SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

O SUBSTITUTO - AUTORA: BRENNA YOVANOFF [RESENHA]



Título: O substituto | Autor: Brenna Yovanoff
Editora: Bertrand Brasil | Ano: 2012 | Páginas: 336 | No Skoob 

SINOPSE
Mackie Doyle não é normal. Ele vive na pequena cidade de Gentry, mas vem de um mundo de túneis e águas escuras e lamacentas. Ele é um substituto ― deixado no berço de um bebê humano há dezesseis anos. Agora, em virtude de uma alergia fatal a ferro, sangue e solo consagrado, Mackie está morrendo aos poucos no mundo dos homens. Essa iminente morte faz com que ele saia de seu casulo e vá em busca de respostas. Nessa cidade onde crianças são trocadas quando pequenas por seres do submundo, substitutos são seres conhecidos, embora não assumidos. Muitas famílias já passaram por isso, mas não conseguem entender o motivo. E, para não confrontarem a realidade, aceitam sem reclamar. O impressionante é que a troca é facilmente notada, mas, talvez por resignação, a passividade da cidade é tão grande que ninguém faz nada para mudar. Parece loucura? As aparências enganam. O substituto apresenta a bonita e comovente história de autoconhecimento do protagonista, um jovem em busca de explicação para suas origens e de aceitação por parte de seus semelhantes humanos. De um menino introvertido e medroso, que tem apenas o apoio da amável irmã e de um fiel amigo, a um homem corajoso, conhecedor de seus limites e de suas características peculiares. 


O substituto é o primeiro livro da escritora americana Brenna Yovannof e está fazendo parte do Projeto "Uma viagem ao mundo em 12 livros" de Fevereiro. Coloquei esse livro na minha lista porque já conhecia o trabalho da autora através de um outro anterior Entre mundos que já fiz a resenha aqui no blog. Estava com muita vontade de realizar essa leitura já faz algum tempinho. Li durante esse final de semana e não larguei enquanto não cheguei ao final da história. Confesso que a leitura no final me surpreendeu positivamente embora em alguns momentos, especialmente quando a autora buscava justificativas para o que estava acontecendo na trama, isso tenha me deixado um pouco descrente se ela conseguiria segurar minha atenção até o final. Não sou fã de histórias com noivas-cadáveres ou personagens do tipo tão estranhos, mas decidi embarcar nessa aventura.

Consegui visualizar os personagens e acredito que daria um enredo para um filme de aventura, romance e um terror leve. O livro está dividido em quatro partes com capítulos temáticos. A capa já chama bastante atenção com um tom prateado e armas no lugar de brinquedos de bebês acima de um carrinho bem peculiar. Com destaque a Editora Bertrand Brasil que conseguiu fazer um ótimo trabalho de tradução e diagramação do livro.   


Os personagens foram muito bem construídos, através dos diálogos e atitudes, vamos formando nossas impressões sobre eles. A narrativa é em primeira pessoa, sob o ponto de vista do nosso personagem principal Mackie Doyle que nos relata suas experiências e a forma de tentar resolver as situações que se apresentam ao seu redor. Ele é o substituto, a criança que vem de um mundo subterrâneo cheio de túneis com águas lamacentas habitado por seres bem estranhos. Foi trocado por um humano e a partir daí convive com novos pais e a irmã Emma a quem aprendeu a amar. Sua família sabe sobre sua orige, especialmente sua mãe adotiva que teria sido uma das crianças humanas que foi trocada e depois conseguiu escapar e retornar ao mundo.

Mackie é agora um adolescente de dezesseis anos que frequenta uma escola comum na cidade de Gentry e apesar das suas diferenças, da sua timidez e alergias, ele tenta ter uma vida normal como qualquer oiutro jovem que tenta tocar um instrumento e conquistar uma garota para namorar. Quando se aproxima de Tate, que teve sua irmã levada por esses seres para a realização do próximo sacrifício. Tate e Mackie unirão forças para trazer a criança de volta. A partir daí Mackie realizará uma viagem de autodescoberta sobre si mesmo, sobre sua origem e fará de tudo para mudar essa realidade. A autora conseguiu ao longo da narrativa explicar todos os conflitos e chegar a um desfecho surpreendente.

É uma leitura que recomendo a todos que gostem dessa temática, que consigam embarcar em aventuras literárias diferentes sobre mundos alternativos, com personagens idealizados e busquem realidade paralelas, mundos fictícios e mensagens por trás dessas histórias. É um livro que fala sobre a autoaceitação, sobre o amor verdadeiro, as diferenças que em alguns casos podem ser aplicados ao mundo real facilmente. Vale a pena conferir!  



Livro disponível para aquisição no site da AMAZON






= SOBRE A AUTORA =





Brenna Yovanoff pensava que, quando crescesse, se tornaria editora. Embora tenha descoberto que estava enganada, ela não se arrepende dos seus dias como leitora de manuscritos não solicitados nem do fato de ter memorizado grandes trechos do The Chicago Manual of Style. Seus contos aparecem em Chiaroscuro e Strange Horizons. Ela possui mestrado em escrita criativa pela Universidade do Estado do Colorado e atualmente vive em Denver. O Substituto é seu primeiro romance.










CONTATO: 
aventuraliteraria@hotmail.com

ME SIGAM NAS REDES SOCIAIS

Deixem seus comentários !!!

Nenhum comentário:

@blogaventuraliteraria