SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

LIVROS CLÁSSICOS QUE INSPIRARAM STEPHEN KING A ESCREVER





Olha que curioso!!! Nas minhas pesquisas por aí, descobri uma carta que Stephen King escreveu compartilhando algumas indicações de livros que o inspirou a escrever suas histórias. Vale a pena conferir...


Querido amigo livreiro,
Quando se trata de leitura, eu sou o equivalente literário de um onívoro – embora os meus gostos sejam principalmente, mistério, suspense, e (é claro) horror. Vou ler a tampa de uma caixa de fósforos se não há mais nada ao redor. Livros que eu apreciei recentemente incluem um romance emergente chamado Tender sobre o nascimento do rock and roll nos anos cinquenta, e Raven, um relato de não-ficção de suicídios em massa em Jonestown, na Guayana, escrito por Tim Reiterman.
Alguns dos livros que ajudaram a moldar o curso da minha própria escrita foram O Senhor das Moscas, por William Golding (o melhor romance de suspense já escrito). Eu Sou a Lenda e O Incrível Homem que Encolheu de Richard Matheson (maravilhosas histórias de pessoas comuns cujos mundos comuns estão virados do avesso por horrores extraordinários) e a coleção 87º DP de Ed McBain que me mostrou como escrever diálogos realistas.
Em termos de enredo, eu suponho que aprendi a maioria de O Assassinato de Roger Ackroyd de Agatha Christie, Rebecca de Daphne Du Maurier e Um Beijo Antes de Morrer de Ira Levin.
Eu acredito fortemente que escritores devem definir suas histórias firmemente nos lugares que eles acham melhor. Eu acho que Willian Faulkner – particularmente livros como Luz em Agosto e O Intruso – mostraram-me o caminho para encontrar as verdades universais que existem em lugares específicos. Romances de Robertson Davies, assim como O Quinto Personagem, e John Irving (As Regras da Casa de Sidra e A Prayer For Owen Meany, por exemplo) são grandes exemplos disso.
Quando se trata de romances de personagem, alguns livros me ensinaram e entreteram incluindo Um Estranho no Ninho de Ken Kesey, O Colecionador de John Fowles, e, de novo, Eu Sou a Lenda de Richard Matheson.
Eu também aprendi alguma coisa sobre valor literário de histórias de terror em Macbeth de Shakespeare, Os Ratos nas Paredes de H.P. Lovecraft, Psicose de Robert Bloch e O Toque Mágico de F. Paul Wilson.
Obrigado por perguntar… e continue lendo!
Stephen King.




FONTE DE PESQUISA




ME SIGAM NAS REDES SOCIAIS



Um comentário:

  1. nossa, que interessante. não sabia da existência dessa carta e supercurti algumas das obras citadas pelo fato de eu já ter lido. *-* as demais acabei anotando a dica aqui, se o grande King leu, então é bom hehehe
    bjs :)

    ResponderExcluir

@blogaventuraliteraria