SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

A CONDESSA DE ASSIS ( TOMO I ) DA ASCENSÃO AO APOGEU | AUTOR: JOÃO PAULO FOSCHI | RESENHA


 Título: A Condessa de Assis (Tomo I) | Autor: João Paulo Foschi 
Editora: Schoba | Páginas: 314 | Ano: 2013 | Nota: ★★★★★

Olá !!! Gostaria muito de compartilhar com vocês a indicação de um livro que me deixou simplesmente fascinada. Sabe aquele livro que te chama atenção desde a capa, o nome, sinopse, e você não consegue largar até chegar ao final da história?! Justamente é esse o livro. Adquiri através do site da Saraiva e chegou super rápido. Li esse, e também a continuação, em um único dia, só fui dormir depois que terminei. A principio, me chamou a atenção quando vi o título (Assis, é o meu outro sobrenome), e Lorena é o nome da personagem principal, é um romance de época, com um estilo clássico, e na sinopse fala de um triângulo amoroso. Agora me fala, tinha como não ficar interessada ?!?! 


SINOPSE
Rio de Janeiro. Século XIX. Lorena Duarte Valão é uma jovem de extraordinária beleza e cheia de ideais romanescos que deseja a qualquer preço ascender socialmente. No grande baile do Cassino Fluminense, após reencontrar-se com o galanteador Rafael Abrantes, nasce uma paixão que acabará por consumir essa ambiciosa arrivista no intuito de conquistá-lo. Porém, o que a moça não contava, é que o aristocrata Atílio Santiago, o Conde de Assis, está perdidamente apaixonado por ela, formando um intrigante triângulo amoroso que mudará radicalmente a vida de todos os envolvidos. Após entregar-se a Rafael e ser por ele desprezada, Lorena iniciará um plano de vingança para destruir o homem que a rechaçou, nem que para isso ela tenha que mentir, trair ou até mesmo matar...

A Condessa de Assis é um livro ambientado durante o segundo reinado no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. O autor consegue perfeitamente nos transportar a essa atmosfera que o país estava vivendo. Conseguimos enxergar as ruas do Rio antigo, com sua beleza e romantismo. Os diálogos e personagens são bem construídos, ele de fato conseguiu reconstruir os costumes e estilo de linguagem falados naquele período, e consegui encontrar muitos termos antigos, mas não se preocupem que são usadas notas de rodapé para tirar qualquer dúvida de algum leitor que não esteja acostumado com esses termos.

Muitas vezes me peguei relembrando clássicos como José de Alencar na construção do personagem principal (quem não lembra do livro Senhora e o personagem Aurélia Camargo?), ou ainda o triângulo amoroso tão famoso de Éça de Queirós no livro O primo Basílio. Quem ainda não leu, recomendo também. Nosso personagem Lorena, também nos dá muitas indicações literárias, ela era ávida leitora de Walter Scott, Leon Tolstoi, e tantos outros.   


Através desses romances Lorena aprendeu muito sobre o mundo. E como qualquer moça de sua época, desejava viver um grande amor. Filha única do Casal de comerciantes pertencentes à burguesia em ascensão,Teodora e Gaspar Valão. Viviam na Rua Voluntários da Pátria no Rio antigo, nascida em 1866. Agora com seus 18 anos, queria muito poder viajar para Europa, frequentar os mais belos bailes e estar próxima à família real. Só lhe faltava sangue real e um título de nobreza. 

Tudo isso ficaria em segundo plano se seu amor fosse correspondido por Rafael Abrantes. O pior, ele já estava comprometido com sua melhor amiga Carolina. Impulsiva que era, Lorena decide se declarar para Rafael, mas a única coisa que consegue dele é uma noite de amor, o que lhe traz sérias complicações. Ela faz de tudo para continuar com Rafael, mas ele a rechaça. Para remediar essa situação, ela aceita o pedido de casamento de Atílio Santiago, um médico e amigo da família, o que concede a ela o título de Condessa de Assis. Fica claro que os casamentos, na maioria das vezes, seriam apenas um jogo de interesses e convenções sociais, não tendo espaço para o verdadeiro amor, assim na sociedade só tinha espaço para quem tinha títulos nobiliárquicos e poder. A Condessa de Assis aprendeu isso de uma forma muito cruel, sendo humilhada, rejeitada, e sua única saída foi jurar vingança a todos que a fizeram sofrer.

Esse livro foi apenas um aquecimento para sua continuação. A Condessa de Assis foi dividido em duas partes : Tomo I Da ascensão ao apogeu - quando os personagens são apresentados, tomamos conhecimento dos fatos, nos envolvemos com a história, e quando chega ao seu clímax, sentimos uma total virada na narrativa e nas características dos personagens. Tomo II - Do apogeu à decadência, é o livro 2, tem início onde parou o primeiro, e segue com uma narrativa eletrizante. Não há como ler um livro, sem ler o outro. Recomendo a leitura !!!



VEJA A RESENHA EM VIDEO

Livro disponível nas principais lojas virtuais :



Para ver a resenha da continuação do Livro 2 :
Da Ascensão à decadência. 
SOBRE O AUTOR


João Paulo Foschi é cearense, nascido em 20 de Junho de 1980. Possui formação em Pedagogia e Letras com Francês pela Universidade do Ceará (UECE). Participou de várias antologias poéticas, entre elas: Nossa História, Nossos autores (2012), Livro de Ouro da Poesia Brasileira Contemporânea (2012), Os mais belos poemas de amor (2012), Versos repletos na noite vazia (2013), Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos - Vol.101 (2013) e Amor. Viva esse espetáculo (2013). Desde adolescente, era um ávido leitor dos clássicos da literatura brasileira e portuguesa, entre os quais cita os romancistas José de Alencar, Machado de Assis, Bernardo Guimarães, Lima Barreto, Eça de Queirós e Júlia Diniz, que inegavelmente o influenciaram para compor esta que é a sua primeira narrativa ficcional.




E então, o que acharam dessa indicação ?!
Deixem seus comentários...


AMANHÃ TEREMOS A CONTINUAÇÃO
AGUARDEM !!!

11 comentários:

  1. Eu ainda não conhecia esse livro mas esse gênero me agrada muito e estou sempre lendo algum. Me interessei ainda mais por esse cenário e tenho certeza que a trama irá me agradar.

    ResponderExcluir
  2. Por mais que a sinopse seja interessante, a ideia de lembrar remotamente José de Alencar me afasta. Até acho Til um livro excelente, mas deus me livre e guarde do Romantismo, amém.

    ResponderExcluir
  3. Realmente me lembrou muito Senhora, do José de Alencar, que eu gosto muito, por sinal. Estou um pouco cansada de romances de época escritos atualmente, mas esse me chamou a atenção por se passar no Brasil e ter a vingança como tema. Vou conferir! :)

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Eu nunca tinha visto um romance de época ambientado no Brasil - tirando os clássicos, é claro. Gostei muito do enredo - embora não seja meu predileto -, acredito eu que vai me render uma boa leitura.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Olá Lorena tudo bem, estava lendo a resenha do segundo livro, então passei no primeiro para entender a história, e adorei a trama, gosto ainda mais quando esses romances tem como cenários no Brasil, deixa a história mais convincente. Fiquei com pena de Lorena, e Rafael é um canalha. Quero muito ler. Bjkas

    ResponderExcluir
  6. Adoro quando consigo enxergar a ambientação do local criado pelo autor, ainda mais quando este ambiente é nacional e conhecido. O livro eu não tinha visto ainda, mas já estou anotando a dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Interessante o livro ser um aquecimento para o próximo!
    Ainda não conhecia mas achei a premissa interessante e a capa linda.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ooi
    Achei até interessante a premissa, mas mesmo amando romances de época, o livro não chamou muito minha atenção. Mas fico feliz por ter gostado. :)
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  9. haha, você realmente parece ter se encantado com o livro mas pense que o que você mais se interessa eu corro, duas coisas que eu não aguento em livros, é eles serem de época ou terem triângulos amorosos, então penso que esse livro não iria me agradar, mas acho que seria legal ver o rio nessa época

    ResponderExcluir
  10. Eu achei o livro maravilhoso, eu leria com certeza! Vai pra minha lista.
    E sua resenha está muito boa!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  11. Oie, Lorena!
    Ainda não tinha ouvido falar nesse livro e estou apaixonada!
    Amei a capa e sou fascinada por romances de época, mas honestamente não lembro de ter lido um no contexto nacional! Que ouro deve ser essa história! <3
    Já adicionei na lista de desejados!
    Sua resenha está incrível. Parabéns pelo blog belíssimo!
    Bjocas,

    www.umdiamelivro.com.br
    www.youtube.com/literamigas4

    ResponderExcluir

@blogaventuraliteraria