SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

O ILUMINADO ÀS FAVAS | AUTOR: ROBERTO CAMILOTTI | COMENTÁRIO E DIVULGAÇÃO




Olá pessoal !!! Dessa vez vim compartilhar com vocês o comentário sobre o Conto "O Iluminado às favas" do autor Roberto Camilotti, publicado no seu Blog. Clique aqui para ver o post original com o Conto. Gostei da ideia do autor de poder fazer um comentário e divulgar seu trabalho. Roberto é de São Paulo e compartilha no seu blog textos pessoais e resenhas de livros. Espero que vocês gostem de conhecer e possam estar também acompanhando suas produções.

O Conto traz como personagens centrais, Desidério, um angolano que vive nas ruas do Rio de Janeiro, que veio para o país em busca de melhores condições de vida mas não teve oportunidades. Enquanto que Paciência é um extraterrestre que veio de um Planeta há duzentos bilhões de anos-luz da Terra. Uma determinada noite Paciência resolve se aventurar na Terra viajando na velocidade da luz, encontro Desidério, que a princípio sente medo mas decide ficar escutar o que Paciência tem a dizer.

Os dois estabelecem contato e passam conversar sobre suas vidas e sentimentos. Desidério relembra momentos vividos ainda em Angola, momentos que ele vê agora que era felizes, se sente nostálgico, e acredita ele estar fadado ao insucesso. Apesar de sentir saudades, não vê mais esperanças de dias melhores. Enquanto que paciência, um viajante do universo, se encanta em conhecer novos lugares, mas que precisa retornar a seu Planeta para continuar com suas missões. Seu Planeta está em guerra.

Consigo perceber que mesmo na diferença entre eles, podemos perceber semelhanças. Seja na vontade de poder compartilhar algo, no momento que percebem a presença de um gato, que não é ninguém e ao mesmo tempo de todos que estão ali na rua. Eles são aventureiros quanto buscam novos mundos e horizontes, Desidério ao sair de Angola e vir para o Brasil, Paciência sair do seu Planeta para visitar a Terra. Provavelmente sua aparência não seja tão diferente também, já que conseguiram se comunicar, e mesmo com o medo de Desidério a princípio, depois percebeu que Paciência apenas desejava encontrar alguém para conversar.

Gostei bastante do conto, da temática, das mensagens que são passadas ao leitor. É interessante, prende atenção e desejamos saber o resultado. Me fez pensar se eles poderão se reencontrar em novos contos para continuar com suas histórias e aventuras, seria interessante. Obrigada Roberto por dar essa ideia, e compartilhar o seu conto comigo, desejo muita sorte !!! E que venham mais contos assim !!! bjooo




    

8 comentários:

  1. Lorena, desculpa a demora, foi mal.

    Obrigado pelo apoio. São palavras como as tuas que me motivam a continuar escrevendo; fico feliz que tenha gostado.

    Sucesso p/ ti.

    Roberto Camilotti: blog de literatura.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Achei interessante o post, uma bela oportunidade de divulgação para o autor.
    Com certeza irei conferir o conto, pois achei a premissa bastante interessante e acredito que tem tudo para me agradar.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  3. Oii, que conto interessante. Ainda não vi nada com essa temática e gostei.
    Estou bem interessada em lê-lo.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não consegui me interessar pela premissa. Não consegui imaginar um ET e um angolano juntos aqui no Brasil, só se for um Tipo de comédia, sei lá! Achovque só lendo mesmo pra eu entender. Rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Lorena, tudo bem?
    Eu me aventurei esse ano em uma história de um alienígena que veio para Terra em uma missão e achei a história bem interessante (O homem que caiu na Terra) e estarei adicionando o conto aos meus favoritos para ler assim que tiver um tempinho. Adoro contos e adoro quando é ambientado no Brasil, irei ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. É sempre bacana conferir contos de autores brasileiros e ainda mais admirável é sua atitude de divulgar ele aqui, dando aquela força para a literatura nacional! \o/ Ainda não conhecia o autor e nem o conto, mas fiquei curiosa para conhecer e irei visitar o espaço dele com certeza!

    ResponderExcluir
  7. Olá, não conhecia o autor e fique bastante interessada no texto. Parabéns pela resenha, ficou ótima e eu fiquei com ainda mais vontade de conferir ;)

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi Lorena!
    É um conto bem diferente, mas gostei bastante da ideia de um humano conversando com um ET e dá pra perceber mesmo que eles necessitavam apenas de alguém para conversar.
    Tomara que o autor continue a história dos dois e que você as resenhe aqui!
    Beijos!

    ResponderExcluir

@blogaventuraliteraria