SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

10 FILMES BASEADOS EM OBRAS DE AUTORES DA FRANÇA

 



A HISTÓRIA DE ADELLE H. (1973)
A história da autodestruição de Adèle Hugo (Isabelle Adjani), filha do escritor Victor Hugo, cuja obsessão não correspondida por um soldado inglês a levou em uma odisseia intercontinental de Guernsey à Nova Escócia e Índias Ocidentais.

ANGÉLIQUE (1963-1965)
França do século XVII Mid: o jovem Louis XIV luta para manter seu poder. Mendigos e ladrões assombrar Paris e bandidos percorrem o campo. Angélique de Sancé de Monteloup, quinta filha de um nobre empobrecido país, cresce nos pântanos de Poitou. Seu destino lógico seria se casar com o filho de outro nobre empobrecido, têm filhos e passam a vida lutando por uma subsistência pobre. No entanto, o destino tem outros planos para ela. Aos 17 anos, quando retornou à sua aldeia depois de completar sua educação em um convento está comprometida com o rico Conde Joffrey de Peyrac, que é 12 anos mais velho que ela, coxo, e cheio de cicatrizes. Para o bem de sua família, Angélique relutantemente concorda em ver o jogo, mas se recusa os avanços de seu marido. Peyrac respeita sua decisão e não reivindicar os seus direitos conjugais, querendo conquistar. Ao longo dos meses, Angelique descobre os talentos e as virtudes de sua notável marido: cientista, músico, filósofo, e para sua surpresa, ele se apaixona perdidamente apaixonado. Mas a vida Joffrey incomum está ameaçado pelas ambições do Arcebispo de Toulouse, e logo a inveja do mesmo jovem rei Louis XIV. Joffrey é preso e acusado de bruxaria. Angélique atinge a corte real e luta para salvar Joffrey. Com sua grande determinação para sobreviver, sozinho e desesperado, ele mergulha no submundo de Paris. Você pode assistir Angélique, marquise des anges em Português em TV cable ou cinemas com áudio original em francês ou dublado em português. Visto na Cine Canal, este filme estreou no cinemas do Brasil em 1964. A edição em Blu-Ray e edição de DVD de filme completo foi vendido algum tempo depois de seu lançamento oficial na cinemas brasileiros.

ANASTÁSIA, A PRINCESA ESQUECIDA (1949)
Com a revolução russa em 1917, o Czar Nicolau II e sua família foram capturados e executados, mas segundo rumores, sua filha mais nova Anastácia (Isabella Rosseline) havia sobrevivido e vivia na Europa. Anos depois, um ex-general russo, que vive de um empreendimento fraudulento envolvendo a herança real, precisa provar aos seus investidores a existência da princesa, e se utiliza de uma mulher perturbada e sem identidade para assumir o papel de Anastácia.

CAMILLE CLAUDEL (1987)
Camille Claudel (Isabelle Adjani) é uma jovem escultora que entra em conflito com sua família ao tornar-se aprendiz, e mais tarde, assistente do famoso Auguste Rodin (Gérard Depardieu). Quando ela e o escultor viram amantes, Camille cai em desgraça perante a sociedade francesa.

CHERI (2021)
Na Paris da Belle Époque, a cortesã aposentada Lea relaciona-se com o jovem Chéri (Michelle Pfeiffer), filho de poderosa cortesã rival, que anos depois trama casá-lo com a rica filha de outra cortesã. Conforme esse casamento se aproxima, mais Lea e Cheri percebem como são importantes um para o outro.

HENRY E JUNE (1990)
Em Paris, no início da década de 30, o escritor Henry Miller (Fred Ward) forma um triângulo amoroso com sua mulher (Uma Thurman) e sua amante (Maria de Medeiros), que sente atração por ambos os lados do casal mas, apesar de casada, não se interessa muito pelo marido.

MADAME BOVARY (1993)
Emma (Isabelle Hupert) é filha de um pequeno proprietário de terras e sonha com a vida glamurosa dos romances. Ela se casa com um médico de situação razoável, mas não se adapta a um cotidiano sem maiores emoções e começa a gastar e a ter amantes. 

MOULIN ROUGE (2001)
 A história se passa em 1899 e gira em torno de um jovem poeta, Christian, que desafia a autoridade do pai ao se mudar para Montmartre, em Paris, considerado um lugar amoral, boêmio e onde todos são viciados em absinto. No elenco Nicole Kidman e Ewan McGregor.

O FANTASMA DA ÓPERA (1943)
Paris, 1860. Erique Claudin (Claude Rains), um famoso violinista do teatro Ópera, tem suas composições originais roubadas. Após cometer um assassinato e ter seu rosto desfigurado, Claudin se vê cada vez mais longe da amada, a cantora Christine Dubois (Susanna Foster).

OS MISERÁVEIS (2012)
A história se passa em plena Revolução Francesa do século XIX. Jean Valjean (Hugh Jackman) rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e acaba sendo preso por isso. Solto tempos depois, ele tentará recomeçar sua vida e se redimir. Ao mesmo tempo em que tenta fugir da perseguição do inspetor Javert (Russell Crowe).

Nenhum comentário:

@blogaventuraliteraria