SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

PROCURANDO NOSSAS RAÍZES - AUTOR: JOSÉ ANTONIO RIBEIRO [RESENHA]


Título: Procurando nossas raízes | Autor: José Antonio Ribeiro
Editora: Scortecci | Ano: 2016 | Páginas: 142
Nota: ★★★★★

Olá pessoal !!! Sempre fui fascinada por livros que falem sobre histórias de família, histórias reais, sempre despertam muito meu interesse. Gosto de me sentir mais próxima, conhecer costumes diferentes, experiências, sensações. E esse livro que venho compartilhar com vocês a leitura, me deixou bem interessada logo que vi a capa e a sinopse no site da Editora Scortecci. Recebi em parceria e fiquei muito feliz em poder conhecer o trabalho do autor e a história de sua família. Será muito bom compartilhar com vocês essa indicação.

SINOPSE
Por que temos esta fascinação pelo que é antigo, pela história, especialmente pelos nossos antepassados? A resposta a esta pergunta poder estar nas influências arquetípicas, vívidas, que nos seduzem, e o desejo de torná-las conscientes, o que justifica essa busca às nossas raízes, à nossa ascendência. Este livro conta o que experimentamos através do contato com pessoas e locais onde nasceram nossos antepassados, resgatando traços das suas vivências, que chegaram até a atualidade pela educação que recebemos de nossos país e influências culturais dos povos que nos antecederam.


Achei que a escolha da capa foi de ótimo gosto, muito bonita. Já nos conduz a um momento no passado, de nossos avós, a nossas raízes. O livro está dividido em duas partes, a primeira em português e a segunda em italiano. Ao final, temos a árvore genealógica que poderemos consultar sempre que desejarmos e que nos ajuda bastante a entendermos melhor as ligações de parentesco com o autor. Os capítulos são curtos o que pode facilitar na leitura, além de conter muitas fotos tiradas naqueles momentos que estão sendo compartilhados. 

O autor faz um excelente trabalho de pesquisa em suas páginas. Nos faz conhecer mais sobre a origem de sobrenomes, a forma como alguns imigrantes foram registrados quando chegaram no Brasil e por isso a dificuldade em encontrarmos nossos parentes. Traz informações sobre a Itália, das tradições, curiosidades, idioma, influências externas.



O livro me faz lembrar muito um diário pessoal e de viagem. À medida que vamos avançando na história, vamos descobrindo sobre seus planos de conhecer mais à fundo sobre suas origens e de sua esposa, eles tem parentes que vivem na Itália. E é para lá que eles viajam, para Delianuova na região da Calábria. Eu não conhecia, e fui pesquisar. Descobri um video em italiano que mostra lindas imagens e sobre a história local. Se vocês tiverem curiosidade em assistir também :

  

Para mim, foi uma leitura bem interessante e que só me acrescentou. Conclui em dois dias e em seguida busquei algumas informações na Internet que o autor nos traz. Acredito que escrever esse livro tenha sido uma ótima experiência e uma grande realização. Também gostaria muito de poder conhecer mais sobre a origem da minha família, de onde vieram, como estão vivendo agora os parentes que ficaram na Europa. Parabenizo e desejo muita sorte nos próximos trabalhos.




ENTREVISTA COM O AUTOR


Livro disponível para aquisição no site da
LIVRARIA SCORTECCI




CONTATO: 
aventuraliteraria@hotmail.com

ME SIGAM NAS REDES SOCIAIS


Deixem seus comentários !!!

8 comentários:

  1. Esse livro é encantador e tem uma história maravilhosa, parabéns por compartilhar conosco.

    Te desejo muito sucesso!!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia este livro e seu autor, e apesar de esse não ser o tipo de leitura que eu costume ler gostei bastante da proposta. Acho importante a leitura de livros que nos ensinem algo novo. Valeu pela dica.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Que livro mais interessante. Realmente temos uma curiosidade muito grande com relação ao passado e como viveram as pessoas antes de nós. Amo visitar museus, ler livros de história e saber porque alguns povos não existem mais. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o autor, mas gostei bastante da premissa do livro. Adorei a sua resenha!

    ResponderExcluir
  5. Gente que interessante esse livro! Adoro conhecer mais sobre a história dos antepassados tb, a única coisa q eu sei é que a família veio da itália hehehe

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a editora, mas fiquei curiosa para saber quais outros títulos ela lançou. Esse parece ser tão legal! Realmente, a maioria de nós é fascinado por elementos e pessoas do passado. Eu, por exemplo, coleciono fotos antigas. Talvez seja uma forma de lembrar de uma época onde certas coisas eram mais simples. Ah, adorei a capa e o fato de ter partes em italiano no livro *-*

    ResponderExcluir
  7. A capa é realmente bonita ! Já mostra exatamente como é o livro né? Sua história. Também acho muito legal conhecer outras tradições e histórias verdadeiras! Vou dar uma olhada! Kissus

    ResponderExcluir
  8. Que interessante! Eu amo saber histórias dos meus antepassados também. É bem interessante e esse livro nao deve ser diferente!

    Beijos, gi.
    Www.blogdicasdagi.com.br

    ResponderExcluir

@blogaventuraliteraria