Conta a história de Guiomar, que tem a sua volta três pretendentes – Estevão, sentimental; Jorge, calculista; Luís Alves, ambicioso. A estes três se junta a baronesa, sob cuja proteção encontra-se a órfã Guiomar e a inglesa Mrs. Oswald, dama de companhia. O conflito entre o amor e o interesse na realização do casamento é o tema deste livro da fase romântica do autor.
A mão e a luva é o segundo romance de Machado de Assis, publicado em 1874 e pertence a primeira fase do Realismo. O tema central é o conflito entre o verdadeiro amor e casamento por interesse. Vemos as ilusões e desilusões amorosas dos personagens, explorando seus contrastes e confrontando seu idealismo romântico, além da crônica de costumes, com a característica própria da ironia e sarcasmo machadiana. O narrador está em terceira pessoa, e por muitas vezes se comunica com o leitor o que torna a leitura mais participativa (dá essa sensação).
As edições que tenho em mãos e que li a história são: o box com todos os romances de Machado, e uma edição mais simples publicada pela Editora Ciranda Cultural e que é possível nas fotos do post. É voltada principalmente para os estudantes que contem o romance na íntegra, textos complementares sobre a obra, o autor e questões de vestibular. Apesar de não ser uma edição com muito capricho como muitas que conhecemos, mas que cumpre muito bem a função e vale a pena.
O livro conta a história de Guiomar, uma moça simples, porém decidida, que fica órfã ainda cedo e busca realizar o sonho de ascender socialmente. Perde o pai aos 7 anos, e a mãe aos 13. Vai morar com a madrinha. Faz os primeiros anos no colégio mas abandona. No seu caminho encontra três diferentes pretendentes: seu primo Jorge, superficial e passivo; Estevão, o ingênuo e sentimental; e Luis Alves, o ambicioso.
Luis Alves e Estevão são amigos e se conhecem desde a época que estudavam na academia em São Paulo. Luis no quarto ano, e Estevão no terceiro ano. Logo se tornaram amigos íntimos, apesar das diferenças de personalidade. Iniciamos nossa história, Estevão chegando à casa de Luis para contar-lhe sobre o fim do namoro com Guiomar, ele precisaria ir para São Paulo e ela não teria aceito bem a distância, decidindo por terminar depois de 6 meses de relação.
Já de volta de São Paulo, dois anos depois, formado em Ciências Jurídicas e Sociais, Estevão pretendia nem lembrar do passado e seguir em frente apenas aproveitando tudo o que a corte pudesse lhe oferecer. A história que lemos é ambientada durante o segundo reinado e quando ainda existia escravidão e títulos como de "baronesa". "Sentou-se o bacharel em um banco que ali achou, recebeu a xícara de café, que o escravo lhe trouxe daí a pouco, acendeu um charuto e abriu o livro" (pág.19), em visita de Estevão a casa de Luis Alves.
Estevão reencontra Guiomar e vários sentimentos passam a acompanhá-lo. Jorge, primo de Guiomar, lhe desperta interesse, mas somente por causa de sua posição social e condição econômica. Enquanto que Luis Alves, faz surgir um sentimento real de admiração por suas qualidades, uma forma que suas personalidades se complementam como "a luva é feita sob medida para a mãe". Vemos aqui novamente se formar uma espécie de triângulo amoroso entre Guiomar e os amigos Estevão e Luis Alves. Mas ao final podemos considerar um bom desfecho.
A mão e a luva foi uma leitura agradável, interessante, rápida, mais fluída do que no primeiro romance. Li em apenas uma tarde e já comecei a preparar a resenha. Posso dizer que já começo a me acostumar mais com o estilo de romances de Machado e reconhecer seus traços na escrita. Ansiosa para ler o terceiro livro do Projeto "Helena(1876)", e vocês?
_______________________________________
Livro disponível para aquisição no site da AMAZON CLIQUE AQUI
______________________________________
= SOBRE O AUTOR =
Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro em 21 de Junho de 1839. Considerado um dos maiores escritores brasileiros, foi poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário. É o fundador da cadeira nº. 23 da Academia Brasileira de Letras. Os romances que escreveu foram: Ressurreição (1872), A mão e a luva, (1874), Helena, (1876), Iaiá Garcia, (1878), Memórias Póstumas de Brás Cubas, (1881), Casa Velha, (1885), Quincas Borba, (1891), Dom Casmurro, (1899), Esaú e Jacó, (1904) e Memorial de Aires, (1908).
Olá! Meu nome é Lorena. Tenho formação em História, e sou estudante de Psicologia. Tenho diversos contos publicados pela Editora Illuminare. Amo viajar e me corresponder com pessoas de várias partes do mundo. Estarei compartilhando aqui minhas leituras e dicas em geral. Para saber mais sobre mim, CLIQUE AQUI
Nenhum comentário: