SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

CONVERSANDO COM A ESCRITORA SUSANA SILVA [ENTREVISTA]




Olá !!! Iniciamos o ano conversando com uma escritora portuguesa. Já faz algum que ela vem participando de antologias brasileiras publicando seus contos. No momento, ela está organizando sua primeira antologia pela Editora Illuminare...



Susana Silva é uma portuguesa nascida no ano de 1973, no Porto. Adora leitura, cinema e música. O seu grande amor é a família. É artesã, para além de ser avaliadora de originais e revisora em editoras brasileiras. É fã de Florbela Espanca.

Leitora beta de livros brasileiros. Já publicou contos em algumas antologias no Brasil: “Demontale” da Arwen; “Mais amor, por favor” da Coerência. Atualmente está a escrever um livro, “Quem traça o nosso destino”, sem deixar os contos, novas histórias e os poemas de lado. E organiza antologias para dar oportunidade a outros autores de serem conhecidos, quatro já se encontram na amazon: “Imaginarium”;“Música em contos 1”; “A arrogância da nobreza”; “Portugal e Brasil, contos musicais”. Tem duas histórias na amazon também: “A Floresta dos Amantes”; “A Verdadeira Família”.

Vamos conhecê-la mais...



ENTREVISTA


1. Nos conte um pouco quem é Susana Silva?

Sou portuguesa, nascida em 1973 e tenho 2 filhos. Para mim, o mais importante da vida é a família e passar o maior tempo possível com a mesma. Sou técnica de informática, artesã, revisora, beta reader, avaliadora de originais e escritora. Para isto tudo precisava de 48 horas no meu dia.


2. Como e quando começou a escrever?

Em 2014, estava farta de ler sempre livros dos mesmo autores, fui à net e deparei-me com um livro de uma brasileira, Leticia Godoy, tentei encontrá-la no facebook e enviei-lhe uma mensagem a questionar qual a possibilidade de me enviar o livro para Portugal. Depois fiz uma resenha, que ela gostou muito e convidou-me para betar um livro dela. Depois fiz resenhas de outros livros brasileiros e 2 ou 3 autoras elogiaram a minha forma de resenhar e incentivaram-me a escrever. Foi assim que tudo começou.


3. Quais escritores mais te inspiram?

Florbela Espanca, uma poetisa portuguesa, das únicas que me tocam profundamente. Eça de Queiroz e Luis de Camões. Todos portugueses. Quanto a estrangeiros, Jane Austen, sem sombra de dúvidas.


4. Quais são seus livros favoritos?

Todos os livros de poemas de Florbela Espanca, Orgulho e preconceito de Jane Austen e As Mulherzinhas de Louisa May Alcott (um dos primeiros livros que li).


5. Como foi o processo de publicação do seu primeiro livro?

Não tenho uma boa experiência, não vou falar qual a editora, mas não cumpriu nem metade do que estava estipulado no contrato, por isso não renovei o contrato por mais tempo e decidi continuar a "vida de escritora" de forma independente. Pode ser que, futuramente, me atreva a voltar a tentar publicações de novos projetos por editora, mas para já e como o tempo é curto, vou continuar independente.


6. Quais dicas você compartilharia com quem deseja fazer publicações também?

Se quiser mesmo publicar por editora, deverá tentar saber a opinião de autores que já publicaram por essa mesma editora, ninguém melhor que "os autores da casa" para saberem se é boa ou não. Se puderem, antes de enviarem originais para uma editora, façam uma revisão básica, ajuda sempre quem vai avaliar o seu original. Falo por experiência própria, pois avalio originais para 3 editoras brasileiras: não abandono a leitura por ter erros, até porque a revisão que a editora vai fazer, resolve esse problema. Não digo que quem não o faça, o seu original não seja avaliado, é sempre avaliado, desde que haja bons profissionais, mas se tiver essa revisão básica, melhor ainda. Outro conselho, arranjem leitores beta, mas têm de ser pessoas de confiança e que sejam o mais sinceras possível, vão ser uma ajuda preciosa para que o autor saiba se está a ir no bom caminho.


7. Como é o processo de criação dos seus personagens?

Muitos autores dizem que planejam tudo ao mais ínfimo pormenor, fazem roteiros, notas, etc... Eu sou exatamente o contrário, escrevo o que me vem à cabeça, é como se alguém me ditasse o que escrever. Escrevo vários textos ao mesmo tempo, não gosto de me cingir a uma obra só, gosto de diversificar. Já houve muita gente que me perguntou como não confundo nomes de personagens, mas a verdade é que posso usar o mesmo nome em 2 histórias diferentes, sei sempre a que história pertence e qual o personagem. Posso estar a escrever uma coisa e ter ideias para outra história, largo logo a primeira e vou para a outra. Não planejo nada, mas de cada vez que vou pegar numa história já começada, leio do inicio e vou acrescentando, apagando ou alterando algo, mediante a ideia que tive de continuação, para tentar não ter "buracos" nessa história.


8. Quais eventos literários você já participou como escritora e leitora?

Como escritora, só mesmo no lançamento do meu primeiro livro. Como leitora vou todos os anos à Feira do Livro no Porto, só este ano é que falhei.


9. Além da escrita, o que mais você gosta de fazer?

Como disse no inicio da entrevista, faço artesanato, desde pintar telas a fazer sabonetes, entre outras coisas. Adoro passar tempo com a família. Gosto muito de ler, qualquer que seja o gênero. Só não leio livros hot. Os autores desse gênero que me perdoem, não é nada contra eles, mas prefiro ser a protagonista de cenas desse gênero, em vez de ler acerca de cenas desse gênero. Adoro brincar...


10. Pode compartilhar com a gente quais são seus projetos futuros?

Já tenho 2 histórias na amazon, neste momento tenho mais 2 prontas para lá colocar. Comecei a escrever um livro em 2016, que fui pondo de parte, por surgirem novas ideias e por falta de tempo, tenciono regressar a ele, quero mesmo acabá-lo, "Quem traça o nosso destino" é o nome dele. Estou com a organização de algumas antologias em ebook e uma antologia que vai ser publicada em fisico pela editora Illuminare, saiu o edital há pouco tempo, "Através do Tempo", é o nome. Espero que seja a primeira antologia física de muitas.




Gostaria de desejar muito sucesso a escritora !!!

Aproveito para convidar todos vocês a participarem da Antologia "Através do tempo".
É um ótimo tema e tenho certeza que vão gostar.




Confiram o EDITAL no site da Editora Illuminare:

Mandem seus contos até dia 31/01/2020 para o email:
editorailluminare@gmail.com






CONTATO: 
aventuraliteraria@hotmail.com

ME SIGAM NAS REDES SOCIAIS

9 comentários:

  1. Obrigada
    Gostei muito da entrevista
    Estou ao dispôr para o que precisares de mim

    Jinhos
    Susana Silva

    ResponderExcluir
  2. Foi muito bom conhecer um pouco mais sobre a Susana e dos projetos que estão chegando.
    Desejo sucesso para a parceria com a editora Illuminare que é maravilhosa.
    Sucesso para blog que é lindo.

    E viva o mundo da escrita!
    https://rob-umarosaazul.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já há mais um projeto, desta vez uma antologia organizada por mim pela editora Bindi: Rainhas Audaciosas

      Excluir
  3. Parabéns Susana Silva pelos teus trabalhos literários, tanto na escrita quanto nos ajudando a melhorar a nossa obra! Não preciso te desejar sucesso, pois já os tem!
    José Miguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguardando mais obras tuas... eu adoro a tua forma de escrever e gosto muito de ajudar...

      Excluir
  4. Parabens Susana. Nao apenas por sua escrita mas tb por sua iniciativa em ajudar novos autores. Seus relatos e experiencias nos enriquecem. Sucesso sempre!!!!

    ResponderExcluir
  5. Suzana Silva! Por favor, estou com o meu primeiro face book que eu tinha perdido. Sou Lourdes Almeida, a escritora brasileira que conversou com voce no face book e vai participar da antologia o acordo.eu fiz um comentario na sua publicacao,do livro das orquídeas.obrigada! Lourdes Almeida.

    ResponderExcluir
  6. Espero uma resposta no meu email.
    Almeidamariak494@gmail.com

    ResponderExcluir

@blogaventuraliteraria