Título: Sonhos Lúcidos: | Título Original: A Field Guide to Lucid Dreaming
Autores(as): Dylan Tuccillo, Jared Zeizel, Thomas Peisel
Editora: Editora Sextante | Ano: 2015 | Páginas: 256 | No Skoob
SINOPSE
Imagine ser capaz de voar. Atravessar paredes. Mudar de forma. Respirar embaixo d’água. Reencontrar pessoas que já morreram. Imagine poder vivenciar seus sonhos com a mesma consciência que você tem agora, enquanto lê este texto. Pois saiba que isso é possível, através do que a ciência chama de “onironáutica”: a arte de explorar o mundo onírico e modificar seus elementos com total lucidez. Quando uma pessoa se torna um onironauta, ela pode criar a cena que desejar, encontrar os personagens que quiser e experimentar qualquer coisa que imaginar – sentindo tudo como se estivesse vivendo de fato. Neste livro – uma mistura de guia prático e manual científico –, você vai aprender todas as técnicas necessárias para controlar seus sonhos, enfrentar seus pesadelos, aumentar sua criatividade e, quem sabe, encontrar a sabedoria que pode mudar a sua vida. Como os sonhos são espelhos da mente, explorá-los significa fazer uma viagem para dentro de nós mesmos, confrontando medos, desejos, angústias e paixões. Por meio de orientações práticas e ilustrações inspiradoras,” Sonhos lúcidos” vai ajudar você a se conectar com seu subconsciente e descobrir as infinitas possibilidades que surgem quando fechamos os olhos no mundo real e os abrimos no reino dos sonhos.
Olá! Dessa vez vim compartilhar a indicação de uma leitura bem interessante. Já faz um tempinho que li e agora estou relendo para trazer aqui para o blog. O livro é "Sonhos lúcidos", não é romance mas um guia para quem deseja adentrar mais nas experiências vividas enquanto estamos dormindo. Eu pergunto: quais de vocês já tiveram consciência de despertar dentro do seu próprio sonho? Quer dizer, de ter consciência que está dormindo e assim tomar o controle do que está acontecendo?
"Eu estou sonhando?"
Essa é uma pergunta que faço constantemente
após a leitura desse livro.
E vocês?!
Sabe, mesmo antes de ler esse livro, eu já tinha me deparado em situações de ter "acordado" dentro do meu próprio sonho, eu tive consciência que estava sonhando no momento que percebi que algumas situações que eu estava vivenciando eram muito absurdas, como estar flutuando ou conversando com pessoas que eu sabia que não estavam mais vivas. A sensação é bem interessante e diferente de tudo.
A partir daí eu lembro que passei a me lembrar mais dos meus sonhos e ter mais certeza do que estava acontecendo. Eu passei também a ter mais inspirações enquanto dormia. Quantas vezes eu durmo pensando em um projeto para faculdade, um tema para um texto ou video, eu penso tanto que eu acabo sonhando sobre algo relacionado, quando acordo, ainda consigo lembrar e passo tudo para o papel.
O livro está dividido em prólogo e mais 6 partes: Começando a jornada, Arrumando as malas, Chegada, Explorando um mundo novo, Dominando o território e A próxima fronteira.
Na primeira parte, os autores nos relatam experiências realizadas por psicólogos com pessoas que conseguem ter a experiência de sonhos conscientes e afirmam que qualquer pessoa pode conseguir. Chama a atenção para os seus benefícios, como: pode ser uma ótima aventura; além de ajudar para quem tem pesadelos; pode nos ajudar a resolver problemas; nos curamos de males físicos e psíquicos; e ser uma ótima forma de autoconhecimento. Os autores nos explicam o que são os sonhos, as fases e nos relata um pouco da importância dos sonhos ao longo da história e para diferentes povos.
Na segunda parte, conhecemos mais sobre as fases do sono e em que momento acontece os sonhos. Chamam atenção sobre o poder da intenção, do quanto é importante o poder do pensamento em todos os momentos das nossas vidas. Falam da importância de estabelecermos hábitos para o sono, como: os rituais noturnos, ter um horário para dormir, e que seja um momento relaxante. Ao despertar, que possamos acordar lentamente, coletando ainda os fragmentos dos nossos sonhos, se for preciso mudando a posição que estivermos deitados, examinando nossas emoções e tomando nota logo do que formos lembrando (ter um caderno sempre próximo a nós).
Falam da importância de termos um diário de sonhos e eu acho bem interessante, assim poderemos rever nossos relatos e tentar entender quais são os sonhos recorrentes e o que podemos entender sobre eles. É indicado que anotemos sempre a data do sonho, horário, se estivemos lúcido durante o sonho ou não, nossas sensações e impressões. Isso vai ajudar cada vez mais que lembremos de nossas experiências. Para uma checagem se estamos sonhando, podemos olhar para nossas mãos e ver quantos demos temos, se nosso dedo consegue atravessar superfícies, se seu reflexo no espelho está normal, ou se consegue saltar, flutuar. Se um desses casos ocorrerá, saberemos que é absurdo e consequentemente podermos usar para despertar no sonho e ter certeza que estamos conscientes do que está acontecendo.
Na terceira parte, os autores compartilham uma técnica de como aproveitar para atingir um sonho lúcido no último ciclo REM do sono. O ideal é que programemos o despertador para ficar 6 horas depois que formos para cama. Que fiquemos pelo menos de 15 à 20 minutos despertos lendo algo relacionado por exemplo, e depois voltemos para cama para continuarmos dormindo. É indicado que afirmemos nossa intenção nos visualizando e nos sentindo dentro de um sonho e acreditando nessa possibilidade. Quando finalmente conseguirmos atingir o sonho lúcido, consigamos desenvolver técnicas de permanecer assim, mantendo a calma, seguindo em frente, e curiosamente nos sugestionarmos de girarmos ao nosso próprio redor dormindo para permanecermos dentro do sonho. Os autores apontam para cinco níveis de lucidez.
Na quarta parte, quando finalmente conseguirmos atingir a lucidez plena, haverá situações bem interessantes que poderemos estar vivenciando. Seja através de diferentes meios de transportes, portais, atravessando paredes, até mesmo viajando no tempo. Teremos a possibilidade de criar algo novo, ter novas ideias, desenvolver projetos, ter super poderes, poderemos encontrar amigos, pessoas que já não estão mais vidas, poderemos estabelecer diálogos, aprender coisas novas, e estando lúcidos poderemos ter mais controle da situação.
Na quinta parte, os autores chamam a atenção para a possibilidade de estarmos superando nossos próprios pesadelos. Cada um tem seus medos, seja medo de altura, de lugares fechados, de pessoas ou situações indesejáveis, e a partir do momento que chegarmos a essa lucidez, de imediato saberemos que tudo aquilo não é verdade, apenas um sonho, então não terá mais sentido continuarmos com medo. Poderemos até mesmo superarmos nosso próprios traumas e seguirmos em frente.
Na sexta parte final, estaremos já ultrapassando as próximas fronteiras, teremos a possibilidade de nos conhecermos ainda melhor, tendo noção dos nossos medos, dos nossos limites e desejos. Poderemos conhecer novos lugares, novas dimensões, diferentes seres e pessoas. E mais ainda, aprenderemos a estarmos mais lúcidos quando acordados, vivenciando melhor nossas experiências, concentrados e atentos as coisas ao nosso redor.
Nesse livro, os autores fazem um estudo histórico e científico das diversas teorias elaboradas por diversos autores ao longo dos anos. Além disso desenvolvem técnicas e elaboram exercícios que podem ser facilmente praticados, como usar símbolos e fatos do nosso cotidiano para começarmos a ter essa percepção. Consigo ver vários benefícios em desenvolver essas técnicas, principalmente para quem costuma ter muitos pesadelos ou distúrbios do sono. Com certeza, uma leitura muito interessante e rica em detalhes. Vale a pena conferir e compartilhar!!!
Livro disponível nas principais lojas virtuais
AMAZON | CULTURA | SARAIVA | SUBMARINO
________________________________________________________
____________________________
RESENHA EM VIDEO
____________________________
________________________________________________________
CONTATO:
aventuraliteraria@hotmail.com
ME SIGAM NAS REDES SOCIAIS
Deixem seus comentários !!!







Que livro bacana .
ResponderExcluirAdoro um romance <3
Já vai pra minha listinha de
procuras aqui no ES
Ficou demais seu post
parabéns.
Nooooossa será que eu to sonhando??? rsrs
ResponderExcluirParece ser irado esse livro, mas eu tenho medo! rsrsrs
Parece besteira, mas depois que vi A Origem, eu fiquei assim... rsrsrs
Obrigada por compartilhar seu conhecimento!
♡♡♡
Achei as Palavras
Eu achei a capa tão fofa que precisei ler a resenha rsrs (sim sou dessas que compra pela capa rsrs)
ResponderExcluirEu nunca lembro dos meus sonhos, as vezes até lembro que sonhei mas nem me perguntem o assunto que nunca sei. Acho que seria bem interessante essa técnica.
Muito interessante o livro e sobretudo sua resenha. É o tipo de resenha que aprecio sabe.
ResponderExcluirO título é bem intrigante, e me despertou interesse em ler. bjs
www.pilateandosonhos.com
Esse livro parece ser maravilhoso, já está na minha listinha de desejos <3
ResponderExcluirwww.tekatecla.com
Oi Lo,adorei a resenha e aforma como descreveu. Fiquei bem interessada neste livro.
ResponderExcluirGrande beijo da Carô
http://heycaaro.blogspot.com.br/
Nossa os sonhos são mesmo um mistério né? Eu me considero uma sonhadora desde pequena... muitos têm sigificado, outros são abstratos, alguns são pesadelos... outros são reflexos de sentimentos, desejos, vontades... eu amei a resenha desse livro, me pareceu super interessante!
ResponderExcluirBeijos, você fez uma resenha incrível!
Blog Senhorita Deise
Instagram
Adoro romances <3 a história parece ser incrível <3
ResponderExcluirbjs
radior7.blogspot.com
Parece ser bem interessante essa técnica, sempre tive curiosidade no tema, o que me falta é tempo para explorar.
ResponderExcluirBeijos,
Amanda
http://talesandtalks.blogspot.com.br/
Que resenha maravilhosa! Nunca tinha visto esse livro e agora estou louca para ler. Uma vez minha tia sonhou que minha mãe estava grávida e ligou para dar os parabéns. Louco, não? haha.
ResponderExcluirwww.aconteceucomagente.wordpress.com
Nossa que máximo, nunca tinha ouvido falar sobre isso. Achei muito interessante, sem dúvidas vou procurar por esse livro. Ótima indicação ♡
ResponderExcluirNunca tinha ouvido falar desse livro, mas o título e sua resenha me fizeram ficar curiosa. Não costumo sonhar muito (ou talvez eu sonhe e não lembre quando acordo), mas também já tive essa coisa de estar consciente no sonho e nele, tentei me tranquilizar falando que era só um sonho hahaha
ResponderExcluirUma coisa que acontece também comigo é que as vezes acordo no meio de um pensamento, sabe? Como se eu estivesse pensando do mesmo jeito quando estou acordada. Não sei se isso ficou confuso, mas é frequente.
Enfim, adorei o post (e acho que escrevi demais). Bjs!
www.escritoriando.com
Oi, Lo! Amei a resenha, nunca tinha visto ou ouvido falar desse livro, mas você o descreveu de tal forma que dá uma vontade imensa de ler, <3.
ResponderExcluirwww.amordevaranda.com
Menina!! Acabei de descobri que somos da mesma cidade! Como não vi isso antes? Enfim, eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas me interessei muito por ele!
ResponderExcluirVou dar uma olhada em sites de livros para poder comprar!
Beijos,
www.hitsdomomento.com
Adoro as resenhas que você faz, sempre me deixam ansiosa pra ler o livro. Esse parece ser muito interessante mesmo!
ResponderExcluirhttp://www.infernoougloria.com/
Não conheço esse livro mas fiquei com muita vontade de ler. Gostei muito da resenha, ficou bem completa, voce detalhou super bem, esse livro parece ser muito interessante, desses que a gente começa a ler e nao quer mais parar uehuehuehuheueh
ResponderExcluirbeijos
Oie, tudo bem? Que livro mais interessante. Me deixou bem curiosa para lê-lo. O que mais gostei foi da parte de realizar exercícios, várias vezes sonhamos mas é difícil lembrar de todos eles de manhã quando levantamos não é mesmo? A ideia do diário é bem legal. Gostei bastante da resenha. Beijos, Érika ^-^
ResponderExcluirQue livro interessante. Sonhos sempre foi um tema que gostei de ler e pesquisar sobre. Fiz psicanálise e os sonhos dizem muito de nós mesmos, e em terapia de análise, você consegue decifrá-los. Sempre quis ter um caderninho para anotar meus sonhos, acho super válido essa exercício! Amei a dica e a resenha :33 Beijinhos,
ResponderExcluirhttp://pequenomundodesarah.blogspot.com.br/
Quero muito ler, os sonhos pra mim são como a morte, um grande mistério.
ResponderExcluirEu já tive a mesma sensação de acordar em um sonho ou de está dormindo com o pensamento a mil, é bem curioso.
www.cantinhob.com
Quero muito ler esse livro! E mulher amei o seu blog !
ResponderExcluirhttp://sindromedoluxo.blogspot.com.br/
Wow! Que livro interessante, me fez lembrar um pouco o filme A Origem. Fiquei pelo menos uma semana me perguntando se eu estava sonhando depois que assisti ele! rsrrsrs Adorei o caderninho para anotar os sonhos, sempre tenho ideia legais enquanto sonho, mas quando acordo apenas lembro que tive uma ideia, mas não sei do que se trata... Vou procurar o livro parece bem útil u.u
ResponderExcluirAbraços,
~Duda~ www.dudaecami.com
Muito legal a resenha. Acho essa temática muito interessante e diferente, então fiquei bem curiosa. Adoro esse assunto de "sonhos".
ResponderExcluirboa semana :)
Red Behavior
Muito legal a ideia desse livro, fiquei bem interessada na leitura!
ResponderExcluirBeijos
Mari
www.pequenosretalhos.com
adoreei seu blog, amo livros, Minha escritora favorita é a paula pimenta!!! haha, muito sucesso!
ResponderExcluirJá tive sonhos com sensações reais e acordei com o coração desparado. Me interesei pelo livro, muito bacana.
ResponderExcluirAdorei a capa e fiquei morrendo de vontade de ler com sua resenha!!!
ResponderExcluirAbraços!
www.somenteonecessario.com
Caraca, esse livro parece ser muito bom mesmo...
ResponderExcluirFiquei bem curiosa
colocarei na minha listinha de favoritos para aquisição
parabéns pelo post e pelo blog
beeeeijo
:*