Título: As duas faces de Muriel | Autor: Gerson de Oliveira
Editora: Ólli |Scortecci | Ano: 2017 | Páginas: 308
SINOPSEAs duas faces de Muriel é a história de uma jovem que se distancia da família, perde o noivo, perde todos os amigos e perde o emprego. Em meio a tudo isso, ela se percebe fazendo coisas das quais não parece ter consciência. Haveria alguma relação entre ‘essas coisas’ e seus problemas? Seria a bipolaridade a causa dos problemas? Mais normal do que parece, a bipolaridade não é exclusividade da protagonista. Vivemos em uma sociedade de multipolares, onde as pessoas parecem usar uma ‘máscara’ para cada ocasião: ‘a máscara social’. É por isso que as pessoas não se entendem? Muriel se vê diante de si com esta grande pergunta. A procura pela resposta nem é uma busca que, necessariamente, vai nos agradar, mas é preciso que se faça para compreensão dos problemas que nos acompanham na vida adulta. As duas faces de Muriel é uma intrigante história que, além de outras coisas, nos mostra a vida sob a ótica de uma pessoa que sofre com a bipolaridade. A história nos faz pensar sobre os comportamentos que adotamos em atendimento às expectativas em nós projetadas, o que faz de nós todos, de certa forma, bipolares. Já parou para pensar o quanto da pessoa à sua volta é ela mesma, e o quanto de você é o que você é?
As duas faces de Muriel é um novo livro que recebo em parceria com a Editora Scortecci e com o autor Gerson de Oliveira. Fiquei muito feliz em poder realizar a leitura e compartilhar essa indicação com vocês aqui no Blog. É a primeira vez que tenho contato com o trabalho do autor e me surpreendeu bastante. O livro me chamou atenção logo que vi a capa ainda no site da Editora, eu sabia que me aguardava uma história bem interessante e estava certa. O autor consegue prender nossa atenção e mexer com nossos sentimentos e sensações.
O livro está dividido em apresentação, prólogo (onde apresenta casos reais) e mais três partes (Setênios, o lado sombra e a verdade verdadeira). São capítulos curtos, com a narrativa em primeira pessoa no formato de diário. Passamos a conhecer a história de Muriel através de seus próprios pensamentos ou relatos deixados em seu blog pessoal. São lembranças de várias momentos de sua vida durante sua infância, adolescência, como foi a influência de familiares, amigos e de todos ao redor.
Em alguns momentos conseguimos até nos identificar com suas impressões e atitudes quanto as formas diferentes de ver o mundo. É uma história que se passa nos dias atuais com muitos elementos que conhecemos como blogs, redes sociais, conflitos de relacionamentos e situações reais.
Muriel é uma jovem que se distancia de sua família, perde o noivo, amigos e seu emprego. Ela sofre com as consequências da bipolaridade. Essa é uma doença maníaco-depressiva, caracterizada por variações acentuadas do humor, com crises repetidas de depressão e mania. A causa exata não é conhecida, mas acredita-se que seja influenciado por uma combinação de de diversos fatores genéticos, ambientais, e estruturas químicas do cérebro. Geralmente os episódios de alteração de humor podem durar dias ou meses. É necessário um tratamento e que envolve uma combinação de medicamentos e psicoterapia.
Notamos que desde cedo Muriel questiona sua realidade, a sua atitude e a dos outros, não aceita facilmente as coisas. Ela desejava mudanças na sua vida mas ao mesmo tinha medo. Em algumas passagens, o autor utiliza do trecho da canção de Cássia Eller para exemplificar sobre as mudanças e como elas são inevitáveis.
"Mudaram as estações, nada mudou. Mas eu sei que alguma coisa aconteceu, tá tudo assim, tão diferente. Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar que tudo era pra sempre sem saber que o pra sempre sempre acaba." ♫♫♫ Mudaram as estações - Cássia Eller ♫♫♫
O autor também chama atenção para o fato da ocorrência de uma possível multipolaridade social, quando pessoas passam a se comportar de diferentes formas com diferentes pessoas nas diversas situações cotidianas. Ele questiona quem de fato seríamos, quantas máscaras usaríamos se a todo momento desempenhamos papeis para agradarmos os outros, ou para convencer de algo que não é real.
É um livro que nos faz refletir sobre nossos próprios atos e pensamentos, sobre o comportamento do outro, daqueles que convivemos. Pensamos sobre qual a imagem que realmente fazem de nós mesmos, se de fato conseguimos transmitir nossa essência ou algo que é produzido e que muitas vezes não condiz com nossa realidade. É uma leitura que com certeza eu recomento.
Livro disponível para aquisição do site da ASABEÇA
_________________________
____________________________________________
= SOBRE O AUTOR =
Gerson de Oliveira é um professor, poeta e escritor. Graduado em Letras (Faculdade Filosofia Ciências e Letras de Itapetininga), Pedagogia (UCESP). Pós-graduado em Psicopedagogia Institucional e Clínica (Facespi) e em Gestão do Currículo Escolar (USP). Filho de Sebastião Paulino de Oliveira e de Izadai Aires da Mota, o mais velho de quatro irmãos, nasceu na cidade de Capão Bonito em 12 de setembro de 1972. Radicou-se mais tarde em São Miguel Arcanjo onde tem construído sua carreira tendo sido aprovado cinco vezes nos concursos públicos de 1999, 2004, 2008 e 2012 pelos quais é professor de Português e Inglês. Paralelamente ao magistério tem uma atividade literária na qual, além de escrever, produz seus livros através de sua própria editora, a qual já lançou outros livros no mercado, e participou da Bienal Internacional do livro. Gerson de Oliveira é casado com Elaine Aparecida dos Santos. Tem dois filhos: Nicolas Mota S. de Oliveira e Jéssica Andressa da Silva Oliveira, psicóloga. É também autor dos livros: O amor no banco dos réus (2004), Apocalipce Gaia, o dia final (2009), Cem contos que valem cem contos (2016) e O amuleto do casarão amarelo (2016).
O autor criou um blog a fim de que os leitores do livro registrem suas impressões acerca do livro. https://asduasfacesdemuriel.blogspot.com.br/2017/07/lancamento-as-duas-faces-de-muriel.html
O autor criou um blog a fim de que os leitores do livro registrem suas impressões acerca do livro. https://asduasfacesdemuriel.blogspot.com.br/2017/07/lancamento-as-duas-faces-de-muriel.html
Para ver uma ENTREVISTA com o AUTOR
Eu conheço esse Gerson ele era meu professor daí ele me falava sobre livros que ele criou eu gosto muito do livro em quem quiser vale a pena comprar o Gerson e um cara muito gente boa
ResponderExcluir