SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

O LIVRO DOÑA BÁRBARA DO ESCRITOR RÓMULO GALLEGOS E AS DIVERSAS ADAPTAÇÕES PARA TV



Título: Doña Bárbara | Escritor: Rómulo Gallegos
Editora: Grupo UAM | País: Venezuela | Ano: 1929/2014 | Páginas: 111
No Skoob | Na Amazon

SINOPSE
Bárbara é uma jovem que é estuprada violentamente por um grupo de homens. Depois de ser resgatada por índios da região, de uma jovem ingênua e doce, Bárbara se transforma numa mulher astuta, valente e manipuladora. Agora convertida na cruel e poderosa Dona Bárbara, a impiedosa devoradora de homens é capaz de tudo para conseguir o quer.



Depois de assistir a novela venezuelana Doña Bárbara com a atriz Edith González, fiquei muito curiosa em ler também o livro. Encontrei a versão resumida no site da Amazon, adquiri e aqui estou eu compartilhando com vocês essa indicação. Queria muito praticar a leitura de livros em outros idiomas, e esse, consegui na versão em espanhol da coleção "Literatura Hispánica de Fácil Lectura. É um livro bem curtinho que consegui ler em poucas outras. É enriquecedor ter contato com obras nas suas versões originais. O livro está dividido em três partes e traz no final atividade de compreensão com respostas, tudo em espanhol. Logo no início da leitura já fui sentindo algumas diferenças do livro em relação a adaptação para tv. 

A história se passa no século XIX, ambientada em uma Venezuela no ambiente rural. Através dos personagens Bárbara e Santos Luzardo, o autor expõe o tradicional conflito entre civilização e barbárie, caracterizado como a realidade hispano-americana. Santos Luzardo estaria representando o progresso, a industrialização e a razão, próprios da cidade e civilização, enquanto que Bárbara para o autor reuniria nela os elementos negativos do mundo rural, o atraso, a superstição e injustiças.  


Santos Luzardo é dono da fazendo Altamira, ele chega da cidade com a ideia de renovar os métodos e os costumes do campo. Em seguida ele encontra Doña Bárbara, quem havia tomando parte das suas terras e animais de Altamira através de métodos ilegais. Bárbara é uma personagem cruel, injusta e que está cheia de ódio. Ela tentará impedir que a justiça chega a suas terras e é apoiada por um grupo de homens corruptos. Enquanto Santos luta contra as injustiças e o poder dessa mulher, para isso ele tenta ajudar os trabalhadores que estão na fazenda e que tem sido explorados por Bárbara durante anos. 

No passado a família de Luzardo havia enfrentado muitas tragédias desde que José dos Santos, o dono de Altamira morreu e deixou as terras de herança para seus dois filhos José, e Panchita casada com Sebastián Barquero. Surgiu uma disputa de divisão das terras, chegou-se a um acordo para logo José Luzardo encontrar um gado afogado e colocar a culpa em Barquero, terminou matando-o. Com a guerra entre Espanha e EUA, José e seu filho maior se tornaram rivais, para ao fim pai matar filho e se matar. Asunción e Santos Luzardo decidem abandonar a fazendo e partir para cidade onde Santos pudesse estudar e ter uma vida melhor. Porém as terras que antes seria o sustento dos dois passam a gerar novamente problemas com a invasão das terras por parte de Doña Bárbara, quando decidem vender, para isso Santos regressa a Altamira.  


Enquanto Bárbara era uma mestiça, de origem incerta, apenas sabendo que era filha de homem branco com uma índia. Aos 15 anos trabalhava como cozinheira em uma embarcação, quando conhece Asdrúbal por quem se apaixona. O capitão do barco tinha a intenção de vendê-la a um homem  conhecido por "turco", e por isso Asdrúbal propõe que fugissem e o acompanhasse até Manaus onde ele iria procurar trabalho. Mas o plano não sai como esperado, Bárbara é violentada, Asdrúbal morre assim como o capitão do barco. Ela é resgatada por Eustaquio que a leva para viver entre os índios. Com eles, Bárbara aprende sobre os seus segredos e bruxarias. Para aplacar todo ódio que sentia se entregou a Lorenzo, filho Sebastián Barquero e com ele teve uma filha que nem quis conhecer. 

Com o passar do tempo, Bárbara se torna uma mulher forte e sem escrúpulos para ter o que deseja. É a presença de Santos que vem transformá-la. Ela o respeita pelo que ele representa e a força que impõe. Nenhum havia falado da forma como ele assim como não demonstrava estar rendido a seus pés como os demais. Ela sentia que precisava conquistá-lo mesmo que seja mudar suas atitudes.  


É uma leitura interessante e cheia de descobertas. O livros está dividido em três partes. Na primeira parte conhecemos os personagens principais Doña Bárbara e Santos Luzardo, suas principais características e seus conflitos pessoais. Na segunda, começamos a perder as mudanças que a presença de Santos está fazendo na vida de Bárbara embora ela ainda continue relutante, como também não aceita Marisela como sua filha. Na terceira parte final, há o desfecho da história.





ADAPTAÇÕES PARA TV

Doña Bárbara (Filme-México-1943)
Foi a primeira adaptação para o cinema em preto e branco com os atores Maria Félix e Julián Solér

Doña Bárbara (Série de TV-Venezuela-1975)
Interpretado por Marina Baura e Elio Rubens

Doña Bárbara (Filme-Argentina-1998)
Interpretado por Ruth Gabriel e Ulises Dumont

Doña Bárbara (Série de TV-Colômbia-2008)
Novela interpretada por Edith Gonzalez e Cristian Meier

La Doña (Série de TV-EUA-2016)
Novela interpretada por Araceli Arámbula e David Chocarro



_______________________________________
_________________________

Livro disponível para aquisição na AMAZON
CLIQUE AQUI

_______________________________________
________________________

= SOBRE O ESCRITOR =




Rómulo Gallegos nasceu em 1884 em Caracas, Venezuela, foi um escritor, professor e político venezuelano. Ocupou o cargo de Presidente da República da Venezuela entre fevereiro e novembro de 1948, quando foi derrubado por um golpe militar. Entre suas obras estão: Los aventureros (1913), El último solar (1920), Los inmigrantes (1922), La donzela y el último patriota (1957) e mais.













CONTATO: 
aventuraliteraria@hotmail.com

ME SIGAM NAS REDES SOCIAIS

Nenhum comentário:

@blogaventuraliteraria