SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA LITERATURA




Olá pessoal !!! Convido todos os leitores do blog a debaterem sobre um assunto tão atual como o FEMINICIDIO. A violência contra a mulher que está tão presente também em nossa literatura. Compartilho 5 indicações de livros com essa temática e gostaria de saber a opinião de vocês...



Em "Bom dia, Verônica", acompanhamos a secretária da polícia Verônica Torres, que, na mesma semana, presencia de forma chocante o suicídio de uma jovem e recebe uma ligação anônima de uma mulher desesperada clamando por sua vida. Com sua habilidade e sua determinação, ela vê a oportunidade que sempre quis para mostrar sua competência investigativa e decide mergulhar sozinha nos dois casos. No entanto, essas investigações teoricamente simples se tornam verdadeiros redemoinhos e colocam Verônica diante do lado mais sombrio do homem, em que um mundo perverso e irreal precisa ser confrontado. Andrea Killmore compõe thrillers como os grandes mestres, e sua experiência de vida confere uma autenticidade que poucas vezes encontramos em suspenses policiais, vibrante e cruel — como a realidade.


Laura é uma menina sequestrada e jogada no fundo de um buraco por alguém que todos imaginavam ser um bom homem. Ela vê sua vida mudar da noite para o dia, e passa a descrever com detalhes sinistros e íntimos cada dia, cada ato, cada dor que o sequestro e o aprisionamento lhe fazem passar. Estevão é homem casado, trabalhador, pai de família, mas que guarda em seu íntimo uma personalidade psicopata. Ele percorre ruas e cidades se apossando da vida de meninas ainda muito jovens, pois dentro de si uma voz afirma que é dele que elas precisam. Mergulhando fundo nessa fantasia, ele destrói vidas, famílias e sonhos, deixando atrás de si um rastro de dor e morte. Narrado em parte em forma de diário, o livro acompanha mais de quatro anos da vida de Laura em um buraco embaixo da terra, período em que algo dentro dela também se modifica de uma forma inimaginável em busca da única maneira para sobreviver. Publicado originalmente na plataforma digital Wattpad, onde já teve mais de um milhão e meio de leituras, DIÁRIO DE UMA ESCRAVA apresenta um retrato duro, cruel, abominável, mas infelizmente corriqueiro no Brasil e em todo o mundo.


Quando a beleza das borboletas encontra os horrores de uma mente doentia. Um thriller arrebatador, fenômeno no mundo inteiro. Perto de uma mansão isolada, existia um maravilhoso jardim. Nele, cresciam flores exuberantes, árvores frondosas... e uma coleção de preciosas “borboletas”: jovens mulheres, sequestradas e mantidas em cativeiro por um homem brutal e obsessivo, conhecido apenas como Jardineiro. Cada uma delas passa a ser identificada pelo nome de uma espécie de borboleta, tendo, então, a pele marcada com um complexo desenho correspondente. Quando o jardim é finalmente descoberto, uma das sobreviventes é levada às autoridades, a fim de prestar seu depoimento. A tarefa de juntar as peças desse complexo quebra-cabeça cabe aos agentes do FBI Victor Hanoverian e Brandon Eddinson, nesse que se tornará o mais chocante e perturbador caso de suas vidas. Mas Maya, a enigmática garota responsável por contar essa história, não parece disposta a esclarecer todos os sórdidos detalhes de sua experiência. Em meio a velhos ressentimentos, novos traumas e o terrível relato sobre um homem obcecado pela beleza, os agentes ficam com a sensação de que ela esconde algum grande segredo.


Obrigadas a se casarem ainda meninas. Escravizadas, violentadas, por vezes assassinadas. Cobertas com o véu negro, as mulheres do Iêmen parecem fantasmas. Contudo, pouco a pouco, com delicadeza, coragem e determinação, elas travam uma batalha corajosa por sua emancipação. Uma revolução silenciosa está em marcha para fazer valer seus direitos e sua liberdade. Aisha, Sabiha, Hamedda, Houssen e tantas outras: aqui estão algumas de suas histórias. Uma extraordinária reportagem em quadrinhos de Ugo Bertotti inspirada pelas imagens e pelas entrevistas da fotojornalista Agnes Montanari.


Para proteger o irmão, Sloan foi ao inferno e fez dele seu lar. Ela está presa em um relacionamento com Asa Jackson, um perigoso traficante, e quanto mais os dias passam, mais parece impossível enxergar uma saída. Imersa em uma casa incontrolável que mais parece um quartel general, rodeada por homens que ela teme e sem um minuto de silêncio, também parece impossível encontrar qualquer motivo para se sentir bem. Até Carter surgir em sua vida. Sloan é a melhor coisa que já aconteceu a Asa. E se você perguntasse ao rapaz, ele diria que também é a melhor coisa que já aconteceu a Sloan. Apesar de a garota não aprovar seu arriscado estilo de vida, Asa faz o que é preciso para permanecer sempre um passo a frente em seu negócio e proteger sua garota. Até Carter surgir em sua vida. A chegada de Carter pode afetar o frágil equilíbrio que Sloan lutou tanto para conquistar, mas também pode significar sua única saída de uma situação que está ficando insustentável. Colleen Hoover não tem medo de escrever sobre assuntos delicados e Tarde demais prova isso. Perpassando as formas mais cotidianas de machismo até as formas mais intensas e cruéis de abuso, a autora mergulha na espiral atordoante que é um relacionamento abusivo.


ATENÇÃO

Todos que comentarem até o dia 30/09/2019 estarão concorrendo a um Kit incrível com brindes para o melhor comentarista-leitor (marcadores, cards, livro de contos e crônicas, livro surpresa e chaveiro inédito de Diário de uma escrava).



CONTATO: 
aventuraliteraria@hotmail.com

ME SIGAM NAS REDES SOCIAIS


9 comentários:

  1. Olá...
    É muito necessário debater sobre esse tema, né? Fico perplexa ao pensar em quantas mulheres sofrem caladas todo tipo de humilhação e agressões. É uma realidade muito, muito triste.
    Ainda não li nenhum dos livros mencionados, mas, quero muito realizar a leitura de TARDE DEMAIS e O JARDIM DAS BORBOLETAS.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, adorei sua inciativa, dos livros mencionadas já li o jardim das borboletas e fiquei destroçada com a obra porém ela é muito significativa e importante, enfim gostei muito do post, beijos!

    ResponderExcluir
  3. Acho que o meu comentário anterior não entrou...

    Apesar de me sentir incomodada com esse tipo de leitura, acho que são necessárias. Eu li alguns dos que você indicou e amei o Jardim das borboletas

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  4. Oi Lorena.


    Esse temas é muito importante e precisa ser abordado com muita frequência. Eu gosto de leitura forte e violência contra as mulheres é um dos temas que gosto porque alerta vários sinais. Infelizmente li apenas O Jardim das Borboletas entre os livros que você mencionou, mas sou louca para ler Bom dia, Verônica e Diário de Uma Escrava. Já li vários comentários informando que são livros pesados.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Antes de mais nada quero dar os parabéns pela ideia da postagem, importante fazer pensar, refletir sobre algo que é um absurdo mais ainda existe muito na nossa sociedade. Confesso que sofro muito lendo livros assim, por isso os evito, mas entendo a importância e o que eles representam.

    ResponderExcluir
  6. Por mais que livros assim causem um aperto no coração e uma tristeza em saber que isso, infelizmente, acontece em nossa sociedade, gosto dessas leituras. São livros necessários e que muitas vezes podem ajudar as mulheres a combater a violência, se livrar do que faz mal. Adorei o post! E sobre os livros citados, ainda não li nenhum desses, mas é de se esperar que CoHo traga temas polêmicos, assim como "é assim que acaba" (que também tem violência contra a mulher).

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?
    Acho super importante que a temática seja abordada na literatura. Isto faz com que se conscientize mais pessoas. Por mais que sejam livros difíceis, são muito necessários né? Desses eu só li o Diário de uma escrava, que foi um livro que me machucou, revoltou e me marcou muito. O Bom dia Verônica e O jardim das borboletas são dois livros que estão na minha lista de futuras leituras.
    Ótimo post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Amei o post, ele é importante demais!!!
    Das suas indicações, só li O Mundo de Aisha e sou apaixonada! Amei as outras dicas e inclui todas elas na minha lista de leituras!

    ResponderExcluir
  9. Dos livros que você indicou eu só li Bom dia Veronica e fique bastante tempo impactada com a historia e como os autores contaram a narrativa, gente tão triste, tão desesperados que da um baque, os outros livros ainda não tive como ler, mas vou colocar na minha lista.

    www.coisasdemineira.com

    ResponderExcluir

@blogaventuraliteraria