SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

LISTA DE FILMES E SÉRIES BASEADOS NOS LIVROS DE JANE AUSTEN




Olá !!! Há anos os livros da escritora inglesa, JANE AUSTEN vem inspirando a produção de diversos FILMES e SÉRIES. Eu assisto e amo colecionar todos que encontro. Achei interessante fazer uma lista e continuar atualizando. Vem conhecer....







A Abadia de Northanger (2007) Inspirado no livro publicado em 1917. Tem no elenco Felicity Jones como a jovem Catherine vai morar com uma rica família em Bath, acredita que viverá romances como nos livros que ama. como eles não têm filhos, é apresentada a outros de sua idade. Num passeio com o grupo à abadia ela percebe claramente que seu status social não a permitirá viver seu amor.

Amor e amizade (2016) Inspirador no livro Lady Susan, publicado em 1971. Encontrei esse filme recentemente e fiquei encantada. Ambientado no século XVIII. Viúva há poucos meses, a bela Lady Susan Vernon (Kate Beckinsale) foge das fofocas sobre seus casos amorosos buscando refúgio na fazenda dos antigos cunhados. Lá reflete sobre a vida e decide arranjar um novo marido para si e um bom pretendente para a filha, Frederica (Morfydd Clark).

Amor e Inocência - Becoming Jane (2007) Anne Hathaway interpreta a Jane Austen antes da fama, que vive um romance com um jovem estudante de direito irlandês, que acabaria por inspirar seus livros. Ótimo filme, baseado em cartas da escritora.

As patricinhas de Beverly Hills (1995) Foi uma surpresa pra mim quando descobri que esse filme tinha sido inspirado no livro Emma de Jane Austen, aquele famoso sessão-da-tarde. Na trama, a patricinha Cher (Alicia Silverstone) também é rica, jovem e bonita, e resolve dar uma de cupido, tal como a personagem Emma. Mas, assim como a protagonista de Jane Austen, Cher não tem muita experiência na área e não sabe como agir quando o amor acontece.

Austeland (2013) Com mais de 30 anos de idade, Jane Hayes (Keri Russell) não consegue encontrar um namorado, porque nenhum homem lhe parece à altura de seu grande ídolo: o Sr. Darcy, personagem criado por Jane Austen no romance Orgulho e Preconceito. Um dia, ela decide gastar todas as suas economias e voar ao Reino Unido, onde existe um resort especializado em acolher as mulheres apaixonadas pelas histórias de Austen. Lá, ela descobre que o homem do seus sonhos pode se tornar uma realidade.

Bridget Jones: No Limite da Razão (2004) Bridget Jones (Renée Zellweger) está namorando firme Mark Darcy (Colin Firth) há 6 semanas. O que deveria ser um sonho se transforma em dúvidas e incertezas quando ela passa a questionar o que deve fazer para manter o homem de seus sonhos ao seu lado. A situação fica ainda pior após a contratação da nova colega de trabalho de Mark, de quem Bridget morre de ciúmes, e o reaparecimento de Daniel Cleaver (Hugh Grant), seu ex-chefe mulherengo, que volta a assediá-la.

Emma (1996) na Inglaterra rural do século 19, Gwyneth Paltrow é uma jovem bonita e inteligente que vive feliz com o pai viúvo. quando sua governanta se casa ela fica entediada e resolve bancar o cupido para as pessoas que a cercam. mas apesar de parecer ser uma autoridade no assunto, Emma nunca se apaixonou.

Emma (1997) Kate Beckinsale interepreta Emma Woodhouse a qual tem um rígido senso de propriedade quando o assunto é alianças matrimoniais. Infelizmente ela insiste em arrumar um marido para sua amiga Harriet, e isso as levará a muitas tristezas. Através das palavras sábias do Sr Knightley e do apoio da Sra Elton, Emma começará a enxergar a vida com outros olhos, mudando sua atitude casamenteira.  

Emma (2009) Emma (Romola Garai) é a história de uma jovem tão empenhada em arranjar o amor para os outros que não conseguia ver o que se passava diante de seus próprios olhos. Linda, inteligente e rica, Emma Woodhouse gasta seu tempo bancando o cupido, mas se dá conta de que as pessoas não são como ela imaginava e se vê forçada a amadurecer. Uma produção da BBC.


Emma (2020) 
Woodhouse (Anya Taylor-Joy) é uma jovem rica e inteligente, que não tem pretensões de se casar tão cedo para ficar sempre perto do pai. Porém, isso não a impede de dar uma de 'casamenteira', tentando juntar casais que considere apropriados entre seus conhecidos, sem perceber os problemas causados com sua imaginação e teimosia.


Lost in Austen (2008)  Descobri essa série recentemente e fiquei encantada, tem apenas 4 episódios. É super divertida. Conta a história de Amanda Price (Jemina Cooper), uma jovem inglesa suburbana com uma vida chatinha e um namorado que a trai e aparece bêbado para pedi-la em casamento. Seu refúgio é poder passar uma noite sozinha com uma garrafa de vinho, lendo Orgulho e Preconceito no sofá da sala. Até que ela começa a ouvir barulhos estranhos vindos do seu banheiro. Abre a porta e tcharannn ... encontra Elisabeth Bennet e vive fantásticas aventuras.

 Mansfield Park - O Palácio das Ilusões (1999) Aos 12 anos de idade, Fanny Price vai morar de favor na casa do tio rico, onde é criada. inteligente e estudiosa, torna-se também uma bela mulher, chamando a atenção de seu novo e rico vizinho. os tios estimulam a união, mas para desgosto deles, ela não está interessada.

Mansfield Park - O Palácio das Ilusões (2007) Nessa adaptação de um clássico livro de Jane Austen, Fanny Price (Billie Piper) é mandada para viver com seus tios em Mansfield Park. Enquanto se esforça para se adaptar a seu novo estilo de vida, ela começa a atrair as atenções dos homens, aprendendo sobre a política sexual da alta sociedade ao longo do tempo.

Noiva e Preconceito (2004) Uma comédia de Bollywood. Na cidade de Amritsar, na Índia, a sra. Bakshi (Nadira Babbar) luta para encontrar bons partidos para suas quatro lindas filhas. Porém tudo vai por água abaixo quando Lalita (Aishwarya Rai), a segunda mais velha, decide escolher seu noivo. Do encontro com o magnata americano William Darcy (Martin Henderson) surge uma relação de amor e ódio. Lalita fica furiosa com o preconceito e a falta de respeito que William demonstra em relação à Índia, enquanto ele fica exasperado com as reclamações da moça, que o considera um americano mimado. Em meio a tantos atritos, nasce uma atração irresistível.


O Clube de Leitura de Jane Austen (2007) Grupo de mulheres se reúne para discutir os livros de Jane Austen e procurar neles soluções para suas próprias vidas. até que um homem, fã de ficção científica, se une a elas, causando tumulto. interessante por mostrar a influência da escritora.

 O diário de Bridget Jones (2001)  Bridget Jones é uma trintona que decide, entre as resoluções de Ano Novo escrever um diário. Bridget Jones revela, a cada capítulo, as suas qualidades e os seus defeitos, além de expor com muito humor situações que fazem parte do dia-a-dia de várias mulheres na faixa dos trinta anos: problemas com o trabalho, a busca do homem ideal etc. Cada capítulo do livro trata de um determinado dia na vida desta anti-heroína, que sempre inicia o seu relato contabilizando o peso e as calorias, cigarros e unidades alcoólicas que consumiu no dia anterior.

Orgulho e Preconceito (1940) Greer Garson e Laurence Olivier estrelam esta primeira versão para o cinema de um romance da escritora.

Orgulho e preconceito (1980) A história mostra a maneira com que a personagem Elizabeth Bennet (Elizabeth Garvie) lida com os problemas relacionados à educação, cultura, moral e casamento na sociedade aristocrática do início do século XIX, na Inglaterra. Elizabeth é a segunda de 5 filhas de um proprietário rural na cidade fictícia de Meryton, em Hertfordshire, não muito longe de Londres.

Orgulho e Preconceito (1995) Pride and Prejudice é uma Minissérie Britânica em 6 Episódios, produzida em 1995 pela BBC, adaptada por Andrew Davies da obra homônima de Jane Austen, publicada em 1813. Ambientada na Inglaterra no início do século XIX, Pride and Prejudice conta a história das 5 filhas solteiras de Mr. e Mrs. Bennet (Benjamin Whitrow e Alison Steadman), interpretadas por Susannah Harker, Jennifer Ehle, Lucy Briers, Polly Maberly, Julia Sawalha, após o rico Mr. Bingley (Crispin Bonham-Carter) e seu amigo Mr. Darcy, terem se instalado nas vizinhanças da sua propriedade. Enquanto Bingley se interessa imediatamente pela mais velha das irmãs Bennet, Jane, Darcy tem dificuldades em se adaptar à sociedade local, e entra em discórdia com a segunda das irmãs, Elizabeth.

Elizabeth Bennet é uma esforçada e inteligente universitária que nem pensa em se casar até se formar. Mas quando conhece Jack Wickham, um playboy gato e Darcy um sensível rapaz de negócios , a determinação de Elizabeth é colocada em teste. Ela vai conseguir enxergar através deles e descobrir suas verdadeiras intenções? 

Orgulho e Preconceito (2005) É minha versão favorita !!! Cinco irmãs são criadas por sua mãe para terem bons casamentos. A segunda filha, Elizabeth - Keira Knightley indicada ao Oscar - é a idealista que quer ter uma vida mais produtiva, quando ela conhece o bonito e esnobe Darcy, por quem acabará por se apaixonar.

Orgulho e preconceito e zumbis (2016) Inglaterra, século XIX. Uma misteriosa praga espalha zumbis por todos lados, mas Elizabeth Bennet (Lily James), especialista em artes marciais e no manuseio de armas, está preparada para enfrentar os piores mortos-vivos. O que a incomoda de verdade é ter que conviver e lutar ao lado do arrogante Sr. Darcy (Sam Riley).

Persuasão (1995) De família aristocrática, porém em dificuldades financeiras, Anne é levada a romper seu compromisso com um jovem por ele não ter família rica nem posição social. Mais tarde, reencontra o mesmo rapaz numa situação financeira e nível social melhores. Mas ele agora se relaciona com uma família na qual Anne se tornou parente também. Solteira e infeliz, a jovem Anne Elliot (Amanda Root) ainda tem de lidar com as dificuldades financeiras de sua família. Por obra do destino, o capitão Frederick Wentworth (Ciarán Hinds) retorna à vida de Anne oito anos depois que a família dela a aconselhou a não aceitar o pedido de casamento dele. Ocorre que Wentworth está rico e rodeado de belas mulheres - todas evidentemente interessadas na fortuna dele. Anne agora será desafiada a provar que lamenta pela decisão tomada no passado e que durante todos esses anos sempre amou verdadeiramente o capitão Wentworth.

Persuasão (2007) Inspirada na obra de mesmo nome, publicada em 1817. Há alguns anos atrás, a jovem Annie Elliott (Sally Hawkins) se apaixonou pelo oficial Frederick Wentworth (Rupert Penry-Jones), mas, devido a condição financeira dele e as restrições da família da moça, Annie é persuadida a romper o relacionamento. Oito anos depois, Wentworth retorna a cidade com uma reputação e situação econômica bem mais elevada. Mesmo após todo esse tempo, Annie nunca deixou de amá-lo, mas terá de lidar com o fascínio das moças solteiras por Frederick.

Razão e Sensibilidade (1995) Inspirada na obra publicada em 1811. Em virtude da morte do marido, uma viúva e suas filhas passam a enfrentar dificuldades financeiras, pois praticamente toda a herança foi para um filho do primeiro casamento, que ignora a promessa feita no leito de morte de seu pai que ampararia as meias-irmãs. Neste contexto, enquanto uma irmã Elinor (Emma Thompson), usando a razão como principal forma de conduzir as situações, a outra Marianne (Kate Winslet) se mostra emotiva, sem se reprimir nunca com uma sensibilidade flor da pele.

Razão e sensibilidade (2008) Minissérie produzida pela BBC Inglesa . Trata de amor, traição, paixão e suas relações com as convenções sociais. Deixadas na miséria após a morte de seu pai, Elinor e Marianne Dashwood enfrentam a incerteza do futuro e têm de casar se querem uma vida confortável. Pretendentes não faltam, como Mr. Edward Ferrars, Mr. John Willoughby e o Coronel Brandon, só que todos eles escondem facetas não tão visíveis. Aflitas pelo mesmo problema, Elinor e Marianne têm jeitos muito diferentes de encará-lo, uma pendendo para a razão e a outra se entregando à paixão. Mas só o equilíbrio pode levar as duas a uma solução.

Sanditon (2019) é uma série centrada em Charlotte Heywood (Rose Williams), irmã mais velha de 12 irmãos, de uma família modesta do interior. Após ajudar num incidente Tom Parker (Kris Marshall), ela é convidada a conhecer Sanditon, que ele aposta ser capaz de se transformar num famoso resort à beira-mar. Lá, a jovem se encontra no meio da disputa pela herança da rica Lady Denham (Anne Reid), enquanto passa a ter confrontos com Sidney Parker (Theo James), o temperamental irmão de Tom.



Se você notar que ainda está faltando algum filme/série 
por favor deixem nos comentários para continuarmos atualizando
essa lista ...

Lista atualizada 03/05/2023


Nenhum comentário:

@blogaventuraliteraria