SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

ORIGEM DA LENDA DO LOBISOMEM





lobisomem é um ser lendário, com origem na mitologia grega e em tradições europeias, segundo as quais um homem pode se transformar em lobo, às 21 horas de sextas-feiras de lua cheia, só voltando à forma humana novamente quando o sol nasce. As Metamorfoses de Ovídio, Licaão, o rei da Arcádia, serviu a carne de Árcade a Zeus e este, como castigo, transformou-o em lobo. Uma das personagens mais famosas foi o pugilista arcádio Damarco Parrásio, herói olímpico que assumiu a forma de lobo nove anos após um sacrifício a Zeus Liceu, lenda atestada pelo geógrafo Pausânias.

Segundo os povos eslavos, o primeiro grande licantropo era um Grand Duke de Podgorica, atual capital de Montenegro. Esse Grand Duke era Victor Kruschev II, segundo as lendas ele foi convocado a lutar do lado do Império Sérvio contra a opressão Austro-Húngara, em troca ele receberia autonomia sobre sua região. Como ele e seu exército eram grandes guerreiros que se aproveitavam do relevo montanhoso para lutarem nas partes altas para as partes baixas e principalmente a noite para se aproveitarem das circunstâncias nasceram as primeiras lendas de licantropos habitarem montanhas e atacarem vilarejos à noite. Ao redor de Victor nasceu uma lenda de que nas noites de lua cheia ele retirava sua armadura para lutar se transformando em um grande lobo com poderes sobrenaturais. 

No Brasil existem muitas versões dessa lenda, variando de acordo com a região. Uma versão diz que a sétima criança em uma sequência de filhos do mesmo sexo tornar-se-á um lobisomem. Outra versão diz o mesmo de um menino nascido após uma sucessão de sete mulheres. 

As pessoas conhecem o licantropo na forma humana através de comportamentos estranhos, como mudança de comportamento, misteriosa e quase sempre com olhos cansados, sempre desconfiando de tudo e todos. Costumam dizer que que além de uma bala de prata, o fogo também poderia matar um lobisomem. Também dizem que se um ser humano for mordido por um lobisomem, e não o encontrar a cura até a 12ª badalada desse mesmo dia, ficará lobisomem para toda a eternidade.

Em algumas regiões, o Lobisomem se transforma à meia noite de sexta-feira, em uma encruzilhada. Como o nome diz, é metade lobo, metade homem. Depois de transformado, sai à noite procurando sangue, matando ferozmente tudo que se move. Antes do amanhecer, ele procura a mesma encruzilhada para voltar a ser homem. Em algumas localidades diz-se que eles têm preferência por bebês não batizados. O que faz com que as famílias batizem suas crianças o mais rápido possível. 






FILMES SOBRE LOBISOMEM

 A Companhia dos Lobos (The Company of Wolves) – 1984
A Fera Assassina (Big Bad Wolf) – 2006
Bala de Prata (Silver Bullet) – 1985
Dog Soldiers – Cães de Caça (Dog Soldiers) – 2002
Grito de Horror (The Howling) – 1981
Lobo (Wolf) – 1994
Lua Negra (Bad Moon) – 1996
O Lobisomen (The Wolfman) – 1941
Sangue & Chocolate (Blood and Chocolate) – 2007
Um Lobisomem Americano em Londres (An American Werefolf in London) – 1981




LIVROS SOBRE O TEMA

A hora do lobisomem (Stephen King)
A Fúria do Lobo (Patricia Briggs)
A cidade dos lobisomens (Thiago Hernandes)
A Maldição do Lobisomem (Shannon Delany)
Diário de um lobisomem (Georgina Martins)
Histórias de Lobisomem (Maria Fernanda Antunes)
O coronel e o lobisomem (José Cândido de Carvalho)
O pequeno lobisomem (Pedro Bandeira)
O Último Lobisomem (Glen Duncan)
Meu pequeno lobisomem (Tom B. Stone)





Você gostam de ler ou assistir filmes sobre 
lobisomens?!?!?

Deixem seus comentários !!!



ME SIGAM NAS REDES SOCIAIS



Nenhum comentário:

@blogaventuraliteraria