Título: Zome, bom senso e fé | Autor: Antônio Guedes Alcoforado
Gênero: Biografia | Ano: 2016 | Páginas: 128 | Nota: ✮✮✮✮✮
Gênero: Biografia | Ano: 2016 | Páginas: 128 | Nota: ✮✮✮✮✮
Olá leitores !!! Em parceria com o autor Antônio Guedes Alcoforado, trago para vocês a indicação de um livro biográfico com diversos momentos marcantes. Conheci o trabalho do autor através da coordenação para publicação de antologias pela Editora Illuminare do livro "Pets Companhia", no qual fui selecionada e tive um conto publicado. Foi muito gratificante ter participado desse projeto, guardo ótimas recordações. Dessa vez, trago a indicação de sua mais nova obra, que tenho certeza que vocês irão amar conhecer.
SINOPSE
Órfão de pai aos quatro anos, recebe o apelido de Zome. Aos dez anos é vaqueiro, aos treze é vaqueiro de Mário Freitas. Agricultor, com a mãe e irmãos plantava banana, tabaco, algodão, etc. Autodidata, aprendeu a ler e escrever. Descobriu que era bom com números, fazia as quatro operações de cabeça. Inventava o futuro, tinha fé e expectativas positivas. Um dos moradores inaugurais do bairro Oeiras Nova. Barbeiro profissional por dez anos. Instalou o primeiro comércio do bairro Oeiras Nova. Junto com sua irmã Isabel, administrou o Bar Dois Irmãos a partir de 1970. Zome e Doninha viram Oeiras Nova crescer enquanto criavam os filhos. No livro, há peraltices e travessuras dos filhos e de outros. Outros personagens da envolvente história: Mário Freitas, Dom Edilberto Dinkelborg, Luís Carlos Prestes e Irmã Caldas. Surpreenda-se com a história envolvente de Zome.
Achei a leitura bastante interessante por conhecer mais sobre a história de uma família e acompanhar o desenvolvimento de uma região do país (Oeiras-PI). As fotos ajudaram muito na construção dos capítulos do livro. Consegui sentir uma grande carga dramática por se tratar de pessoas e histórias reais que deixaram lembranças especiais ao autor.
Vários personagens são citados em diversos momentos, histórias são revividas dando títulos aos capítulos como: Chicô e Teresa (é o início de tudo, quando Chicô migra para região, quando iniciou com a formação da família), Doninha (história de vida e ensinamentos), "Profissional do campo" e "Sazonalidades" entre outros. Com especial destaque ao capítulo que explica o apelido que deu nome ao livro.
Zome é o apelido do biografado, explicado o motivo no Capítulo denominado Vaqueiro (Homem, Home, Zome, homem da casa). Bom senso é uma das qualidades marcantes de Zome, que significa a capacidade intuitiva de distinguir a melhor conduta em situações específicas; e fé que é outra característica/conduta visível dele, significando confiança, credibilidade, crença, associação para o bem comum, não é necessariamente religioso ou santificado.
Uma biografia que vale a pena ser conhecida, uma história de força e determinação em lidar com as adversidades da vida, um exemplo que fica e com certeza serve de motivação a muitos que possam vir a conhecer esse livro. Um homem dedicado a sua família e seu trabalho, que conseguiu levar a diante e ser conhecido na região por todas suas qualidades. Uma leitura que com certeza, eu recomendo !!! Dou parabéns ao autor por deixar registrado uma história que inspira e emociona !!! Muito sucesso !!!
SOBRE O AUTOR
Antônio Guedes Alcoforado é nascido em Oeiras (PI) a 2 de Maio de 1968. É bacharel em Direito e funcionário do Banco do Brasil. Em 2015 publicou o livro de contos 'Um marco em minha vida' que recebeu Menção Honrosa da União Brasileira de Escritores - UBE(RJ). Organizou as antologias 'Deitado eternamente em berço esplêndido', 'Pets Companhia' e 'Memórias de um bar'. onde participa também como autor. Possui contos premiados pelas: Litteraria Academiae Lima Barreto (RJ), Academia Bauruense de Letras (SP), e Academia de Letras e Artes de Paranavaí (PR). Publicou em antologias no Brasil, Chile, Uruguai, Argentina, Espanha e Portugal, por diversas editoras.
Fanpage: https://www.facebook.com/agaautor/
Oiee Lorena ^^
ResponderExcluirEu ainda não conhecia esse livro, e não sou muito fã de biografias, mas fiquei curiosa para ler, principalmente depois de ver que você gostou e se emocionou tanto com a leitura. Gostei, mas acho que não o leria agora, não é o tipo de livro que eu estou querendo ler no momento.
MilkMilks ♥
Olá, eu não conhecia o livro, mas achei bem interessante, não é o tipo de leitura que me agrada, mas quem sabe um dia né, um beijo.
ResponderExcluirBiografias não é muito meu forte, mas ótimo saber sobre o livro. Lindo post, parabéns pela parceria
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirQue parceria boa essa!! O livro parece ser muito tocante, pessoal e profundo... Eu gosto muito de biografias, nunca tive problemas com elas. A história simples me deixou bastante curiosa...
bjss
:)
Oie amore, sendo bem sincera não curto muito biografias não.
ResponderExcluirPoucas são as que eu li e quero ler.
Essa não me chamou a atenção não.
Parabéns pela parceria e pelo post.
Beijokas!
Oi Lorena, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirEu não tenho o costume de ler biografias, abro algumas raras exceções. Mas fiquei impressionada pela história de vida dele e por suas conquistas. Para quem gosta do gênero, parece ser uma ótima dica de leitura.
beijinhos.
cila.
Olá
ResponderExcluirApesar da resenha estar ótima e ver que o livro te conquistou muito, ele não é uma leitura que eu faria, logo passo a dica.
Parabéns pela resenha
Beijuh
Oii, o bacana das biografias é justamente sentir aquilo que o autor quer passar, e isso é bem bacana. Esse não o meu gênero predileto, mas fiquei bem tocada pela história que o mesmo traz.
ResponderExcluirbeijos