SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

CONVERSANDO COM O ESCRITOR EMIVALDO ALVES [ENTREVISTA]






Olá pessoal !!!

Como passaram essa semana??? Hoje vim compartilhar com você um bate-papo que tive com o escritor Emivaldo Alves. Estou tendo a oportunidade de conhecer o trabalho dele e também convido todos vocês a conferirem a entrevista que foi concedida para nosso blog.


____________________________________
_____________________

= ENTREVISTA = 


1. Nos conte um pouco sobre você (uma breve apresentação).

Emivaldo Alves é jornalista, fotógrafo, músico e escritor. Atualmente mora em Brasília/ DF . Nascido em Tocantins, formou-se em jornalismo pelo Centro Universitário Unieuro. Começou a atuação profissional como estagiário na antiga Radiobrás, hoje Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

2. Como e quando começou a escrever?

Sempre gostava de ouvir histórias contadas pelos meus pais, sabe aquelas que realmente nos fascina, então, acho que todo aquele volume de informações ficaram gravadas em minha memória. Aos doze anos comecei a escrever poemas na escola, naquela época tinha uma professora de literatura extraordinária e ela sempre nos incentivava a escrever. Fui tomando gosto pela escrita e assim começa minha história, tinha um volume muito grande de material escrito, um dia sonhava em publicar, já que naquela época era impossível de publicar por morar numa cidade pequena. Mas um dia por ironia do destino acabei perdendo todo meu material em um desastre provocado pelas chuvas, ali foi a minha maior decepção. Naquele mesmo ano tive que sair do interior e ir morar em Brasília, foi uma das experiência mais traumáticas de minha vida que era deixar minha cidade, mas era preciso, tinha sonhos. Em Brasília, conclui o ensino médio e depois parti para encarar voos mais altos que era iniciar o ensino superior, o que de fato foi fundamental para desenvolver o processo da escrita e aperfeiçoar ainda mais.

3. Quais escritores mais te inspiram?

Gabriel García Marquez, Ernest Hemigway,Stephen Hawking,Clarice Lispector,Guimarães Rosa e Graciliano Ramos.








4. Quais são seus livros favoritos?

O Velho e o Mar ( Ernest Hemigway), Cem anos de Solidão, Amor em Tempo de Cólera, O General em seu Labirinto ( Gabriel García Marquez), Teoria do Tudo ( Stephen Hawking), Laços de Família ( Clarice Lispector), Grande Sertões Veredas ( Guimarães Rosa), Vidas Secas ( Graciliano Ramos).

5. Como foi o processo de publicação do seu primeiro livro?

Foi uma tarefa árdua, tive que ser o protagonista da minha própria história, fui  o editor, o capista, o diagramador, o revisor ( Uma amiga me ajudou a revisar).  Creio que todos aqueles que entram nesse caminho passam por esses perrengues, natural, pelo menos encaro com essa proeza.  Mas na verdade todo esse processo vai nos moldando para encararmos com mais determinação o mercado, que creio existir espaço para todo mundo.  Teve dias que consegui dormir muito pouco, pensando na melhor estratégia para trazer o leitor para perto de mim, você começa a se jogar nesse mercado e quando você menos se depara está dentro, isso realmente é fascinante. Foi um processo de muito aprendizagem e de muita expectativa ao mesmo tempo, isso porque, fui o criador de tudo, desde as primeiras linhas até o acabamento final. Foi um período em que me joguei de corpo e alma nesse projeto.

6. Quais dicas você compartilharia com quem deseja fazer publicações também?

O primeiro passo: ser persistente e nunca desanimar com as circunstâncias que virá pela frente. O segundo passo: encarar com naturalidade e acreditar no seu potencial ( todos nós temos uma história para contar). O Terceiro passo: use e abuse de sua criatividade é o que vai fazer de você ser diferente dos outros escritores. O Quarto passo: estar ao lado de pessoas motivadoras que te ajudem a crescer e tornando você o protagonista de sua história.

7. Como é o processo de criação dos seus personagens?

Não existe uma receita ou um manual a ser seguido, creio que deve usar a liberdade de escrita e como eu disse acima de tudo muita criatividade.

8. Quais eventos literários você já participou como escritor(a) e leitor(a)?

Feira do livro, em Brasília/DF. 

9. Além da escrita, o que mais você gosta de fazer?

Sou apaixonado por esportes, fotografia e amo viajar.

10. Pode compartilhar com a gente quais são seus projetos futuros?

Para o ano de 2020 estarei praticamente rodando o país em eventos literários,  FliP de Paraty, no Estado do Rio de Janeiro e também do Prêmio Jabuti de Literatura.

11. Breve resumo do livro, Vidas que se Encontram.

Vidas que se Encontram é o livro com o qual o leitor facilmente se envolve, porque traz um relato linear dos acontecimentos, bem como algumas reflexões as quais não compreendemos e, para as quais, muitas vezes, não encontramos respostas. É possível que alguns se identifiquem com a história, no entanto, para outros não passa de meros acontecimentos do acaso. O livro retrata esse dilema de forma bem clara quando, Tyller Fergison, se encontra envolvido nesse universo, mesmo sem saber que viveria  um grande conflito. Uma viagem de férias que tinha tudo para dar certo, como de fato ele planejara, se transformou em um enorme pesadelo. E a pergunta é, será que estamos realmente preparados para os acontecimentos que surgem ao longo da nossa caminhada? Se você soubesse que um acidente terrível mudaria sua vida, como reagiria? Estaria preparado para enfrentá-lo? 

Para algumas perguntas nunca encontraremos respostas, mesmo que tentemos entender. Em “Vidas que se Encontram”, Tyller teve que usar de muito esforço, criatividade e limitações para superar todos os desafios que surgiram ao longo daquelas férias. Longe de casa e tendo que enfrentar as mais diversas privações, precisou lutar para sobreviver, além de ter de administrar o aspecto psicológico para manter o equilíbrio e finalmente conseguir sair daquela situação trágica. Na medida em que os dias se passavam, as dificuldades aumentavam e as chances de sobrevivência eram remotas.  E para completar, uma garota cruza o seu caminho para levá-lo de volta ao aconchego de sua família. E assim, surge uma nova perspectiva de vida para Tyller, que traz na alma mais que as marcas do sofrimento, como resultado de uma experiência vivenciada de forma inexplicável. Então, sua vida passa a ganhar outro sentido aos seus olhos e ele começa a vislumbrar, em pequenos detalhes, às vezes, imperceptíveis, todo aprendizado que aquela experiência dramática lhe oportunizou, abrindo-lhe portas para um futuro promissor.


Para adquirir o livro no site da AMAZON


________________________________
____________________________________________



CONTATO: 
aventuraliteraria@hotmail.com

ME SIGAM NAS REDES SOCIAIS

Um comentário:

  1. Não o conhecia... me parece bem simpático e atencioso, né? ^^
    Amei as dicas que ele deu pra quem quer começar escrever... é um sonho meu! Um dia vou me planejar melhor pra isso e pôr as mãos na massa!
    garotastarfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir

@blogaventuraliteraria