SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

VULGO GRACE - AUTORA: MARGARET ATWOOD [LIVRO+SÉRIE]



Título: Vulgo Grace | Autora: Margaret Atwood
Editora: Rocco | Ano: 2017 | Páginas: 496 | No Skoob

SINOPSE
Vulgo Grace conta a trajetória de Grace Marks, uma criada condenada à prisão perpétua por ter ajudado a assassinar o patrão e a governanta da casa onde trabalhava, na Toronto do século XIX. Com uma narrativa repleta de sutilezas que revelam um pouco da personalidade e do passado da personagem, estimulando o leitor a formar sua própria opinião sobre ela, Atwood guarda as respostas definitivas para o fim. Afinal, o que teria levado Grace Marks a cometer o crime? Ou será que ela estaria sendo vitima de uma injustiça?


Vulgo Grace é um livro que chamou minha atenção desde que vi a capa. Eu desejei muito saber mais sobre a história e os motivos que levaram Grace a cometer aqueles atos. Gosto bastante de livros que nos façam ir descobrindo à medida que os fatos vão sendo mostrados, especialmente quando se trata de uma história baseada em fatos reais. 

A Editora Rocco fez um ótimo trabalho, desde a capa que é muito bonita, vemos a representação da personagem principal Grace ainda jovem dentro de um perfil de uma mulher mais velha que se desfaz dando a impressão do passar do tempo. Conta com as orelhas que protegem o livro.

Conta também com uma ótima diagramação, capítulos relativamente curtos, intercalando a narrativa, cartas, ilustrações e poemas, vão reconstruindo a vida de Grace Marks. A autora fez uma ótima pesquisa com as fontes que existem sobre o caso. A narrativa não é linear, vemos momentos presentes misturados a suas lembranças ainda quando jovem, todo sofrimento que passou e a todo momento nos questionamos sobre sua culpa ou inocência. Apesar de ser um livro extenso, ele prende nossa atenção do início ao final. Quando percebemos já estamos nas últimas páginas. Levei três dias para concluir a leitura que eu sempre fazia à noite.


A narrativa tem início no ano de 1851 quando Grace está com 24 anos, presa na Penitenciária de Kingston cumprindo pena pelo assassinato de seu patrão Thomas Kinnear e a governanta Nancy Montgomerry. São muitos os castigos que são aplicados, os abusos, as humilhações que vem sofrendo apesar do seu bom comportamento. Ela costuma prestar serviços domésticos na casa do Governador para a família. Em determinados momentos, ela passa a receber a visita do Dr. Simon quem pretende descobrir a verdade por traz dos fatos e a ajudá-la na sua libertação

Não é uma tarefa fácil já que Dr Simon precisa lidar com a resistência de Grace em falar, suas desconfianças com médicos, seus medos e com uma amnésia que a impediria de lembrar dos fatos como realmente aconteceram. As diferentes versões dadas para o crime terminam confundindo a todos principalmente os leitores. Será que fato ela estaria falando a verdade ao declarar que não lembrava o que teria acontecido ou estaria encobrindo suas reais intenções? Ela realmente desejava a morte deles por motivos pessoais e religiosos ou foi obrigada por James McDermott o outro empregado da fazenda? Até que ponto ela teria participado no planejamento e execução do crime? São respostas que não ficam claras. 

Imaginamos que Grace por ter tido um passado muito conturbado de violência e abusos, pela perda da mãe e da amiga Mary, da influência religiosa ela tinha raiva da governanta por ter um relacionamento com patrão e não admitia que ela se casasse com ele e tivesse uma vida de luxos enquanto Mary teria morrido sem ter esse mesmo direito. Ela mesma não sabia o que era ter um relacionamento feliz com alguém, sempre levava uma vida solitária e triste. Depois por ter sido despedida e não ter expectativas, termina sendo influenciada a cometer o crime por MacDermott que já nutria grande aversão aos patrões. O que não fica claro se ela planejou ou foi coagita a executar o crime, cabe a cada um acreditar nela ou nos fatos.

É uma história que envolve o leitor, emociona, assusta, nos deixa por vários momentos em dúvida de quem estaria falando a verdade, nos questionamos até que ponto ela seria capaz de manipular as pessoas ao redor para obter o que desejava. Grace foi uma mulher que sofreu, sua vida não foi nada fácil, ela era ainda muito jovem quando tudo aconteceu, nada justificaria os crimes porém passamos a ver os motivos que a levaram a estar na cena do crime. É uma leitura que com certeza vale a pena ser indicada.




Livro disponível para aquisição pelos sites:


= RESENHA EM VIDEO =




= SOBRE GRACE MARKS =




Grace Marks nasceu em 1828 em Ulster, na Irlanda. A família imigrou para o Canadá em 1840, quando Grace tinha doze anos. Sua mãe morreu no navio e seu pai era alcoólatra. Grace começou a trabalhar como empregada doméstica na casa do fazendeiro da Yonge Street, Thomas Kinnear, que mantinha um relacionamento com a governanta, Nancy Montgomery. 

Em 18 de julho de 1843, Kinnear e Montgomery foram assassinados, Kinnear foi baleada e Montgomery, que estava grávida no momento de sua morte, foi atingida na cabeça por um machado e posteriormente estrangulada antes de ser desmembrada e escondida sob uma grande banheira. Sob o pseudônimo "Mary Whitney", Marks e o servo, James McDermott, fugiram juntos para os EUA, mas foram presos em Lewiston, Nova York, e deportados para Toronto. Ainda não está claro se Marks realmente participou do duplo assassinato.


Marks foi julgada com McDermott pelo assassinato de Kinnear. Um julgamento pelo assassinato de Montgomery seria seguido, mas foi considerado desnecessário, pois os dois réus foram condenados pelo assassinato de Kinnear e sentenciados à morte. McDermott foi enforcado, mas a sentença de Marks foi comutada para a prisão perpétua que ela serviu na penitenciária de Kingston. Em um período (4 de maio de 1852 - 18 de agosto de 1853), ela foi internada em um asilo, mas mais tarde foi devolvida à Penitenciária de Kingston. Depois de quase trinta anos de prisão, Marks foi perdoado e mudou-se para o norte de Nova York. Depois disso, não se teve mais notícias dela.  



= SOBRE A SÉRIE =




Alias Grace é uma minissérie original da Netflix de 2017 inspirada no livro Vulgo Grace (1996) da autora Margaret Atwood e interpretada pela atriz Sarah Gadon no papel principal. Conta a história real de Grace Marks em 6 episódios.Tem início 1859 quando Grace cumpre pena na Penitenciária de Kingston há quinze anos pelos dois assassinatos do patrão e da governanta da casa.  

Ela costuma prestar serviços domésticos ao Governador e a sua família devido ao seu bom comportamento, mas ainda continua interna na prisão. Grace se tornou muito conhecida na época. Enquanto muitos a olhavam com curiosidade, outros tentavam ajudá-la a alcançar sua liberdade. Um comitê liderado pelo governador manda o Dr. Simon Jordan que é um psiquiatra para visitá-la e fazer um relatório que seja favorável a sua libertação. 

No início ela se mostra resistente a falar sobre seu passado. Porém, com o tempo, Grace passa contar sua história de vida desde quando saiu da Irlanda com a família e foi para o Canadá, eles eram protestantes. O pai que trabalhava na Empresa Ordem de Orange, teria se envolvido em uma confusão com católicos e alguns deles haviam morrido, por isso haviam saído repentinamente do país. A viagem no navio foi penosa pelas tempestades e doenças. Sua mãe não resistiu e seu corpo foi jogado ao mar.

Ao chegarem ao destino, ela continua sofrendo com as agressões do pai que a obriga trabalhar para trazer dinheiro para casa. Por isso, ela vai trabalhar de serviços domésticos na casa dos Parkinsons, lá conhece Mary Whitney que também trabalhava e se tornam grandes amigas. Com a morte de Mary, ela decide ir trabalhar em outra casa em Richmond Hill do Sr. Thomas Kinnear, à convite da governanta Nancy que oferece um salário melhor. A princípio, ela imagina que seria um ambiente melhor e que teria uma nova amiga, mas ao contrário, ela vai descobrindo que o ambiente não é nada favorável, a começar pelo empregado da fazenda e a governanta que não se suportam, ele não admite receber ordens de mulher. Grace também descobre sobre o envolvimento amoroso de Nancy com o patrão e não consegue respeitá-la mais como antes. 

Em meio as conversas com o Dr. Simon percebemos a atração que existe entre os dois e que buscam conter. Ela relata também os momentos que passou no manicômio, na solitária, os sofrimentos que viveu durante o tempo que esteve presa, os abusos por partes dos policiais e médicos. Mas o grande questionamento estaria em descobrir se Grace seria de fato culpada ou vítima de toda situação. A submetem a hipnose e o resultado é mais surpreendente do que imaginavam.

Haveriam diferentes versões do crime. Uma, seria aquela que os advogados convenceram Grace a dizer no tribunal. Outra, que James McDermott teria afirmado para livrá-lo da culpa. Além daquela que Grace diz ter acontecido, e ainda, aquela versão que de fato teria acontecido e que provavelmente ninguém saberá. No final de tudo, cada um pode chegar a sua versão pessoal dos fatos. É uma história que mexe, assusta, angustia e emociona. Vale a pena assistir e comentar.




= SOBRE A AUTORA =



Margaret Atwood é uma escritora canadense: romancista, poetisa, ensaísta e contista, recebeu inúmeros prêmios literários internacionais importantes (Arthur C. Clarke Award, Prince of Asturias, Booker Prize). Recebeu a Ordem do Canadá, a mais alta distinção em seu país além de ter sido indicada várias vezes para o Booker Prize - tendo o ganhado no ano 2000 com o romance O Assassino Cego (The Blind Assassin, 2000). Outros romances de sua autoria são O Conto da Aia (The handmaid's tale, 1985), Olho de Gato (Cat's Eye, 1988) e Oryx & Crake (2003). Sua obra é conhecida por mesclar uma fina veia irônica e lúdica com uma aguçada perspicácia para questões contemporâneas - como as relações de gênero e o meio ambiente.







CONTATO: 
aventuraliteraria@hotmail.com

ME SIGAM NAS REDES SOCIAIS


7 comentários:

  1. A capa é linda demais, também me chamou a atenção. Eu assistir a série e gostei bastante, preciso ler o livro.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da história e da forma que a narrativa é construída. Mas o que mais me chamou atençåo foi vc ler o livro em três dias. Na correria as vezes levo três meses para concluir uma obra.

    ResponderExcluir
  3. Pra quem gosta de desse estilo de história vai amar ler de vdd.
    Cheio de emoção e reviravoltas.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. A história é muito bem costruída, nos prende do início ao fim, com suas reviravoltas. Um ótimo livro, agora quero ver a série.

    ResponderExcluir
  5. Adoro esses livros de mistérios. Fico imaginando que devam ter muitas surpresas e plot twists sobre a motivação dela. Acho que vou dar uma conferida, obrigado pela dica :3

    ResponderExcluir
  6. para começar tenho de perguntar como é que consegue ler em apenas 3 dias, fiquei de boca aberta, eu demoro messes a ler!?
    Afinal que é o "assassino" pelo que percebi é uma historia que dá panos para mangas, pois é sem um final!, não se consegue saber que é o "vilão" desta historia
    parabéns pela resenha esta bastante esclarecedora parecia até que estava a ler este livro

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca terminei esse livro, achei muito arrastado, mas vi a série e curti, mas o livro as coisas demoram muito pra acontecer e perdi o interesse.

    ResponderExcluir

@blogaventuraliteraria