SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

MULHERES FATAIS | EDITORA ILLUMINARE




Título: Mulheres fatais | Editora: Illuminare | Diversos Autores
Páginas: 64 | Ano: 2017 | Nota: ★★★★★

Olá! Estava super curiosa para ler esse livro e adentrar nesse ambiente instigante que é das mulheres fatais. Foi o resultado de uma seleção de antologias organizado pela Editora Illuminare. No total são 12 contos e a apresentação desenvolvida pelo escritor e amigo Tito Prates. Compartilho com vocês a resenha desse livro que recebi em parceria com a Editora e já adianto que vocês irão se surpreender com essas histórias.

SINOPSE
"Elas estão presentes desde a criação do mundo. A própria Bíblia as identifica, desde a primeira na face da Terra, Eva, passando por Salomé, Jezabel e outras tantas. (...) Essa coletânea irá nos mostrar o universos dessas mulheres fatais escondidas ou explícitas sob a pele das protagonistas destes contos. Lembre-se bem : a mulher fatal não é sempre a malfeitora e a bela, ela pode ser qualquer uma." Tito Prates (Pesquisador literário e escritor)

==== CONTOS ====


1- JEITO FATAL ( AMÉLIA GREIER)
Mãe e filha vivem em conflito, a mãe sempre a via como obstáculo desde que nascera, queria ser modelo e fazer tantas coisas mas nunca conseguia por causa dela. O final da história, uma grande surpresa as espera.

  2- BUSCA PELA VINGANÇA ( BEATRIZ ANDRADE DA SILVA)
Tinha apenas 15 quando fora estrupada por seu professor, matou dentro dela aquela menina sonhadora. Nutria um grande desejo de vingança. Quando teve oportunidade, deu vazão a tudo o que sentia.

3- RASGA-MORTALHA (BRUNO SÉRVULO)
Uma espécie de lenda sobre rasga-mortalha e de uma senhora, Josefa, carpideira, que ganhava a vida se lamentando pela morte dos outros nos velórios. Verdade ou não, Mauro fica bastante impressionado com a história que lhe contam.

4- E OS ABUTRES DIZEM AMÉM ( CECÍLIA TORRES)
Um casal acostumados a praticar golpes, Brigite pode usar seus encantos para seduzir homens e tirar tudo o que deseja, Jack, pratica contrabandos e ganha muito dinheiro não pagando impostos. Um futuro os aguarda em Miami.  

5- BELA COMO O DEMÔNIO (GUSTAVO CRUZ JORGE)
Uma mulher está sendo investigada se teria matado marido. Um detetive particular teria a solução em suas mãos. Alguém que comete um crime, não sabe perder e não sabe a hora de parar.

6- ROUBOS (JÉFFERSON TERRA)
Como uma criaturinha tão pequena pode roubar o coração de alguém apenas por chegar ao mundo, no seu nascimento, tão indefesa e ter tanto influencia sobre o outro.

7- MÁSCARA (NARJARA OLIVEIRA)
Numa noite de baile, um jovem se sente atraído por uma bela e misteriosa dama de aparência tão inocente e angelical. Ele a convida para dançar e depois tomar um drinque, apenas isso já que estava comprometido. Ela não está acostumada a ser desprezada, as consequências são as piores. 

8- CALANDO A SUJEIRA (PERLA DE CASTRO)
Ana e Carlos costumavam ser um casal com uma vida boa e trabalhavam em um consultório de pediatria. tudo parecia ir bem até que Ana começa a ter um comportamento estranho e fica descontente com sua rotina. Para se sentir melhor ela passa a calar aqueles que a perturbam com conversas irritantes.

9- BLAMELESS (REGIANE SILVA)
Blameless e Raimundo era um casal, ele começou a ser violento a tratar mal depois de um período casados. Nada o agradava e ela vivia triste, até assistir na tv um programa que falava sobre uma plantinha que trazia a felicidade e que se consumida por um período poderia levar à óbito. Seu marido aos poucos foi se debilitando, até morrer. Agora ela poderia ser feliz novamente junto ao seu novo jardim.

10- BRINCO DE PÉROLAS (RÔ MIERLING)
Um conto bem curtinho mas que diz muito. Desperta a dúvida se a namorada de um policial estaria ligada ou não ao ambiente do crime por causa do sumiço de um simples brinco de pérolas.

11- ANÔNIMAS (THAYNARA MELO)
Helena recebe um telefonema que denuncia as práticas criminosas do marido. Ítalo costumava traficar mulheres para serem exploradas sexualmente. Uma delas conseguiu fugir e pede ajuda para Helena. Sua reação é inesperada.

12- REFORÇO (VIVIANE DUTRA)
Lara está investigando um caso de desaparecimento de mulheres em que elas recebem convite para serem mulheres e depois não se tem mais noticias. Ela conta com a ajuda de Júlia que se coloca como isca. Já dentro do seu apartamento, ela se depara com Léo, e o final é surpreendente.


RESENHA

De acordo com algumas leituras anteriores, percebo que os homens costumam praticar mais crimes do que as mulheres, e os motivos as vezes são bem diferentes. As mulheres costumam ser na maioria das vezes mais passionais e agem mais pela emoção, por vingança. Claro que tem exceções. E quando são más, elas conseguem ser piores. 

Muitos dos contos que li me surpreenderam, alguns me fez relembrar algumas leituras com essa temática. Alguns finais me deixaram impactadas como nos contos Jeito fatal(1) e Anônimas(11), simplesmente não queria acreditar. Os contos 2,4,5,8,9 me lembraram alguns casos bem fortes de crimes que vemos na tv. Brinco de pérolas(10) foi bem curtido mas passou toda mensagem nos deixando com a grande dúvida (ou será certeza). Roubos(6) achei que foi um jeito muito especial de roubo, bem criativo. 

O Rasga-mortalha(3) cresci escutando sobre a coruja que seria uma ave agorenta e também das carpideiras, essas figuras com esses hábitos estranhos de ganhar a vida, achei bem interessante essa mistura de contos populares com a realidade vivida pelo personagem. Enquanto que o conto Máscara(7) me confundiu um pouco ao falar de outros personagens que iam aparecendo durante a festa, já que não tinham nomes, imaginei que seria a personagem principal, e com uma segunda leitura consegui me situar melhor. E Reforço(12) esperei que o final fosse diferente. Todos os contos me envolveram de uma forma especial. Na totalidade, achei que foram contos bem interessantes, que conseguiu prender minha atenção para saber o resultado. Parabenizo a todos os selecionados !!! Foi um ótimo trabalho, com certeza, eu recomendo !!!


RESENHA EM VIDEO


Editora Illuminare

Estão abertas as novas seleções. Participem também mandando seus contos e vem fazer parte das próximas antologias !!!


Organização:

Rô Mierling, gaúcha, escritora, roteirista e antologista. Autora de "Contos e Crônicas do Absurdo", “Íntimo e Pessoal”, "Quando as Luzes se Apagam", “Pedaços de Mim”, "Diário de uma Escrava", “Cicatrizes da Escravidão” e muitos outros. Coordenadora em mais de quarenta coletâneas de contos nos mais diversos assuntos, entre o dramático e o sinistro, do paranormal ao crime sádico. A autora atua na divulgação e incentivo de leitura e escrita junto a diversos projetos como PEGAÍ. Atualmente está lançando um livro pela Darkside Books e outro pela Editora Abril junto a Revista Mundo Estranho. Colunista nas revistas internacionais Sotaque (Porto/Portugal) e Resonancias (Argentina/França). A autora está escrevendo seu sétimo livro e divide seu tempo entre Buenos Aires, Porto Alegre e Rio de Janeiro.





ME SIGAM NAS REDES SOCIAIS




26 comentários:

  1. Mais cedo vi alguém falando sobre eles e achei super interessante e me deu vontade de ler ai agora você detalhando os outros me deu ainda mais vontade ainda rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu de certa forma adoro contos, e bom, com a organização da Rô impossível não ser incrível, não é? Adoro a escrita desta mulher e espero conhecer mais livros dela! Fiquei extremamente curioso a respeito de todos os apresentados e os seus comentários me despertaram muita curiosidade! Espero ter oportunidade de ler este livro brevemente, e ah, adorei essa capa, ficou linda! <3

    Beijos, www.justificou.tk

    ResponderExcluir
  3. Lorena a capa do livro é bem chamativa, muito legal conhecer esses contos dessas mulheres fortes e decididas. Os contos são bastante envolventes um livro que prende a atenção do leitor até o fim. Uma excelente dica de livro, Lorena bjs.

    ResponderExcluir
  4. Olá Lorena, tudo bem?
    Vi esse livro num post do facebook, mas nem dei muita atenção. Entretanto, fico feliz de ter lido sua resenha. Não sabia que era uma coleção de contos, e nunca li nada dessa editora, então dica anotada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Vi sobre este contos em vários blogs já e nem encantei. Quero muito lê-los. Amo histórias com mulheres fortes e decididas.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Fiquei bem curiosa e com vontade de ler esses contos, depois de conhecer a sua opinião sobre a obra. Gosto de histórias envolventes.

    Beijos,
    Cidália.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Esse livro parece ser maravilhoso. Adoro ler antologias para ter oportunidade de conhecer novos escritores, e o tema é excelente. Juntando os dois em um só é claro que seria dica super anotada. Sim a mulher sempre tem uma motivação por trás para fazer determinadas situações. Acho que irei gostar dos contos que mais retratam isso. Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá não sou muito fã de contos mais esse me interessou muito, fiquei muito curiosa por mais informações de cada um rsrs, adorei o post beijos!

    ResponderExcluir
  9. Há alguns dias li uma resenha que citava dois contos e já tava bem interessada. Agora preciso pra ontem.. Arrasou menina 😍💋

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Muito bacana a sua resenha, me interessei bastante, adoro um bom conto e vários então, só fazem querer ler mais.

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Faz um bom tempo que não leio contos e confesso que gostei bastante dessa sua resenha.
    Anotadinho aqui para ler.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  12. Oi Lorena, tudo bem?

    Já vi muita gente falando sobre esse livro e cada vez minha curiosidade apenas aumenta. Eu gosto de livros que possuem a mulher forte como pano de fundo e ver como a mente feminina trabalha para o crime deve ser muito interessante. Baixei o livro na Amazon e em breve irei ler. Espero gostar tanto quanto você!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Tô no chão em saber que a Rô Mierling foi a organizadora... Tenho certeza que os contos selecionados apresentam um desfecho maravilhoso! Ainda não conhecia a obra, e por adorar contos (e se arriscar em rabiscar alguns ás vezes) certamente iria busca-ló para ler. Achei o título muito legal e a temática bem interessante e original em uma antologia de contos. Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá! Achei sensacional a proposta do livro , muito original, foge dos clichês que estamos acostumados a ler, com certeza procurai para ler!

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Eu vi quando a editora estava aceitando inscrições para essa antologia e fico feliz de saber que o resultado foi bom. É legal a editora dar oportunidade para novos escritores e melhor ainda que bons trabalhos foram selecionados.
    Confesso que a temática não me atrai e, por isso, não tenho intenção de ler este livro. Mas gostei de conferir sua resenha e fico feliz de saber que, de modo geral, os contos te agradaram.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Rasga-mortalha me fez, na hora em que li o nome, lembrar das histórias que ouvia na infância sobre a coruja. o livro parece bem interessante, sinto que será sucesso.

    ResponderExcluir
  17. Oi! Adorei a premissa dos contos...
    Gosto dessa parte do mistério e a forma de enganar dos personagens e o que os levou a cometer determinado crime.
    Concordo com você sobre as mulheres agirem mais através da emoção, ou por vingança (na maioria das vezes) e acho interessante o fato de refletir sobre a questão psicológica das criminosas.

    ResponderExcluir
  18. Vi bastante gente que gostou dessa obra, achei ousado a autora explorar as mulheres nos contos e também achei bem justo ;)
    Não é um tipo de leitura que eu faça, mas gostaria de conhecer alguns textos

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pela resenha, Não conhecia este livro, adoro contos, principalmente com finais surpreendentes.... Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Desde que vi o anúncio da seletiva para a antologia, fiquei bem curiosa para conferir o resultado. Ainda não conheço a escrita de nenhum dos autores selecionados, mas quero muito.
    Concordo que as mulheres são mais passionais e que quando resolvem cometer algum crime são bem mais cruéis.
    Adorei saber suas impressões e quais contos você gostou mais. Um dos que mais quero ler é o da Rô.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  21. Oie
    eu gosto muito da temática apresentada no livro. Não conheço nenhum dos autores mas espero que façam um lindo trabalho para terem sucesso e muitos leitores, adorei a novidade

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu não gosto muito de livros de contos, sempre tive uma resistencia muito grande com esse formato de leitura, mas o livro, ainda assim, parece ser interessante.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi, Lorena ^^
    Sabia que a Rô Mierling estava organizando uma obra, mas desconhecia que a mesma já havia sido publicada. Fico feliz de poder ver o resultado dessa antologia.
    Mulheres fatias sempre foram as minhas personagens favoritas, se não fatais que fossem guerreiras. Um exemplo disso é a Cersei Lannister, de As Crônicas de Gelo e Fogo, que é a minha segunda personagem favorita do enredo complexo e sangrento na guerra dos tronos.
    Contos me parecem ser bem difíceis de serem criados visto que ou você faz um final fechado ou um em aberto que atiça o leitor a querer mais. Não sei se consigo ter esse tato para compactar tanto as histórias, sabe.
    BUSCA PELA VINGANÇA me parece ser um conto bem promissor mesmo não sendo nada inédito. Tem uma duologia de filmes chamada Doce Vingança onde a personagem justamente se vinga de quem a violentou, recomendo ver!
    Fico feliz de ver antologias serem criadas pois é um primeiro passo para aqueles autores iniciantes que buscam adentrar o mercado editorial brasileiro.
    Obrigado por trazer a resenha dessa obra, Lorena. ^^
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Oi Lorena, sua linda, tudo bem?
    Gostei muito da caracterização das mulheres nesses contos, são mais fortes, nem sempre temos a oportunidade de encontrar protagonistas fatais, risos..Eu não tenho o costume de ler livros de contos, mas para quem gosta, parece ser imperdível. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

@blogaventuraliteraria