ZOME, BOM SENSO E FÉ | ANTÔNIO GUEDES ALCOFORADO


Título: Zome, bom senso e fé | Autor: Antônio Guedes Alcoforado
Gênero: Biografia | Ano: 2016 | Páginas: 128 | Nota: 

Olá leitores !!! Em parceria com o autor Antônio Guedes Alcoforado, trago para vocês a indicação de um livro biográfico com diversos momentos marcantes. Conheci o trabalho do autor através da coordenação para publicação de antologias pela Editora Illuminare do livro "Pets Companhia", no qual fui selecionada e tive um conto publicado. Foi muito gratificante ter participado desse projeto, guardo ótimas recordações. Dessa vez, trago a indicação de sua mais nova obra, que tenho certeza que vocês irão amar conhecer.


SINOPSE

Órfão de pai aos quatro anos, recebe o apelido de Zome. Aos dez anos é vaqueiro, aos treze é vaqueiro de Mário Freitas. Agricultor, com a mãe e irmãos plantava banana, tabaco, algodão, etc. Autodidata, aprendeu a ler e escrever. Descobriu que era bom com números, fazia as quatro operações de cabeça. Inventava o futuro, tinha fé e expectativas positivas. Um dos moradores inaugurais do bairro Oeiras Nova. Barbeiro profissional por dez anos. Instalou o primeiro comércio do bairro Oeiras Nova. Junto com sua irmã Isabel, administrou o Bar Dois Irmãos a partir de 1970. Zome e Doninha viram Oeiras Nova crescer enquanto criavam os filhos. No livro, há peraltices e travessuras dos filhos e de outros. Outros personagens da envolvente história: Mário Freitas, Dom Edilberto Dinkelborg, Luís Carlos Prestes e Irmã Caldas. Surpreenda-se com a história envolvente de Zome.


Achei a leitura bastante interessante por conhecer mais sobre a história de uma família e acompanhar o desenvolvimento de uma região do país (Oeiras-PI). As fotos ajudaram muito na construção dos capítulos do livro. Consegui sentir uma grande carga dramática por se tratar de pessoas e histórias reais que deixaram lembranças especiais ao autor. 

Vários personagens são citados em diversos momentos, histórias são revividas dando títulos aos capítulos como: Chicô e Teresa (é o início de tudo, quando Chicô migra para região, quando iniciou com a formação da família), Doninha (história de vida e ensinamentos), "Profissional do campo" e "Sazonalidades" entre outros. Com especial destaque ao capítulo que explica o apelido que deu nome ao livro.

Zome é o apelido do biografado, explicado o motivo no Capítulo denominado Vaqueiro (Homem, Home, Zome, homem da casa). Bom senso é uma das qualidades marcantes de Zome, que significa a capacidade intuitiva de distinguir a melhor conduta em situações específicas; e fé que é outra característica/conduta visível dele, significando confiança, credibilidade, crença, associação para o bem comum, não é necessariamente religioso ou santificado.

Uma biografia que vale a pena ser conhecida, uma história de força e determinação em lidar com as adversidades da vida, um exemplo que fica e com certeza serve de motivação a muitos que possam vir a conhecer esse livro. Um homem dedicado a sua família e seu trabalho, que conseguiu levar a diante e ser conhecido na região por todas suas qualidades. Uma leitura que com certeza, eu recomendo !!! Dou parabéns ao autor por deixar registrado uma história que inspira e emociona !!! Muito sucesso !!!



SOBRE O AUTOR

Antônio Guedes Alcoforado é nascido em Oeiras (PI) a 2 de Maio de 1968. É bacharel em Direito e funcionário do Banco do Brasil. Em 2015 publicou o livro de contos 'Um marco em minha vida' que recebeu Menção Honrosa da União Brasileira de Escritores - UBE(RJ). Organizou as antologias 'Deitado eternamente em berço esplêndido', 'Pets Companhia' e 'Memórias de um bar'. onde participa também como autor. Possui contos premiados pelas: Litteraria Academiae Lima Barreto (RJ), Academia Bauruense de Letras (SP), e Academia de Letras e Artes de Paranavaí (PR). Publicou em antologias no Brasil, Chile, Uruguai, Argentina, Espanha e Portugal, por diversas editoras. 




Lorena Caribé
Lorena Caribé

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

8 comentários:

  1. Oiee Lorena ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, e não sou muito fã de biografias, mas fiquei curiosa para ler, principalmente depois de ver que você gostou e se emocionou tanto com a leitura. Gostei, mas acho que não o leria agora, não é o tipo de livro que eu estou querendo ler no momento.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu não conhecia o livro, mas achei bem interessante, não é o tipo de leitura que me agrada, mas quem sabe um dia né, um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Biografias não é muito meu forte, mas ótimo saber sobre o livro. Lindo post, parabéns pela parceria

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Que parceria boa essa!! O livro parece ser muito tocante, pessoal e profundo... Eu gosto muito de biografias, nunca tive problemas com elas. A história simples me deixou bastante curiosa...
    bjss
    :)

    ResponderExcluir
  5. Oie amore, sendo bem sincera não curto muito biografias não.
    Poucas são as que eu li e quero ler.
    Essa não me chamou a atenção não.
    Parabéns pela parceria e pelo post.
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  6. Oi Lorena, sua linda, tudo bem?
    Eu não tenho o costume de ler biografias, abro algumas raras exceções. Mas fiquei impressionada pela história de vida dele e por suas conquistas. Para quem gosta do gênero, parece ser uma ótima dica de leitura.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Apesar da resenha estar ótima e ver que o livro te conquistou muito, ele não é uma leitura que eu faria, logo passo a dica.
    Parabéns pela resenha
    Beijuh

    ResponderExcluir
  8. Oii, o bacana das biografias é justamente sentir aquilo que o autor quer passar, e isso é bem bacana. Esse não o meu gênero predileto, mas fiquei bem tocada pela história que o mesmo traz.

    beijos

    ResponderExcluir