SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

OLGA | AUTOR: FERNANDO MORAIS | RESENHA LIVRO + FILME


Título: Olga | Autor: Fernando Morais | Ano: 1994
Editora: Companhia das Letras | Páginas: 264 
Filme: 2012 | Diretor: Jayme Monjardim
Nota: ✮✮✮✮✮

Desde que eu tive o primeiro contato com a história de Olga ainda no colégio, sempre achei interessante a garra e luta de uma mulher para mudar a forma de governo, e até mudar o mundo. Idealista e guerreira, ela lutou desde muito jovem pelos seus ideias. Não estamos aqui para questionar formas de governos, e se deu certo ou não, mas sim no ideal de acreditar e fazer de tudo para tornar isso possível. 
SINOPSE
O livro conta a história de Olga Benario, judia e comunista, que foi companheira de Luís Carlos Prestes e acabou assassinada nos campos nazistas. Nos últimos anos, poucas obras alcançaram no Brasil sucesso tão estrondoso quanto esta biografia de Olga Benario Prestes. Fernando Morais revelou-se também um pesquisador competente, e escritor dotado de sensibilidade e de talento. Com simplicidade, sabedoria e grandeza, ele soube recriar um drama profundamente humano de nossa época. Entre, de um lado, a guerra desencadeada pelo nazismo e, de outro, a miséria de uma ditadura latino- americana com seus crimes, Fernando Morais delineou a figura quase lendária de uma mulher que sempre empunhou o estandarte de ideais generosos.



Olga Benário Prestes, nasceu em Munique em 12 de fevereiro em 1908, uma jovem militante comunista alemã de origem judaica, filha de Eugénie Gutmann Benário e Leo Benário, advogado e membro ativo do Partido Social-Democrata Alemão. Com apenas quinze anos, junta-se à organização juvenil do Partido Comunista Alemão (KPD). Pouco tempo depois, muda-se para Berlim com Otto Braun, seu primeiro namorado. Foi presa e acusada de alta traição à pátria, assim como seu companheiro Braun, porém foi solta pouco tempo depois, enquanto Braun não. Junto de seus colegas de militância, planejou então o assalto à prisão de Moabit e liberta Braun. Fugiram para a União Soviética, onde Olga recebeu treinamento político-militar. Separou-se de Braun em 1931.


Olga foi enviada ao Brasil em 1934, por determinação da Internacional Comunista, para apoiar o Partido Comunista Brasileiro, junto de Luís Carlos Prestes, que se tornaria seu companheiro, com o objetivo de liderar uma revolução armada com o apoio de Moscou. Em novembro de 1935, enquanto caminhavam os preparativos insurrecionais, um levante armado estourou na cidade de Natal, o que fez com que Prestes ordenasse que a insurreição fosse estendida ao resto do país. Porém, somente algumas unidades militares de Recife e do Rio de Janeiro sublevaram-se. A insurreição foi fortemente reprimida pelo governo Vargas e muitos líderes comunistas foram presos. O episódio ficou conhecido como Intentona Comunista.

Após a Intentona, Olga e Prestes conseguiram viver na clandestinidade por mais alguns meses, mas acabaram presos em 1936. Na prisão, Olga descobriu que estava grávida de Prestes. No mesmo ano foi deportada para a Alemanha nazista. Foi presa pela Gestapo ao chegar na Alemanha em 18 de outubro de 1936 e então levada para a Barnimstrasse, prisão de mulheres da Gestapo, onde teve sua filha, Anita Leocádia Prestes, que ficaria em seu poder até o fim do período de amamentação e depois, entregue à avó D. Leocádia. Olga é executada em 23 de abril de 1942, com 34 anos de idade, na câmara de gás, no campo de extermínio de Bernburg.


Tanto o livro como o filme inicia exatamente quando Olga consegue tirar Otto Braun, seu companheiro de luta, da prisão de Moabit, e conseguem fugir. Relata sobre sua origem, o conflito com os pais para defender a causa política que acreditava, sua preparação para assumir seu posto dentro do partido comunista, o contato com Luis Carlos Prestes e sua luta para mudar o governo no Brasil e que não teve êxito (fato que ficou conhecido como Intentona Comunista em 1935), a prisão e a deportação para Alemanha, o nascimento de sua filha, e os horrores dos campos de concentração por onde passou, até ser morta em uma câmera de gás.

É muito emocionante a forma como o autor Fernando Morais conduz e descreve os fatos vividos por Olga em seu livro. Seu trabalho de pesquisa foi muito importante para trazer a tona uma momento importante da história de nosso país que se mistura com a história de vida de Olga e Luis Carlos Prestes. Jaime Monjardim conseguiu captar muito bem essa mensagem e transformou Olga em um dos melhores filmes já produzidos no país. Camila Morgado e Caco Ciocler dão vida a esses personagens reais com uma incrível caracterização. No making off, é possível conhecer mais como foi essa preparação e escolha do elenco através de entrevistas e mostras de cenas. Vale muito a pena conhecer essa história e compartilhar.


Disponível nas principais lojas virtuais:
AMAZON | CULTURA | SARAIVA | SUBMARINO

Resenha em VIDEO

Entrevista com Anita Leocádia Prestes

Entrevista com Luis Carlos Prestes em Jô Soares (1988)

SOBRE O AUTOR

Fernando Morais começou no jornalismo aos 15 anos. Em 1961, era então um office boy, numa revista editada por um banco em Belo Horizonte, quando teve que cobrir a ausência do único jornalista da publicação numa entrevista coletiva. Aos 18 mudou-se para São Paulo e passou pelas redações de Veja,Jornal da Tarde, Folha de S. Paulo, TV Cultura e portal IG. Recebeu três vezes o Prêmio Esso e quatro vezes o Prêmio Abril.
Na área política, foi deputado estadual durante oito anos e Secretário de Cultura (1988-1991) e de Educação (1991-1993) do Estado de São Paulo, nos governos Orestes Quércia e Luiz Antônio Fleury Filho. Seu primeiro sucesso editorial foi A Ilha, relato de uma viagem a Cuba. A partir daí, abandonou a rotina das redações para se dedicar à literatura. Pesquisador dedicado e exímio no tratamento de textos, publicou biografias e reportagens que venderam mais de dois milhões de exemplares no Brasil e em outros países, tornando-se um dos escritores brasileiros mais lidos de todos os tempos.




CONTATO: 
aventuraliteraria@hotmail.com

ME SIGAM NAS REDES SOCIAIS

Deixem seus comentários !!!

5 comentários:

  1. Eu vi o filme da Olga e é uma negócio tão doido, que as vezes a gente para pra pensar e fica quase difícil de acreditar que uma coisa dessas aconteceu aqui no Brasil. Quando a gente vê a filha dela dando entrevista dá pra sentir coração doer, cara, nossa.

    www.blogminhaspalavras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse filme é um dos que mais me emociona. A cena que separam Olga da filha é a mais marcante. Amei seu blog, já seguindo!!! bjoo

      Excluir
  2. Muito bom esse post, teve um bom conteúdo sem dizer o assunto abordado, Olga Benário foi uma grande mulher, já assisti o filme umas mil vezes é só aumenta meu orgulho de ser uma mulher, por causa dela.
    Beijos!
    http://carolinapaivaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana !!! Seu blog também é muito caprichado e com fotos lindas !!! Vou ficar visitando !!! Muito sucesso em 2016, bjoo

      Excluir
  3. Obrigada !!! Eu também !!! Achei muitos interessante seu blog com várias curiosidades !!! bjoo

    ResponderExcluir

@blogaventuraliteraria