O morro dos ventos uivantes | Autora: Emily Brontë




Livro: O morro dos ventos uivantes | Autora: Emily Brontë | Editora: Lanmark
Ano: 1847 | Edição: 2015 | Páginas: 304

O primeiro contato que tive com a história foi alguns anos atrás quando assisti o filme versão de 1992 com Juliette Binoche e Ralph Fiennes, me marcou muito. Os anos se passaram e recentemente decidi rever o filme e finalmente ler o livro para conhecer mais a fundo sobre essa fantástica obra livro Emily Brontë. Me surpreendi com os detalhes, sobre o contexto quando foi escrita e por ser o único romance da autora.

O morro dos ventos uivantes é uma história intensa que traz uma crítica forte sobre a sociedade da época. Para a autora o amor pode ter dois lados, e nessa história fica evidente o lado cruel, vingativo e destrutivo.


RESENHA EM VIDEO



SINOPSE

O patriarca da família Earnshaw resolve fazer uma viagem e traz consigo um pequeno órfão, Heathcliff. Toda a afeição que o pai logo demonstra pelo menino desperta o ciúme do seu filho legítimo, Hindley. Sua irmã, Catherine, se afeiçoa por Heathcliff. Quando o Sr. e a Sra. Earnshaw morrem, Hindley sujeita Heathcliff a várias humilhações. Este passa a ficar bruto e melancólico. Apesar do amor entre ele e Catherine, ela decide casar com Edgar Linton. Heathcliff sai do Morro dos Ventos Uivantes e, quando volta, está rico. Catherine tem uma filha de Edgar e morre logo em seguida. Heathcliff resolve se vingar de Edgar e de Hindley. Primeiro se casa com Isabella, irmã de Edgar e tem um filho chamado Linton. Hindley depois de perder sua esposa, cai no vício do jogo e da bebida e perde todos os seus bens para Heathcliff. Antes da morte de Edgar, Heathcliff casa Linton e Cathy (filha de Catherine e Edgar). Cathy descobre-se sem bens, quando seu marido Linton morre e Heathcliff apresenta um testamento onde seu filho lhe passava tudo quanto possuía. Pensando já ter se vingado, percebe nos últimos descendentes das casas da Granja da Cruz dos Tordos e do Morro dos Ventos Uivantes o olhar de seus antepassados e a paixão entre os dois, morrendo só em sua loucura e solidão.



PERSONAGENS

Hearthcliff
Catherine Earnshaw
Catherine Linton (filha)
Edgar Linton
Isabella Linton
Hindley Earnshaw
Ellen "Nelly" Dean
Hareton Earnshaw
Linto Heathcliff
Frances Earnshaw


LINHA DO TEMPO

1757: Hindley nasce (verão); Nelly nasce.
1762: Edgar Linton nasce.
1765: Catherine Earnshaw nasce (verão); Isabella Linton nasce.
1771: Heathcliff é trazido para "Wuthering Heights" por Mr. Earnshaw.
1773: Mrs. Earnshaw morre (primavera).
1774: Hindley vai para o colégio.
1777: Hindley casa com Frances; Mr. Earnshaw morre e Hindley volta (Outubro); Heathcliff e Catherine visitam "Thrushcross Grange" pela 1ª vez; Catherine volta para "Wuthering Heights".
1778: Hareton nasce (Junho); Frances morre.
1780: Heathcliff parte de "Wuthering Heights"; Mr. e Mrs. Linton morrem.
1783: Catherine casa com Edgar (Março); Heathcliff volta (Setembro).
1784: Heathcliff casa com Isabella (Fevereiro); Catherine morre e Cathy nasce (20 Março); Hindley morre; Linton nasce (Setembro).
1797: Isabella morre; Cathy visita "Wuthering Heights" e conhece Hareton; Linton vem para "Thrushcross Grange" e "Wuthering Heights".
1800: Cathy encontra Heathcliff e vê Linton novamente (20 Março).
1801: Cathy e Linton casam (Agosto); Edgar morre (Agosto); Linton. morre (Setembro); Mr. Lockwood vai para Thrushcross Grange e visita "Wuthering Heights", iniciando a narrativa.
1802: Mr. Lockwood volta para Londres (Janeiro); Heathcliff morre (Abril); Mr. Lockwood volta para "Thrushcross Grange" (Setembro).
1803: Cathy planeja casar com Hareton (1º Janeiro)



CURIOSIDADES

Adaptações para o cinema

1920 - primeira adaptação para o cinema
1939 - adaptação com Laurence Olivier e Merle Oberon
1954 - adapatação do espanhol Luis Buñuel (recebem o nome de Alejandro e Catarina)
1970 - primeira adaptação colorida com Timothy Dalton
1978 - minissérie feita para o canal BBC com Ren Hutchison e Kay Adshead
1992 - versão com Julitte Binoche e Ralph Fiennes
1998 - versão com Robert Cavannah e Orla Brandy
2003 - versão moderna para MTV
2009 - versão com Charlotte Riley e Tom Hardy
2011 - versão com Kaya Scodelario

Adaptações para tv no Brasil

1967 - Novela de mesmo nome
1973 - Vendaval



SOBRE A AUTORA

Emily Brontë nasceu em Thornton (Inglaterra) em 30 de Julho de 1818. Teve uma educação severa e reclusa. Costumava escrever para passar o tempo muitas histórias junto a suas irmãs, também escritoras Anne e Charlotte. Porém consegui publicar apenas um compilado de poemas e um único romance sob o pseudônimo de Ellis Bell. Tentou ser professora, mas não obteve êxito. Morreu em 19 de Dezembro de 1948 em Haworth, com tuberculose. 

Comente com o Facebook:

Lorena Caribé
Lorena Caribé

Olá !!! Sejam bem vindos !!! Meu nome é Lorena Caribé e esse é meu Blog Aventura Literário. Ele existe desde Novembro de 2015. É o espaço onde compartilho minhas leituras e curiosidades. Espero que vocês gostem e continuem visitando para novas atualizações. CONTATO: aventuraliteraria@hotmail.com

2 comentários:

  1. Ola, Tudo bem? Sempre tive vontade de ler esse livro e uma das razões é que em muitos filmes que já assistir menciona ele.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Li esse livro no último ano do Ensino Médio, e sabe que até hj me arrependo de ter lido tão rápido? haha Foi uma das melhores obras que encontrei, e até agora fico surpresa de ter conseguido concluir a leitura sem desistir, já que a Emily é aquela com escrita mais densa e complicada das irmãs Brontë (a Charlotte é minha preferida). É como vc falou, um livro cheio de críticas ao ambiente em que foi escrito, e que quebra padrões estabelecidos na era romântica, o que talvez torne a leitura um tanto complicada: o casal principal não é nada daquilo que se espera dum romance da época. No momento não faria uma segunda leitura, pq não tô na vibe, mas quem sabe um dia? Um beijo!

    ResponderExcluir