SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

10 FILMES BRASILEIROS QUE FORAM PARAR NO CINEMA

 


A Hora da Estrela (Clarice Lispector)

A hora da estrela foi adaptado para o cinema em 1985, com direção de Suzana Amaral, e contou no elenco com Marcélia Cartaxo, José Dumont, Fernanda Montenegro, Tamara Taxman, Umberto Magnani e Dirce Militello. O filme mostra o mundo de Macabéa, uma nordestina que vive no Rio de Janeiro, trabalha como datilógrafa, gosta de ouvir rádio, comer cachorro-quente e não possui ambições na vida. 

Capitães da Areia (Jorge Amado)

Nesta lista de livros nacionais que viraram filmes temos o já clássico Capitães da Areia, um romance de Jorge Amado, escrito em 1937, que retrata a vida de um grupo de crianças que vivem nas ruas de Salvador, nos anos 30. O filme foi lançado em 2011, com direção de Cecília Amado, neta do escritor. Conta no elenco com Jean Luis Amorim, Ana Graciela, Roberio Lima.

Meu pé de laranja lima (José Mauro de Vasconcelos)

Meu Pé de Laranja Lima é um romance juvenil escrito por José Mauro de Vasconcelos e publicado em 1968. A versão para o cinema ocorreu em 2012, com direção de Marcos Bernstein. Conta no elenco com João Guilherme Ávila, José de Abreu e Caco Ciocler. Na obra, vamos conhecer a história do menino Zezé, que pertencia a uma família muito pobre e numerosa. 

Macunaíma (Mario de Andrade)

Macunaíma, um dos grandes romances do Modernismo brasileiro, foi escrito em 1928 por Mário de Andrade. No cinema, a adaptação (direção e roteiro) chegou em 1969, por Joaquim Pedro de Andrade. Conta no elenco com Grande Otelo e Paulo José. O personagem principal da obra é Macunaíma, um anti-herói que representa o próprio povo brasileiro.

Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)

Machado de Assis, o gênio, escreveu Memórias Póstumas de Brás Cubas em 1880. Para o cinema, chegou em 2011, com direção e roteiro de André Klotzel. Na obra, depois de morto, o personagem Brás Cubas decide narrar a própria história e revisitar os fatos mais importantes de sua vida. Conta no elenco com Reginaldo Farias e Sônia Braga.

O quatrilho (José Clemente Pozenato)

O Quatrilho foi indicado ao Oscar, lançado em 1995 e dirigido por Fábio Barreto. É baseado no livro homônimo de José Clemente Pozenato que conta uma história de imigrantes italianos no Brasil. Conta no elenco com Glória Pires e Patricia Pillar.

O Guarani (José de Alencar)

O romance de José de Alencar, O Guarani, saiu em forma de folhetim em 1857. A última adaptação para o cinema ocorreu em 1996, com direção de Norma Bengell e no elenco com Márcio Garcia e Tatiana Issa. A obra é sobre um amor proibido de Peri e Ceci.

O Pagador de Promessas (Dias Gomes)

Escrito no final da década de 60 pelo dramaturgo Dias Gomes, O Pagador de Promessas inspirou o longa-metragem, escrito e dirigido pelo ator e cineasta Anselmo Duarte, e depois em 1998 foi interpretado por José Mayer.

O Auto da Compadecida ( Ariano Suassuna)

A obra foi criada pelo escritor e dramaturgo Ariano Suassuna nos anos 1950, chegou ao cinema em 1999, sendo então dirigido pelo cineasta Guel Arraes com roteiro da escritora Adriana Falcão. Conta no elenco com Matheus Nachtergaele como João Grilo e Selton Mello como Chicó. Dois nordestinos pobres que vivem de golpes para sobreviver. Eles estão sempre enganando o povo de um pequeno vilarejo, inclusive o temido cangaceiro Severino de Aracaju, que os persegue pela região.

O quinze, de Rachel de Queiróz

Com direção de Jurandir Oliveira, o filme O Quinze, foi lançado em 2004, conta no elenco com Juan Alba e Karina Barum. Conta a história da grande seca de 1915. O livro, publicado em 1930, é o primeiro romance da escritora, que também é sobre a sua própria infância.

Vidas Secas (Graciliano Ramos)

Lançado em 1963, o filme Vidas Secas foi dirigido e adaptado por Nelson Pereira dos Santos, conta no elenco com Átila Iório como Fabiano, Genivaldo Lima e Gilvan Lima. Baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos, a história é sobre a vida no sertão e a tentativa de fugir da seca. Uma obra riquíssima que possui grandes personagens, como Fabiano e a cachorra Baleia. 


Nenhum comentário:

@blogaventuraliteraria