SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

LITERATURA : GÊNEROS LITERÁRIOS



Olá !!! E dando continuidade a nossa conversa sobre Literatura. Vamos falar hoje sobre Gêneros Literários. Quanto ao conteúdo e à estrutura, as obras podem ser classificadas em :

LÍRICO
A palavra lírico, vem da lira, instrumento musical de corda com o qual os gregos acompanhavam os cantos. Predomina a função emotiva da linguagem. Os temas mais frequentes são: o amor, a saudade, a solidão e a morte. Algumas formas que se destacam são: soneto, hino, ode, elegia, epitalâmio, idílio, égloga e sátira.

ÉPICO
Caracteriza-se como uma poesia impessoal, objetiva, em que narrador conta em forma de verso, um feito héroico, de um povo ou nação. As grandes epopeias ocidentais são a Ilíada e a Odisseia de Homero (séc. IX a.C.) 

NARRATIVO
Ao se desmembrar do gênero épico, esse gênero difere por não apresentar a grandiosidade das narrativas por não trabalhar um mundo povoado de heróis e deuses. suas semelhanças são a presença de personagens, enredo, tempo, espaço e narrador.. Existem as modalidades: conto, romance, novela, crônica.

DRAMÁTICO
A palavra dramático, vem de drama, que em grego significa ação. Não há narrador, os atores representam os personagens que ora dialogam, ora monologam. Apresentam as modalidades: tragédia, comédia, tragicomédia, drama, farsa e auto. 

Destes subgrupos surgem outras ramificações: Biografia; Chick-Lit; Fantasia e Fantasia Científica; Ficção Científica: na Literatura e também nas Revistas e Gibis; Folhetim; Horror; Literatura Brutalista; Literatura Fantástica; Literatura Infanto-Juvenil; Literatura YA – Young Adult – Jovem Adulto; Metaficção; Neocrítica Novelas de Cavalaria; Paródia; Sick-Lit; Space Opera; Suspense; Vampirismo; Literatura Gótica; Literatura Esotérica; Romances Espíritas; Literatura de Auto-Ajuda; Literatura de Negócios; Literatura Steampunk; Literatura Espiritualista; Literatura de Aventura; Literatura de Guerra; ... entre outros. Hoje também são muito comuns as trilogias e sagas.



Aguardem os próximos posts sobre Literatura !!!
deixem seus comentários...

7 comentários:

  1. Olá.
    Adorei essa postagem! São tantos gêneros literários que às vezes surge dúvidas sobre o gênero do livro no qual estou lendo rs.

    Aliás, adorei o seu blog! <3 Já estou seguindo.
    Beijos, * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá !!! Verdade, não tantos gêneros que existem nos dias de hoje que as vezes fica difícil classificar em apenas um ou mais. Muito obrigada por seu comentário. Também adorei seu blog e já pode contar com minha participação. bjoo

      Excluir
  2. Oi
    legal a postagens são tantos gêneros, eu leio vários dessas ramificações, mas as vezes até me perco pra saber o gênero de alguns.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. adorei o post
    venho aqui e me sinto até mal,por não estar lendo um livro.
    sinto falta mas estou sem tempo.irei voltar,kkkk
    adorei bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu confesso que sou um tanto desligada sobre esse assunto, quando gosto de um livro raramente sei a que gênero ele pertence, pelo que li no teu post, acho que gosto de todos os gêneros ...
    Um post super informativo, gostei de conhecer os gêneros literários.
    Bjs ❤
    Minda

    ResponderExcluir
  5. Eu sou bookaholic assumida.
    Eu engato uma leitura atrás da outra sem medo de ser feliz.
    Gênero literário é uma loucura né!? São tantos.
    Eu curto um bom romance e fantasia.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir

@blogaventuraliteraria