SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

VIDA ROUBADA : MEMÓRIAS - JAYCEE DUGARD [RESENHA]




Título: Vida roubada : memórias | Autor: Jaycee Dugard
Editora: Bestseller | Ano: 2011 | Páginas: 304 
No Skoob | Nota: ★★★★★

Olá pessoal !!! Dessa vez compartilho com vocês uma indicação de leitura sobre uma história real e bem marcante. Alguns dias atrás, eu estava procurando videos no youtube sobre histórias reais e acabei encontrando o Canal Freak TV onde é abordado diversos temas, um video deles me chamou bastante atenção, que foi o caso do sequestro de uma garota de 11 anos, Jaycee Dugard. Descobri que havia um livro e logo em seguida consegui adquiri pelo site da Saraiva e aqui estou escrevendo sobre ele...  
SINOPSE
Em junho de 1991, aos 11 anos de idade, Jaycee Lee Dugard foi raptada enquanto esperava o ônibus da escola. Pelos próximos 18 anos, sua vida se tornou um verdadeiro pesadelo. Abusada pelo homem que a sequestrou, acabou se tornando mãe de duas crianças - e, de certa forma, também irmã, para tentar aplacar o intenso isolamento em que vivia. 


O livro tem muitas fotos e foi escrito em formato de diário onde a própria Jaycee traz à tona suas lembranças, os momento em que ainda vivia com família, sobre o dia que aconteceu o sequestro, e a partir daí começamos a acompanhar toda experiência que foi conviver com seu sequestrador e futuro pai de suas filhas. É uma narrativa forte que nos envolve, nos amedronta e nos deixa em suspense até descobrir tudo o que ela teve que passar até o momento de conseguir sua liberdade de volta. 

Por 18 anos, Jaycee foi mantida em cativeiro. Ela tinha apenas 11 anos quando foi levada pelo casal Nancy e Phillip Garrido enquanto caminhava pelo caminho até o ponto de ônibus que a levaria para escola, exato 10 de Junho de 1991. Ela foi abusada, teve que passar por terríveis humilhações, obrigada a mudar de nome e manter segredo sua condição por todo esse tempo. 


Os Garridos moravam em uma casa na Avenida Walnut no nordeste de Antioquia em São Francisco EUA, e construíram uma cerca maior em torno da propriedade para manter Jayce escondida. No cativeiro, ela deu à luz a duas filhas que teve com seus agressor, em 1994 e outra em 1997. Durante muito tempo, Jaycee se apresentou a todos como a filha dos Garrido, Alyssa, e era obrigada a dizer que as meninas mais jovens eram suas irmãs menores. 

Garrido já tinha cumprido pena por abuso sexual cometido a outras garotas anteriormente e estava em condicional nessa época. Enquanto estava em Antioquia, Garrido também manteve um blog associado com o que ele chamou de “Igreja Desejo de Deus”. No blog Garrido disse que ele tinha o poder de controlar sons com sua mente. Ele tinha uma gráfica, onde Jaycee atuou como artista gráfica. Durante este tempo, Jaycee tinha acesso ao telefone da empresa e uma conta de e-mail. Um dos clientes do negócio de impressão indicou que ela nunca deu a entender sobre o sequestro da infância ou sua verdadeira identidade. 

Uma das coisas que mais chama atenção durante a leitura é que mesmo depois que Jaycee não tinha mais algemas, ou cadeados a impedindo de fugir, ela ainda continuava presa àquela situação. Ela tinha medo de fugir e levar as crianças, ela tinha medo do mundo lá fora. Ali, ela de alguma forma se sentia segura. Um incrível poder de influência que Garrido exercia sobre ela, uma espécie de terror psicológico, ela dependia dele para tudo.

Em Agosto de 2009, Garrido visitou o escritório de San Francisco do FBI e deixou um ensaio de quatro páginas contendo suas idéias sobre religião e sexualidade, sugerindo que ele tinha descoberto uma solução para problemas de comportamento como o seu passado de crimes. No mesmo dia, Phillip Garrido foi para a Universidade de Berkeley na Califórnia, no departamento de polícia buscando permissão para realizar um evento, perceberam seu comportamento estranho e pediram que ele marcasse uma visita para o dia seguinte. Ele se apresentou com a mulher, Jaycee e as garotas, apresentou como suas filhas. Ao final houve a confissão e descobriram o que estava acontecendo. Garrido e sua mulher foram então presos. Jaycee voltou a morar com sua família e suas duas filhas.


Essas e muitas outras informações são compartilhadas nas páginas desse livro. Essa foto acima mostra uma das páginas escritas em inglês, e na outra, traduzida. Partes de um diário que ela mantinha ainda na época que estava em cárcere. Logo abaixo uma página com fotos dela ainda criança, junto a sua irmã Shayna. 

Esse é um livro que nos faz refletir sobre a vida, sobre os perigos que rondam, de pessoas homens ou mulheres com mentes doentias que sequestram, estupram, em outros casos até matam. Fazem os outros sofrerem, torturam, humilham, obrigam famílias a ficarem sem notícias por anos, tudo para atender desejos doentios. 

Depois da leitura, fui pesquisar mais como ela está nos dias de hoje, assisti entrevistas e vi o exemplo de força e superação que ela se tornou. Imagino como deve está a cabeça das duas filhas e como foi lidar com essa situação na escola, na vida. Imagino quantas pessoas podem estar passando exatamente por isso esse exato momento em várias partes do mundo. Devemos conhecer a história de Jaycee e que sirva de alerta e conscientização. Uma leitura que eu recomendo para quem busca histórias reais.  

RESENHA EM VIDEO

Livro disponível para aquisição nos links :

ATENÇÃO
Parte dos lucros obtidos com a venda dos livros serão 
revertidos a Fundação JAYC
que oferece apoio e tratamento as vítimas e 
familiares de sequestros.




Jaycee Lee Dugard e suas duas  filhas Angel, de 23 anos, e Starli, de 20 anos, moram hoje com a mãe de Jaycee, Terry Probyn, no norte da Califórnia.

www.thejaycfoundation.org
https://www.facebook.com/jayceedugard/














ENTREVISTA COM JAYCEE DUGARD



CONTATO: 

ME SIGAM NAS REDES SOCIAIS


Deixem seus comentários !!!

16 comentários:

  1. Nossa, fiquei chocada com essa história. Também gosto de livros baseado em fatos como se fossem um documentário. Parabéns pela resenha!

    /Juliane

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Que história chocante, eu gosto muito de conhecer casos desse tipo, não sabia desse livro, vou tentar ler!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  3. AIII GURIA, EU ENTENDO COMO TU SE SENTE LENDO ESTE LIVRO. eU LI LIBERTADA EM QUE ELA FICOU 13 ANOS E DOEU TANTO LER O LIVRO E VER O FILME QUE FICO IMAGINANDO COMO O SER HUMANO PODE SER TÃO CRUEL A ESTE PONTO NÉ?

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Lembro de ter visto esse livro em algum lugar, mas, não lembro onde, por isso, adorei conhecer um pouco mais sobre a obra aqui no seu cantinho... Imagino ser uma leitura bastante densa e que explora as maldades do ser humano.
    Não estou preparada para ler algo assim no momento, mas, talvez futuramente...
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Que história não é mesmo?
    Eu fico chocada coma maldade do ser humano e a fragilidade do psicológico da gente. Ser presa sem amarras deve ser muito ruim e superar isso tudo deve ser uma luta diária.
    Ainda não li o livro mas vou ler com certeza.
    Obrigado pela dica e parabéns pela resenha! Ficou ótima!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!Tudo bem?
    UAU!Que história surpreendente,que relato incrível.Deve ainda ser muito difícil para a mulher e suas filhas,muito doloroso isso.
    A gente pensa que as pessoas são pessoas comuns,mas sempre a algo a esconder os "perfeitos" demais.
    Uma resenha incrível e necessária já quero adicionar as minhas leituras.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?

    Não imagino a dor e sofrimento que essa menina passou. Ser raptada aos 11 anos parece algo inconcebível, mas viver 18 anos em cativeiro, sendo abusada, é algo horrível só de se imaginar. Não sei se eu teria coragem de ler os seus relatos, mas é muito bom saber que ela conseguiu sobreviver apesar de tudo o que passou. Além disso, conhecer a sua hsitória é importante para termos noção da maldade em que o ser humano é capaz de realizar, pois realmente há monstros vivendo entre nós - e não imaginamos que eles realmente existem. Ela é realmente uma mulher forte e, apesar de ter vivido coisas inexplicáveis, conseguiu sobreviver e continuar a sua vida (e das suas filhas).

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Gente, que história forte!!! A pouco tempo li um relato como esse e fiquei muito comovida com a história e nem que eu viva mil vidas, conseguirei imaginar o que esta moça passou e como ela teve que ser forte para começar a viver de verdade quando despertou deste pesadelo. Fiquei bem interessada na leitura e espero ler em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi tudo bem?
    Acho livros sobre raptos e abusos sexuais bem intenso e tenso! Só posso imaginar o quão doloroso foi para Jaycee passar por tudo isso e ainda buscar apoio nas filhas e o mais importante: não rejeitá-las, por serem filhas do sequestrador. O ruim é que isso traumatiza uma pessoa para o resto da vida e fica o receio de confiar em alguém novamente. Fico feliz em saber que hoje ela está bem e que vive com a mãe e as duas filhas, que ela conseguiu superar isso e voltar para casa, pois muitas não tem a mesma sorte.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Esse é um tipo de livro que eu dificilmente leria. Acho que não teria muito estômago para ler, é uma carga emocional e uma aflição muito grande, um soco no estômago e, ainda por cima, pelo fato de ela achar que está SEGURA nas mãos de seu sequestrador. Ainda bem que, no final das contas, ela conseguiu sua liberdade e agora vive em paz com as filhas. É um alívio saber que é uma história de superação também.
    Eu leria apenas se fosse para sair da zona de conforto.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  11. Dificilmente leria esse tipo de livro, e acho que nao conseguiria, esses livros diarios, tem muita coisa qe me deixa triste e apavorada,mas fico feliz que ela tenha superado e seguido sua vida, sem dúvidas uma superação imensa!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que não consigo ler este livro. Geralmente não leio livros desse tipo, ainda mais por saber que foi real e que tudo aconteceu. Me sentiria muito triste e ficaria muito mal depois da leitura. Apesar de ser bom o Livro, Eu vou passar a dica.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Achei o tema um pouco pesado, não gosto muito de livros com histórias reais.
    Ainda mais com fotos, acho que seria algo muito pesado pra eu ler. Mas com certeza a parte de conscientização está presente.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Não sou o tipo de pessoa que lê muita biografia, mas casos assim me chamam atenção até no quesito de alerta ainda mais para nós que temos filhos. Assisti um filme eu não me recordo bem mas é não sei quantos dias de cativeiro conta a história de uma menina também que ficou no cativeiro e tem o livro a algum tempo atrás também vi um livro que foi escrito por três mulheres que tinham sido sequestradas pelo mesmo homem. Fiquei muito curiosa para conhecer um pouco mais da história.
    Adorei a resenha.


    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?
    Tenho esse livro aqui parado na estante mas ainda não tive coragem de pegá-lo para ler. É uma história muito forte, sem dúvidas, e acredito que vou ter que preparar muito meu psicológico para ela. Se você gostou da temática desse livro, te indico Diário de uma escrava, um livro nacional super forte também e que trata justamente de casos como o da autora.
    Enfim! Espero conseguir ler em breve.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Ooi,
    Que livro mais assustador! Confesso que apesar de ficar curiosa com a história, acho que não teria estomago para acompanhar tudo isso. É horrível que coisas como essa aconteçam, agradeço a dica mas vou ter que passar.

    Beijoos

    ResponderExcluir

@blogaventuraliteraria