SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

HISTÓRIA DA LITERATURA



Olá pessoal !!!

Dentro do Projeto de Leituras de Vestibular e Enem, decidi iniciar os posts comentando um pouco sobre a História da Literatura Mundial, trazendo curiosidades de como surgiu, fazendo assim uma viagem desde as origens, passando por todos os Movimentos Literários até chegarmos aos nossos dias. São milhares de anos e produções de diversos gêneros. Muito se perdeu com o desgaste do tempo. 

Sabe-se que a Literatura não nasce junto com o surgimento da escrita, mas quando o homem começa a se expressar artisticamente, valorizando a estética do texto. O que temos como primeiras produções que permaneceram foram:  O poema de Gilgamesh datado de 2.000 a.C na Mesopotâmia (atual Iraque), escrito em 12 placas de argila em escrita cuneiforme em 300 versos, relata as aventuras do Rei Gilgamesh para desvendar os mistérios da morte; e O livro dos mortos em 250 a.C no Egito Antigo, escrito em rolos de papiro, costumavam colocar nos túmulos junto com as múmias para ajudar na passagem, trata-se de uma coletânea de feitiços, fórmulas mágicas, orações e hinos de diversos autores.

 

Na Grécia, tem-se destaque para: a Ilíada escrita por Homero, constituída por 15.693 versos em hexâmetro datílico, a forma tradicional da poesia épica grega. Foi composta por uma mistura de dialetos, com origem na tradição oral da época micênica, só muito mais tarde os versos foram compilados numa versão escrita, no século VI a.C. em Atenas. E Odisséia (fim do séc. VIII a.C), é a continuação do anterior, o poema relata o regresso de Odisseu, (ou Ulisses), como herói da Guerra de Troia.


Existiam também produções na forma oral que só muito tempo depois foram publicadas, foi o caso de : Rig Veda no século II a.C na Índia (hinos, rituais e oferendas às divindades), e o Pentateuco de 5 livros da Bíblia (chamado também de Torá) são ensinamentos e Leis religiosas.  


Durante a Idade Média, destaca-se especialmente as hagiografias, que eram uma espécie de biografia dos santos, que consiste na descrição da vida de algum santo, beato e servos de Deus proclamados por algumas igrejas cristãs, sobretudo pela Igreja Católica, pela sua vida e pela prática de virtudes heroicas. Na literatura latina, Prudêncio com os Contos alegóricos. Literatura Vernácula, poesia e canções de gesta. E na literatura árabe, os Contos das 1001 noites, complicações de contos populares.


O que percebemos, é uma evolução na escrita, no surgimento de novos gêneros literários, nas novas formas de expressões dos povos. Continuaremos nos próximos posts tratando sobre a os diversos temas sobre literatura e os Movimentos literários que marcam nossa língua portuguesa. 


8 comentários:

  1. Que postagem linda. É tão bom ler um pouco sobre a história. Quando fiz faculdade estudei muito História do Teatro e se a gente notar bem, as duas se mesclam muito. Pois História do Teatro não vive sem a literatura. Ilíada é uma leitura ótima de fazer, li e também fizemo uma adaptação dela na faculdade ♥ Nossa tão bom voltar ao tempo.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, ADOREI saber mais sobre o processo histórico da literatura. Tenho bastante curiosidade sobre isso mas nunca procurei saber. Gostei bastante e irei acompanhar os outros post <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua postagem, gosto muito de saber coisas novas e esse post sobre o inicio da literatura foi muito interessante, eu posso já ter visto isso quando estudava, mas não lembrava nada.Parabéns pela idéia. Bjs

    www.livrosemretalhos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida uma excelente postagem. Ver a evolução da escrita e o surgimento de novos gêneros são bem interessantes.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Adorei a postagem! Achei super legal a ideia de trazer essas informações sobre a história da literatura.
    Eu estudei um pouco sobre o assunto quando estava no Ensino Médio, mas confesso que já não lembrava de quase nada. Vou continuar acompanhando os próximos posts.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. nossa,que postagem linda *---*
    logo as duas primeiras obras citadas eu li nos tempos de faculdade, nas aulas de História Antiga...
    Iliada e Odisseia li em versões adaptadas, assim como As mil e uma noites, mas pretendo ler as obras na integra... interessante ver a literatura se modificando ao longo dos séculos... <3

    bjs...

    ResponderExcluir
  7. Ola Lorena, tudo bem?
    Assim como o projeto todo esse post está lindo. Amei conhecer um pouco mas da história da literatura e ver edições de clássicos tão incríveis da literatura. Parabéns pelo post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oiee
    Gostei bastante desse tópico, e apoio por mais no blog. Nunca parei pra ver a história da literatura e é bem interessante saber mais a respeito dos primeiros escritos e como evoluiu pra chegar até como ela é hoje. Parabéns ><

    ResponderExcluir

@blogaventuraliteraria