SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

10 FILMES SOBRE ESCRITORES E A ESCRITA QUE VOCÊ PRECISA CONHECER







AMOR E INOCÊNCIA (2007)

1795. Jane Austen (Anne Hathaway) tem 20 anos e começa a se destacar como uma escritora. Enquanto ela está mais interessada em desvendar o mundo, seus pais querem que ela logo se case com um homem rico, que possa assegurar seu status perante a sociedade. O principal candidato é o sr. Wisley (Laurence Fox), neto da aristocrata Lady Gresham (Maggie Smith), mas Jane se interessa é pelo malandro Tom Lefroy (James McAvoy), cuja inteligência e arrogância a provocam.


AS IRMÃS BRONTË (2016)

Na Inglaterra do início do século XIX, as três irmãs Brontë, Charlotte, Emily e Anne praticam assiduamente a escrita e seu irmão, Brandwell, é um pintor de temperamento apaixonado. Em uma vida repleta de altos e baixos, elas precisarão lidar, entre outros problemas, com o alcoolismo e com o vício em drogas do irmão.

A SOCIEDADE LITERÁRIA E A TORTA DE CASCA DE BATATA (2018)

Baseado no livro de Mary Ann Shaffer e Annie Barrows, conta a história de Juliet Ashton (Lilly James), uma escritora em busca de um tema para seu próximo livro. Ela acaba encontrando-o na carta de um desconhecido de Guernsey, Dawsey Adams, que entra em contato para fazer uma consulta bibliográfica. Começa aí uma intensa troca de cartas a partir da qual é possível identificar o gosto literário de cada um e o impacto transformador que a guerra teve na vida de todos. As correspondências despertam o interesse de Juliet sobre a distante localidade e narram o envolvimento dos moradores no clube de leitura, além de servirem de ponto de partida para o próximo livro. O clube foi formado de improviso, como um álibi para proteger seus membros dos alemães. O que nenhum dos integrantes da Sociedade imaginava era que os encontros pudessem aproximar os vizinhos, trazer consolo e esperança. As discussões a respeito das obras os livraram dos pensamentos sobre as dificuldades que enfrentavam e ainda serviram para aproximar pessoas de classes e interesses tão diferentes. Instigada pela força dos depoimentos, Juliet decide visitar Guernsey, onde a convivência com as pessoas que conheceu por cartas e a descoberta sobre as experiências dão uma nova perspectiva. A viagem proporciona à escritora mais do que material para seu livro. Guernsey oferece a chance de recomeçar após a Guerra, fazer amizades sinceras e encontrar o amor em suas diversas formas. O que ela encontra por lá, e as relações que trava, mudam sua vida para sempre.

A ÚLTIMA ESTAÇÃO (2009)

Nos turbulentos últimos anos de sua vida, Leo Tolstoi (Christopher Plummer) se vê dividido entre sua doutrina da pobreza e da castidade e a realidade de sua enorme riqueza, seus 13 filhos e uma vida de hedonismo. Ele decide sair de casa em uma viagem, mas seu estado de saúde precário o impede de seguir adiante, fazendo-o acreditar que está morrendo sozinho. 



COMER, REZAR E AMAR (2010)

Julia Roberts está espetacular interpretando a escritora norte-americana Elisabeth Gilbert que resolve se divorciar e largar tudo, seguindo para a Itália, Índia e Bali. Em sua última parada conhece um brasileiro que faz seu coração bater mais forte. O filme é uma biografia encantadora da escritora e tem motivado mulheres do mundo todo.

GEORGE E FREDERIC (1990)


Conta a história de Amandine Dupin, uma escritora que no século XIX usava o nome de George Sand, se vestia como os homens e fumava em público – o que era um escândalo. Além de sua atitude e suas obras, ela também ficou famosa por seus romances com artistas de renome, como Delacroix, De Musset, Franz Liszt e Frederic Chopin. O filme se desenrola numa casa de campo onde vários artistas estão reunidos durante um fim de semana e onde acontece uma ciranda de flertes, ciúmes e romances.

OS AMANTES DO CAFÉ FLORE (2006)

Esse filme retrata a época em que Simone de Beauvoir se envolve com o filósofo Jean Paul-Sartre. De algum modo juntos eles ocupam-se da criação do que ficou chamado de existencialismo. O filme se passa em Sorbonne, Paris em 1929. Juntos eles embarcam numa viagem emocionante.



RAINHA DO DESERTO (2015)

Gertrude Bell (Nicole Kidman) nasceu na Inglaterra, mas fez fama devido ao seu trabalho no Oriente Médio. Escritora, arqueóloga, cartógrafa e exploradora, ela passa também a trabalhar para o governo britânico como representante na região. Logo faz amizade com T.E. Lawrence (Robert Pattinson). Com o tempo, Gertrude acaba participando da criação dos estados da Jordânia e do Iraque. O filme enxerga Gertrude pela visão do outro, como esposa, filha e amante.


SYLVIA - PAIXÃO ALÉM DAS PALAVRAS (2003)

A história de Sylvia Plath (Gwyneth Paltrow), uma das mais famosas novelistas da literatura norte-americana. Nascida em Boston durante a Grande Depressão, Sylvia ainda jovem tentou cometer suicídio, na casa de sua mãe. Ela viaja à Inglaterra para estudar em Cambridge e lá conhece o jovem poeta Ted Hughes (Daniel Craig), por quem se apaixona e vive um longo romance. 


TERRA DAS SOMBRAS (1993)

Em 1952, na Universidade de Oxford, surge o relacionamento entre o professor e intelectual C.S. Lewis (Anthony Hopkins) e a escritora americana Joy Gresham (Debra Winger). Eles se encontraram após ela lhe ter escrito uma carta, sendo que esta correspondência a levou a sua primeira viagem à Inglaterra, que ela fez em companhia de Douglas Gresham (Joseph Mazzello), seu filho. Lewis a recebeu como cortesia, como parte da rotina de sua vida de professor, mas ele não sabia o que fazer quando algo lhe ficou claro: que estava apaixonado.


Nenhum comentário:

@blogaventuraliteraria