O morro dos ventos uivantes | Autora: Emily Brontë




Livro: O morro dos ventos uivantes | Autora: Emily Brontë | Editora: Lanmark
Ano: 1847 | Edição: 2015 | Páginas: 304

O primeiro contato que tive com a história foi alguns anos atrás quando assisti o filme versão de 1992 com Juliette Binoche e Ralph Fiennes, me marcou muito. Os anos se passaram e recentemente decidi rever o filme e finalmente ler o livro para conhecer mais a fundo sobre essa fantástica obra livro Emily Brontë. Me surpreendi com os detalhes, sobre o contexto quando foi escrita e por ser o único romance da autora.

O morro dos ventos uivantes é uma história intensa que traz uma crítica forte sobre a sociedade da época. Para a autora o amor pode ter dois lados, e nessa história fica evidente o lado cruel, vingativo e destrutivo.


RESENHA EM VIDEO



SINOPSE

O patriarca da família Earnshaw resolve fazer uma viagem e traz consigo um pequeno órfão, Heathcliff. Toda a afeição que o pai logo demonstra pelo menino desperta o ciúme do seu filho legítimo, Hindley. Sua irmã, Catherine, se afeiçoa por Heathcliff. Quando o Sr. e a Sra. Earnshaw morrem, Hindley sujeita Heathcliff a várias humilhações. Este passa a ficar bruto e melancólico. Apesar do amor entre ele e Catherine, ela decide casar com Edgar Linton. Heathcliff sai do Morro dos Ventos Uivantes e, quando volta, está rico. Catherine tem uma filha de Edgar e morre logo em seguida. Heathcliff resolve se vingar de Edgar e de Hindley. Primeiro se casa com Isabella, irmã de Edgar e tem um filho chamado Linton. Hindley depois de perder sua esposa, cai no vício do jogo e da bebida e perde todos os seus bens para Heathcliff. Antes da morte de Edgar, Heathcliff casa Linton e Cathy (filha de Catherine e Edgar). Cathy descobre-se sem bens, quando seu marido Linton morre e Heathcliff apresenta um testamento onde seu filho lhe passava tudo quanto possuía. Pensando já ter se vingado, percebe nos últimos descendentes das casas da Granja da Cruz dos Tordos e do Morro dos Ventos Uivantes o olhar de seus antepassados e a paixão entre os dois, morrendo só em sua loucura e solidão.



PERSONAGENS

Hearthcliff
Catherine Earnshaw
Catherine Linton (filha)
Edgar Linton
Isabella Linton
Hindley Earnshaw
Ellen "Nelly" Dean
Hareton Earnshaw
Linto Heathcliff
Frances Earnshaw


LINHA DO TEMPO

1757: Hindley nasce (verão); Nelly nasce.
1762: Edgar Linton nasce.
1765: Catherine Earnshaw nasce (verão); Isabella Linton nasce.
1771: Heathcliff é trazido para "Wuthering Heights" por Mr. Earnshaw.
1773: Mrs. Earnshaw morre (primavera).
1774: Hindley vai para o colégio.
1777: Hindley casa com Frances; Mr. Earnshaw morre e Hindley volta (Outubro); Heathcliff e Catherine visitam "Thrushcross Grange" pela 1ª vez; Catherine volta para "Wuthering Heights".
1778: Hareton nasce (Junho); Frances morre.
1780: Heathcliff parte de "Wuthering Heights"; Mr. e Mrs. Linton morrem.
1783: Catherine casa com Edgar (Março); Heathcliff volta (Setembro).
1784: Heathcliff casa com Isabella (Fevereiro); Catherine morre e Cathy nasce (20 Março); Hindley morre; Linton nasce (Setembro).
1797: Isabella morre; Cathy visita "Wuthering Heights" e conhece Hareton; Linton vem para "Thrushcross Grange" e "Wuthering Heights".
1800: Cathy encontra Heathcliff e vê Linton novamente (20 Março).
1801: Cathy e Linton casam (Agosto); Edgar morre (Agosto); Linton. morre (Setembro); Mr. Lockwood vai para Thrushcross Grange e visita "Wuthering Heights", iniciando a narrativa.
1802: Mr. Lockwood volta para Londres (Janeiro); Heathcliff morre (Abril); Mr. Lockwood volta para "Thrushcross Grange" (Setembro).
1803: Cathy planeja casar com Hareton (1º Janeiro)



CURIOSIDADES

Adaptações para o cinema

1920 - primeira adaptação para o cinema
1939 - adaptação com Laurence Olivier e Merle Oberon
1954 - adapatação do espanhol Luis Buñuel (recebem o nome de Alejandro e Catarina)
1970 - primeira adaptação colorida com Timothy Dalton
1978 - minissérie feita para o canal BBC com Ren Hutchison e Kay Adshead
1992 - versão com Julitte Binoche e Ralph Fiennes
1998 - versão com Robert Cavannah e Orla Brandy
2003 - versão moderna para MTV
2009 - versão com Charlotte Riley e Tom Hardy
2011 - versão com Kaya Scodelario

Adaptações para tv no Brasil

1967 - Novela de mesmo nome
1973 - Vendaval



SOBRE A AUTORA

Emily Brontë nasceu em Thornton (Inglaterra) em 30 de Julho de 1818. Teve uma educação severa e reclusa. Costumava escrever para passar o tempo muitas histórias junto a suas irmãs, também escritoras Anne e Charlotte. Porém consegui publicar apenas um compilado de poemas e um único romance sob o pseudônimo de Ellis Bell. Tentou ser professora, mas não obteve êxito. Morreu em 19 de Dezembro de 1948 em Haworth, com tuberculose. 

Lorena Caribé
Lorena Caribé

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

2 comentários:

  1. Ola, Tudo bem? Sempre tive vontade de ler esse livro e uma das razões é que em muitos filmes que já assistir menciona ele.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Li esse livro no último ano do Ensino Médio, e sabe que até hj me arrependo de ter lido tão rápido? haha Foi uma das melhores obras que encontrei, e até agora fico surpresa de ter conseguido concluir a leitura sem desistir, já que a Emily é aquela com escrita mais densa e complicada das irmãs Brontë (a Charlotte é minha preferida). É como vc falou, um livro cheio de críticas ao ambiente em que foi escrito, e que quebra padrões estabelecidos na era romântica, o que talvez torne a leitura um tanto complicada: o casal principal não é nada daquilo que se espera dum romance da época. No momento não faria uma segunda leitura, pq não tô na vibe, mas quem sabe um dia? Um beijo!

    ResponderExcluir