SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

ORGULHO E PRECONCEITO | AUTORA: JANE AUSTEN | RESENHA




Livro: Orgulho e Preconceito | Autora: Jane Austen | Ano: 1813/2015
Editora: Landmark | Páginas: 445 | Nota: 

Projeto Lendo Jane Austen 2016
Eu e Jucimara (Canal: Livro Sem Frescura) estamos organizando uma Leitura conjunta das Obras de Jane Austen. Escolhemos Orgulho e Preconceito para começar a ler e resenhar.
No grupo do Facebook:
estaremos interagindo, comentando e divulgando nossas resenhas
e curiosidades sobre suas obras.

Se você também quiser participar do nosso grupo é só pedir para participar
clicando no link acima. Compartilhem também nossa ideia convidando seus amigos
Vem fazer parte !!!


SINOPSE
O romance retrata a relação entre Elizabeth Bennet (Lizzy) e Fitzwilliam Darcy na Inglaterra rural do século XVIII. Lizzy possui outras quatro irmãs, nenhuma delas casadas, o que a Sra. Bennet, mãe de Lizzy, considera um absurdo. Quando o Sr. Bingley, jovem bem sucedido, aluga uma mansão próxima da casa dos Bennet, a Sra. Bennet vê nele um possível marido para uma de suas filhas. Enquanto o Sr. Bingley é visto com bons olhos por todos, o Sr. Darcy, por seu jeito frio, é mal falado. Lizzy, em particular, desgosta imensamente dele, por ele ter ferido seu orgulho na primeira vez em que se encontram. A recíproca não é verdadeira. Mesmo com uma má primeira impressão, Darcy realmente se encanta por Lizzy, sem que ela saiba do fato. A partir daí o livro mostra a evolução do relacionamento entre eles e os que os rodeiam, mostrando também, desse modo, a sociedade do final do século XVIII.

Essa edição que tenho em mãos foi publicada pela Editaora Landmark, uma linda edição bilíngue em capa dura, que tem a imagem do filme de 2005 estrelado pelos atores Keira Knightly e Matthew Macfadyens.


O livro Orgulho e preconceito tem como tema central : a busca do par perfeito. Situação que não era nada fácil na Inglaterra do século XIX onde os casamentos eram arranjados e o amor era deixado de lado. A autora levanta essa crítica, coisa incomum para publicações da época. A personagem Elizabete demonstra ser uma mulher firme, decidida, que não se deixa levar simplesmente pelas regras sociais e sim pelo seu coração.





Convido a verem o video onde faço também diversos comentários sobre o Projeto e a obra de Jane Austen. Não esqueçam de deixar seus comentários com opinião sobre leitura e impressões.


RESENHA EM VIDEO






CURIOSIDADES

❈ O livro foi escrito entre os anos : 1796-1797
❈ Teve como primeiro títulos "Primeiras Impressões" mas foi alterador porque já existia outras obras publicadas na época com nome parecido.
❈ O título teria sido tirado de um trecho do livro Cecília (1782) da autora Fanny Burney.
❈ Já teve diversas adaptações para o cinema : 1940, 1980, 1995, 2003, 2004,2005, 2012 

Nenhum comentário:

@blogaventuraliteraria