SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

ESPERANDO A HORA DA STELLA | AUTORA: MARIA DOLORES WANDERLEY | RESENHA





 Título: Esperando a hora de Stella | Autora: Maria Dolores Wanderley
Editora: Circuito | Ano: 2016 | Páginas: 77
Nota: ★★★★★

Olá! Gostaria de compartilhar com vocês a indicação de livro que recebi em parceria. É um livrinho bem curtinho, com uma leitura leve mais rica em detalhes e significados. Textos, poemas, imagens, fotografias se misturam para forma um lindo registro dessa grande autora. Vem conhecer...

SINOPSE

Marcado sempre pelo amor e pelo estranhamento, o livro Esperando a hora da Stella, sem nunca perder uma notável unidade de tom (derivado de um olhar sensível e maduro, acostumado a observar e a se auto-observar) constitui-se de breves memórias, em diferentes suportes (poemas, contos, crônicas, fotografias) do percurso artístico da poeta Maria Dolores Wanderley pela cidade do Rio de Janeiro, cidade grande para onde veio ainda muito jovem, seguir seus estudos, e onde ainda vive e trabalha. Como a personagem Macabéa, de Clarice Lispector - e os títulos de ambos os livros se conversam e convergem - a poeta também veio do Nordeste (mais precisamente, é de Natal) e com ela compartilha uma série de dificuldade existenciais, profundamente humanas, tratadas sempre com leveza e sob um falso verniz de trivialidade, pois sabe que são nos pequenos detalhes que os maiores mistérios, e as pessoas, se revelam. Estão presentes em todo livro a humildade e o amor necessários para exercer o ator de esperar, pois o que se espera é a hora do encontro com o Outro, que, como espelho (daí as belíssimas fotografias caleidoscópicas do lugar onde se deu ou se dá a espera, e onde o ato de esperar se transforma em encontro e revelação) desvela - brilhante e nobre como uma estrela - o eu. Por isso, evidentemente, o livro é dedicado pela poeta a sua analista, que a acompanhou e ainda acompanha neste percurso.   


Logo que recebi, já fiz uma leitura rápida, e hoje volto a rever para compartilhar no blog essa indicação. Logo de início, achei muito bonita capa, as ilustrações usadas para compor essa edição. É um livro recente de 2016. Poderemos encontrar poemas, textos, fotografias da autora.
  

São muito bonitos os textos, ela compartilha sua experiência de ter saído no nordeste e ter ido morar no Rio de Janeiro, uma cidade grande, cheia de símbolos, conflitos, situações que ela passa a conviver. Fala sobre o local onde vive, as pessoas que tem encontrado em seus caminhos e aventuras cotidianas, sobre seus estudos, aprendizados.


Seus poemas falam de tempo, espaço, sentimentos, anseios, sonhos. Através de uma linguagem poética, ela transmite essas sensações que envolve o leitor e transporta a essas ambientes por onde tem passado. As fotografias são belíssimas e bem criativas. Fico muito feliz por ter em mãos esse belo exemplar, e eu mais que recomendo que mais pessoas conheçam seu trabalho. Desejo muito sucesso!

4 comentários:

  1. oie
    A edição esta realmente linda.Amei as fotos que você postou.
    Parece ser um livro bom para ler rapidinho

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bmew

    O livro é lindo, as fotografias são de ótima qualidade. Os textos devem ter relação com as imagens e serem maravilhosos. Obrigada pela dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Lorena! Tudo bom contigo?
    Que capa linda desse livro, as imagens também são ótimas eu amei.
    Parece ser um livro muito interessante com uma leitura bem fluida e rápida, fiquei interessada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Estou encantada pelas fotos, que livro lindo! Fiquei super curiosa pela leitura dos textos, pois adoro o gênero. Dica anotada, pretendo ler em breve.

    Tatiana

    ResponderExcluir

@blogaventuraliteraria