SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

10 FILMES BASEADOS EM CLÁSSICOS DA LITERATURA BRASILEIRA



Olá !!! Vocês que estão pesquisando sobre literatura brasileira. Dessa vez trago para vocês 10 indicações de filmes baseados em clássicos nacionais. Com certeza, vale muito a pena conhecer e compartilhar. Depois deixa nos comentários se já viram alguns desses.

Prepara a pipoca e vamos lááááááá
  




A Ostra e o Vento (1996), dirigido por Walter Lima Jr., é adaptado do livro homônomo de Moacir C. Lopes. A jovem Marcela (Leandra Leal) vive com seu pai, o faroleiro Jose (Lima Duarte), e o velho Daniel (Fernando Torres) numa ilha. O único contato da menina com o mundo exterior se dá através de uma embarcação com 4 marinheiros que regularmente vai levar-lhes provisões. Através das palavras de Daniel, que a ensina a ler e sua fonte de ternura e conhecimento, e da severidade do pai, que quer protegê-la do resto do mundo, Marcela segue sua vida até que, ao tornar-se adolescente, passa a sentir sua sexualidade e seus anseios de viver de forma intensa.


Capitães de Areia (2011), dirigido por Cecília amado, é uma adaptação do livro homônimo de Jorge Amado. Na capital baiana Salvador, nos anos de 1930, menores abandonados que vivem nas ruas enfrentam toda sorte de dificuldades. Conhecidos como "capitães da areia", são liderados pelo jovem Pedro Bala, praticando crimes como roubo e estupro.


Inocência (1983), dirigido por Walter Lima Jr., é baseado no livro homônimo do Visconde de Taynay. No Brasil imperial, um médico itinerante (Édson Celulari) em suas andanças conhece uma moça acometida de malária (Fernanda Torres) por quem se apaixona, sendo correspondido. Entretanto, o pai da jovem a prometeu para um rico fazendeiro da região e não admite ter sua vontade contestada.


Memórias Póstumas de Brás Cubas (2001), dirigido por André Klotzel, é um das adaptações do livro homônimo de Machado de Assis. Após sua morte, no ano de 1869, Brás Cubas decide por narrar sua história e revisitar os fatos mais importantes de sua vida, a fim de se distrair na eternidade. Começa então a relembrar dos amigos, como Quincas Borba, da sua displicente formação acadêmica em Portugal, dos amores de sua vida e, ainda, do privilégio que teve de nunca ter precisado trabalhar em sua vida.


Menino de Engenho (1965), dirigido por Walter Lima Jr., é uma adaptação do livro homônimo de José Lins do Rego. Ao ficar órfão, um menino passa a ser criado por seu avô e tios, ricos proprietários rurais, em um engenho de cana-de açúcar onde cresce, estuda, conhece a política, o amor e a desilusão.


O Cortiço (1978), dirigido por Francisco Ramalho Jr., é baseado no livro homônimo de Aluísio de Azevedo. Moradora de um cortiço de propriedade do português João Romão, Rita Baiana é uma mulher expansiva e liberal. Ao se apaixonar por Jerônimo, jovem lusitano recém-chegado ao Brasil, ela deflagra um jogo de paixões que acaba em tragédia.


O Tronco (1999), dirigido por João Batista de Andrade, é uma adaptação do livro homônimo de Bernardo Élis. O coletor de impostos Vicente Lemos, homem de confiança do governo, é enviado para a região norte a fim de combater o domínio absoluto exercido pela família do patriarca Pedro Melo, cujo filho, Artur, é ex-deputado e ex-aliado dos coronéis sulistas. Os Melo incendeiam a coletoria de Vicente, o que obriga o governo a enviar uma tropa com soldados comandada pelo astuto e carreirista juiz Carvalho, que manda invadir a fazenda.


Policarpo Quaresma (1998), dirigido por Paulo Thiago, é baseado no livro ‘Triste fim de Policarpo Quaresma’ de Lima Barreto. O protagonista é um sonhador e um nacionalista que atua no Congresso e quer que o idioma tupi-guarani seja o oficial no Brasil.


São Bernardo (1972), dirigido por Leon Hirszman, é baseado no romance de Graciliano Ramos. O filme acompanha a trajetória de Paulo Honório, um modesto caixeiro-viajante que enriquece, valendo-se de métodos violentos, compra a fazenda S. Bernardo e contrata casamento com Madalena, a esclarecida professora da cidade. O conflito se estabelece quando Madalena não aceita ser tratada como propriedade.


Vidas Secas (1963), dirigido por Nelson Pereira dos Santos, é baseado no livro homônimo do escritor Graciliano Ramos. Pressionados pela seca, uma família de retirantes composta por Fabiano, Sinhá Vitória, o menino mais velho, o menino mais novo e a cachorra Baleia, atravessam o sertão em busca de meios para sobreviver.



E então, gostaram das indicações ?!?!?!
Se desejarem, compartilhem também os seus filmes favoritos 
nos comentários ...



CONTATO: 
aventuraliteraria@hotmail.com

ME SIGAM NAS REDES SOCIAIS






Um comentário:

  1. Feliz navidad y próspero año nuevo a todos los lectores de todo el mundo. Estaré eternamente agradecido con el Dr. Itua, médico herbolario que me curó de cáncer de colon y herpes después de beber su tratamiento a base de hierbas durante 31 días y hoy estaré eternamente agradecido porque no lo haré. estar entrando en el nuevo año con un cuerpo enfermo y poco saludable. El Dr. Itua es un médico herbal muy poderoso que cura las siguientes enfermedades como herpes, VIH / SIDA, cáncer, hechizos de amor, enfermedades crónicas, hepatitis a, b, c Diabetes y puede contactarlo si no se siente bien en su cuerpo , le prometí al Dr. Itua que compartiría su gran trabajo con el mundo después de salvarme y es lo que haré durante el año para salvar muchas vidas aquí.
    Contacto de correo electrónico del Dr. Itua: drituaherbalcenter@gmail.com
    Número de WhatsApp: +2348149277967
    Tienda de hierbas: https://drituaherbalcenter.com/shop/

    ResponderExcluir

@blogaventuraliteraria