SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

AMOR E GUERRA - AUTOR: FREDDY NAGEL [RESENHA]




Título: Amor e guerra | Autor: Freddy Nagel
Editora: Scortecci | Ano: 2015 | Páginas: 124


Olá! Uma nova resenha que venho compartilhar com vocês aqui no blog. Recebi o livro "Amor e guerra" do autor Freddy Nagel em parceria com a Editora Scortecci. Chegou durante essa semana, aproveitei a tarde desse sábado e passei lendo. Estou encantada com o livro e gostaria muito que vocês também conhecessem o trabalho do autor...

SINOPSE
Em meio aos horrores da 2ª Guerra Mundial, este livro narra momentos marcantes da participação de um soldado alemão no conflito. Estando a serviço do Exército e dos ideais de sua pátria, ele sobrevive às intensas lutas e ao rígido regime nazista, vivenciando situações que o fazem refletir sobre a própria vida. As felizes lembranças de outrora lhe proporcionam momentos de extrema alegria, que momentaneamente o libertam da terrível realidade vivida no campo de batalha. A narrativa leve e empolgante proporciona ao leitor instantes de intenso suspense à medida que se desenrola a trama. Além disso, descreve com riqueza de detalhes belíssimos cenários europeus. Recantos estes que nem mesmo a guerra e a estupidez humana foram capazes de ofuscar. A essência deste livro é pautada por lindas histórias de alguém que vivenciou um triste e lamentável capítulo da História, que com certeza trará à tona sentimentos singulares de nossas vidas. Tais histórias encontrarão guarida e se eternizarão nas memórias dos ávidos leitores desta magnífica obra.


A capa e título já me chamaram a atenção desde o início. A segunda guerra mundial sempre é um tema que me atrai muito e dessa vez pude conhecer uma história sob o ponto de vista dos alemães. A narrativa é em primeira pessoa, como em formato de diário. Trata-se de um relato de alguém que viu de perto os horrores da guerra. 

"Sentado na cama comecei a reviver minha vida aos poucos. Todos os belos momentos da minha infância, meus amores na juventude, a universidade, a guerra, minha querida Ruth. Iria vê-la novamente?" (pág.10) 

Passamos a conhecer Alfred Otto Nagel, desde o momento que ele está preso em uma sela e não sabe o que acontecerá com ele e com sua família. Ele passa a relembrar como foi sua infância junto a seus pais na cidade de Wetzlar na Alemanha, seus primeiros anos na escola, seus primeiros romances e desilusões com as garotas, seu interesse pelo curso de Engenharia Mecânica, a mudança de cidade, as dificuldades, suas primeiras realizações profissionais e pessoais, as pessoas que conheceu, seu verdadeiro amor.  


Em muitos momentos que a guerra começa a se aproximar e ser algo real na vida Alfred, ele teme ter que se alistar e ser chamado para combater no front, mas é algo inevitável. A partir daí ele terá que se afastar daquelas pessoas que mais ama, terá que enfrentar muitos riscos de vida, ao mesmo tempo que embarcar em uma aventura que deixará para sempre lembranças e marcas.

"A certeza do fuzilamento, sem saber quando, afligia-me. cada barulho que ouvia imaginava ser o pelotão de fuzilamento vindo me buscar para a execução. Num destes momentos, ouvi os soldados alemães tirarem Bonetti da sua cela. Depois disso não o ouvi mais. Não sabia o que poderia ter acontecido a ele. Eu era o único preso. Nenhuma pessoa preocupava-se comigo. Não ganhava nem comida, nem água. Rogava a Deus por minha salvação."(pág.91)

Amor e guerra é aquele romance que vai te conquistando a cada página, uma história tão real e emocionante. Torcemos até o final para que ele consiga se salvar e voltar para casa, muitos milagres vão acontecendo na sua longa jornada. Estamos tão acostumados a ver livros que retratem a guerra sob o ponto de vista de judeus, daqueles que foram perseguidos pelo regime nazista. Nesse livro, vemos a história pelo ponto de vista de um alemão que apenas desejava seguir seu curso de vida normal, encontrar um amor verdadeiro, construir uma família, estar próximo daqueles que ama e se realizar profissionalmente, mas é forçado por causa de uma guerra, a mudar seus planos, ver seu mundo destruído e mesmo assim continuar lutando para sobreviver. 



Essa é uma leitura que com certeza eu recomendo. Desejo muito sucesso ao autor, que continue nos brindando com mais histórias como essa. Livro disponível para aquisição pelo site da Editora SCORTECCI



= COMENTÁRIOS EM VIDEO =
___________________________________
_________________
__________

__________
_________________
___________________________________


= SOBRE O AUTOR =




Freddy Nagel, pseudônimo de Alfred Nagel Neto, nasceu em Curitiba, no ano de 1969. Ainda criança, em 1976, mudou-se com sua família para Guabiruba, em Santa Catarina. Neste município, onde vive até hoje, conheceu sua esposa Eliane, com quem tem dois filhos: Andres e Ane. Formado em Letras e pós-graduado em Novas Tecnologias na Educação e Coordenação Pedagógica, atuou, durante 20 anos, como professor de Literatura da rede estadual de ensino. Exerce atualmente a função de diretor escolar na rede municipal de ensino de Guabiruba. Paralelamente ocupa, desde 2013, a Presidência do Conselho Municipal de Educação de Guabiruba.




________________________________________
_________________________
____________



CONTATO: 
aventuraliteraria@hotmail.com

ME SIGAM NAS REDES SOCIAIS


Deixem seus comentários !!!

2 comentários:

  1. Muito obrigado pelos elogios à obra. Fico imensamente feliz em saber que você gostou do livro. Um abraço, Freddy Nagel.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelos elogios à obra. Fico imensamente feliz em saber que você gostou do livro. Um abraço, Freddy Nagel.

    ResponderExcluir

@blogaventuraliteraria