ano: 2017 | Páginas: 184
Nota: ★★★★★

Olá !!! Apresento para vocês o livro As perguntas do autor Antônio Xerxenesky que recebi em parceria com a Editora Companhia das Letras. Fico muito contente em poder compartilhar essa indicação. É a primeira vez que tenho contato com o trabalho do autor e realmente me surpreendeu. Confesso que logo que li a sinopse já me chamou atenção. Gosto bastante de livros com essa temática e de histórias que nos instiga a descobrir novas formas de abordagem com o sobrenatural.  

SINOPSE
Alina enxerga sombras e vultos desde criança. Doutoranda em história das religiões, especializada em tradições ocultistas e aferrada à racionalidade que tudo ilumina, ela se acostumou a considerar as aparições como simples vestígios de sonhos interrompidos.Certo dia, um telefonema da delegacia desarruma sua rotina de tédio programado. A polícia suspeita de que uma seita vem causando uma onda de surtos psicóticos em São Paulo. A única pista disponível é um símbolo geométrico desenhado por uma das vítimas. Intrigada e ansiosa para fugir da rotina, Alina decide investigar por conta própria um mistério que a fará questionar os limites entre razão e religião, cultura e crença. Em As perguntas, Antonio Xerxenesky costura o tédio da vida cotidiana com o desconforto do horror em um livro repleto de referências ao universo dos filmes, da música e do ocultismo.



Gosto muito das publicações da Editora Companhia das Letras pela qualidade de Edição, pelo cuidado com a diagramação e material na produção do livro, e especialmente com as histórias selecionados. As páginas são amareladas o que facilita a leitura, a capa achei simples e bonita. Fico muito agradecida pelo livro ter vindo autografado, se torna ainda mais especial. O livro está dividido em três partes: alguns anos atrás, dia, e noite. A narrativa é em terceira e primeira pessoa, e o recorte de tempo é de um dia na vida da nossa personagem principal.

Conhecemos a história de Alina, ela desde muito jovem costuma enxergar sombras e vultos e não conseguia encontrar uma explicação racional para isso. Apesar de acreditar que aquilo não seria comum, passou a conviver e aceitar que se tratava apenas de reflexo de seus sonhos ou imaginação. Ou pelo menos, era o que seu pai dizia toda vez que ela acordava gritando e assustada. O tempo passou, agora com 30 anos, é doutoranda em história das religiões, especializada em tradições ocultistas, e trabalha com edição de videos.

Em um determinado dia, recebe um telefonema da delegacia. Eles suspeitam de que uma seita estaria causando uma onda de surtos psicóticos em São Paulo. A única pista que encontraram era um símbolo geométrico desenhado por uma das vítimas. Intrigada, Alina decide investigar esse mistério que a fará questionar os limites entre razão e religião, cultura e suas próprias crenças. 


Em As perguntas, Antonio Xerxenesky une o cotidiano na grande cidade de São Paulo com o desconforto do horror em um livro cheio de referências ao universo dos filmes, da música e do ocultismo. Uma leitura que prende nossa atenção e nos instiga a seguir os passos de investigação para desvendar as verdadeiras causas que a personagem vem enfrentando. Acredito que os fãs do gênero vão se encantar com essa história. Recomendo.




RESENHA EM VIDEO


Livro disponível nas principais lojas virtuais:


SOBRE O AUTOR




Antônio Xerxenesky nasceu em 1984, em Porto Alegre, e radicou-se em São Paulo. Escritor e tradutor, é autor, dentre outros, de F.(2014, finalista do prêmio de São Paulo de Literatura e primeira seleção do Prix Médicis étranger). Sua obra foi traduzida para o francês e o espanhol. Xerxenesky foi escritor residente do International Writing Program, na Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, em 2015, e da Fondation Jan Mickalski, em Montricher, na Suíça, em 2017.








ME SIGAM NAS REDES SOCIAIS


CONTATO: aventuraliteraria@hotmail.com

Deixem seus comentários !!!

Nenhum comentário:

@blogaventuraliteraria