SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

10 LIVROS PARA INSPIRAR NOVOS ESCRITORES

 



Olá!!! Tenho pesquisado sobre livros que deem um suporte para as pessoas que estão iniciando na arte da escrita, ou que estão desejando se aperfeiçoar. Encontrei uma lista e entre eles, eu selecionei 10 daqueles que achei realmente interessante. Gostaria de compartilhar com vocês aqui no blog. Sempre gostei de escrever, e desde o início de 2016 tenho participado de seleções de antologias e já consegui fazer publicações em mais de 30 até o momento, pretendo dar continuidade também com romances. E vocês? Também já tem experiência no mundo literário? Vem conferir a lista de livros e depois deixem nos comentários um pouco da sua história e de quais livros nos recomendaria a leitura também...







A Jornada do Escritor - Christopher Vogler
Em 1949, no clássico O herói de mil faces, o estudioso Joseph Campbell conceituou a chamada Jornada do Herói: uma estrutura presente nos mitos e replicada em todas as boas histórias já contadas e recontadas pela humanidade. Em 'A Jornada do Escritor', Christopher Vogler faz uma detalhada e esclarecedora análise desse conceito, tomando como base diversos filmes importantes. Resultado de anos de estudo sobre mitos e arquétipos, somados à experiência de Vogler na indústria cinematográfica norte-americana, esta edição, revisada pelo autor, é uma obra de referência fundamental não apenas para quem deseja escrever boas histórias – bebendo da fonte dos mais belos e fascinantes mitos já criados pela mente humana –, como para quem quer entendê-las melhor, relacionando-as à própria vida.  

A Preparação do Escritor - Raimundo Carrero
Partindo da máxima de que escrever exige leitura, paciência, humildade e estudo, além de conhecimento das técnicas e movimentos internos do texto, Raimundo Carrero, neste volume, escreve a respeito dos meandros da produção literária, propondo um guia de preparação do autor de ficção no Brasil. 

Escrevendo com a alma - Natalia Goldberg
Escrevendo sob a perspectiva tanto de um experiente professor de redação como de um praticante do Zen, o livro de Natalie Goldberg tem como objetivo estimular escritores a confiar em si mesmos e pregar uma atitude complacente e generosa para com o ofício, ao mesmo tempo conferindo à disciplina seu devido papel. Segundo a autora, quando sonhamos podemos contar as nossas histórias, descobrir nossa maneira de pensar, sentir e ver as coisas antes que a morte nos leve. A escrita é um caminho para nos encontrarmos e nos aproximarmos de nós mesmos. A obra mostra como a atividade de escrever traz mais confiança e ensina a despertar. 

O Design da Escrita - Antonio Suarez Abreu
Este livro é dedicado a todos aqueles que desejam, por necessidade profissional ou por simples desejo estético, ir além de produzir um texto burocraticamente correto, claro e coerente. Oferece para isso sugestões originais sobre como introduzir uma ideia nova num texto e sobre como desenvolvê-la, buscando uma boa posição argumentativa ou, simplesmente, a sedução do leitor. Ensina, também, a partir da moderna ciência cognitiva, como utilizar pequenas histórias, comparações e metáforas para dar maior consistência e criatividade ao texto. Em sua segunda parte, com inúmeros exemplos e exercícios, explica os passos mais importantes para quem deseja escrever textos de ficção, como uma crônica, um conto ou um romance. Trata-se de um livro que visa responder a uma necessidade não apenas dos estudantes das áreas de Letras, Jornalismo, Marketing, Direito, mas também de pessoas que, exercendo profissões que não dependem tanto da escrita, desejam saber como escrever com criatividade e beleza. 

Os segredos da ficção - Raimundo Carreiro
'Os Segredos da Ficção' é um convite irresistível à criatividade. O autor mostra neste livro estimulante que a literatura está ao alcance de todos àqueles que tem o impulso de cria-la e, também, a perseverança de trabalhar duro para transformar suas idéias em contos, novelas e romances. Se não há receitas para a boa literatura, existem, sim, caminhos para chegar a ela. E é nestas trilhas que o autor guia o leitor, falando diretamente a ele com a ajuda de ilustres gênios de diversos estilos e épocas que têm em comum a disciplina e o rigor na criação de seus universos ficcionais. 

Para Ler Como um Escritor - Francine Prose
É possível ensinar a um escritor o seu ofício? A questão é polêmica, especialmente quando proliferam cursos de graduação e de extensão com essa proposta. Escritora e crítica literária, Francine Prose defende que, sim, há muito o que aprender com os mestres. Virginia Woolf, Jane Austen, Nabokov, Philip Roth e Flaubert são alguns dos autores a quem dedica uma leitura atenta e cuidadosa, em busca do segredo do 'escrever bem'. De cada um, extrai valiosas lições. Uma obra indispensável para escritores iniciantes e leitores inveterados! 

Para ser escritor - Charles Kiefer
Um livro que desvenda o processo criativo da escrita e orienta o leitor sobre como realizar o seu sonho de se tornar escritor. Muitos buscam ensinar como escrever, mas dentre eles, poucos os que realmente alcançaram, na prática, êxito literário. Escritor consagrado, publicado também na França e em Portugal e ganhador de diversos prêmios (inclusive dois Jabutis), Charles Kiefer, nesta obra, repete na escrita a forma de atuação do escritor-professor em sala de aula. As variadas facetas do processo criativo, os mecanismos de funcionamento do sistema literário e os problemas éticos e sociais da vida autoral são discutidos com rigor e ternura. 

Roteiro de Cinema e Televisão - Flavio de Campos
Obra única no mercado brasileiro, trata de narrativa em geral e de roteiro de cinema e TV em particular. Com caráter didático, mas não preso a normas, é referência obrigatória para escritores, roteiristas, estudantes e todos os que desejam compreender melhor o processo de imaginar e narrar estórias. Define conceitos, discute as múltiplas opções que se abrem diante de um roteirista e ilustra os mais variados casos com exemplos claros e diversificados, muitos deles colhidos da literatura mundial e brasileira. Baseia-se na teoria dos gêneros lírico, épico e dramático, bem como nas teorias dos formalistas russos. Transita por literatura (poesia e prosa), teatro, história com agá, jornalismo, música e até mesmo cantigas de roda. Aborda cerca de 160 obras de ficção, entre filmes, peças de teatro, novelas e seriados de TV, romances, contos e poemas. Vai de Sófocles a Guimarães Rosa, nos inúmeros exemplos literários. Abrange mais de 90 filmes, de O poderoso chefão a Um cão andaluz. Inclui: duas escaletas completas; bibliografia teórica, glossário com mais de 180 termos. índice remissivo de assuntos e obras. 

Sobre a escrita - Stephen King
Eleito pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de não ficção de todos os tempose vencedor dos prêmios BRAM STOKER e LOCUS na categoria Melhor Não Ficção, Sobre a escrita — A arte em memórias é uma obra extraordinária de um dos autores mais bem-sucedidos de todos os tempos, uma verdadeira aula sobre a arte das letras. O livro também não deixa de lado as memórias e experiências do mestre do terror: desde a infância até o batalhado início da carreira literária, o alcoolismo, o acidente quase fatal em 1999 e como a vontade de escrever e de viver ajudou em sua recuperação. Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir, Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: Carrie, a estranha. Pela primeira vez, eis uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King. Ao mesmo tempo um álbum de memórias e uma aula apaixonante, Sobre a escrita irradia energia e emoção no assunto predileto de King: literatura. A leitura perfeita para fãs, escritores e qualquer um que goste de uma história bem-contada. 

Vencendo o Desafio de Escrever  - Ryoki Inoue
Escrever um romance! Tornar-se escritor! Nesta obra, o autor com maior número de títulos publicados no mundo conta ao leitor como se dá seu processo criativo e explica os passos fundamentais para escrever um best-seller. Utilizando uma linguagem clara e dinâmica, Ryoki Inoue aborda a estrutura do romance e seus aspectos mais importantes, revela as etapas necessárias para escrever uma boa história - do mote inicial à fase final de execução da obra -, fala sobre os principais tipos de leitor e mostra como montar um projeto literário de sucesso. Ele trata o processo criativo e redacional como técnica, enfatizando a disciplina, a pesquisa e a organização. Assim, a obra traz informações valiosas tanto para escritores iniciantes como para os que já publicaram e desejam se aprimorar. 







CONTATO: 

ME SIGAM NAS REDES SOCIAIS

Deixem seus comentários !!!

Nenhum comentário:

@blogaventuraliteraria