SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

A CATEDRAL DO MAR - AUTOR : ILDEFONSO FALCONES - RESENHA DO LIVRO + SÉRIE DA NETFLIX


Título: La catedral del mar | Autor: Ildefonso Falcones
Editora: Intrínseca | País: Espanha | Ano: 2018 | Páginas: 576
No Skoob | Na Amazon

SINOPSE
A catedral do mar acompanha a vida de Arnau Estanyol. Filho de um servo que escapa dos abusos de seu senhor feudal e se refugia em Barcelona, Arnau tem a vida marcada pelo trabalho árduo e pela devoção à Virgem Maria. A fé liga sua história a um dos principais templos da Catalunha — Santa Maria do Mar —, e a igreja do povo se torna ela mesma um personagem à medida que Arnau acompanha sua edificação. De fugitivo a um dos mais respeitados membros da comunidade barcelonesa, ele acaba se aproximando de perigos cada vez mais intensos, como a temida figura da Inquisição. Mas a bondade do homem para com seus colegas de trabalho, clientes e até mesmo aqueles considerados párias,como os mouros e judeus, acaba levando-o longe, ainda que frente a tantos conflitos. De forma raramente encontrada na literatura, A catedral do mar descreve o sistema medieval em detalhes, abordando tanto a arquitetura e a cultura da Barcelona da época quanto suas complexidades jurídicas e financeiras. Ao escrever com evidente paixão sobre um dos períodos mais complicados da história da Catalunha, Ildefonso Falcones construiu este romance épico que se tornou um dos maiores best-sellers recentes da Espanha.



O livro "A catedral do mar" é a leitura de março do Projeto Literário "Lendo o mundo em 12 livros". Apesar do tamanho, 576 páginas, foram lidas durante uma semana, ao mesmo tempo que eu assistia aos 8 episódios da série da Netflix. Foi uma ótima experiência ler e assistir ao mesmo tempo, a história se tornou ainda mais real assim, principalmente porque, a série, mesmo mudando algumas cenas de lugar, conseguiu se aproximar bastante de todo o livro. 

A versão do livro que li foi publicada pela Editora Intrínseca. Traz na capa a imagem da catedral da parte interna com a santa ao centro. Linda imagem. Achei ótima a edição e diagramação, com páginas meio amareladas que ajudam bastante na leitura. Ao fim ainda contamos com notas do autor que explica muitos elementos que encontramos na narrativa, descrevendo os elementos que são verídicos ou não da história da Espanha. O tema principal do livro em questão, é principalmente a luta pela liberdade e contra as injustiças que os homens cometem uns contra os outros em nome de valores distorcidos e pela conveniência dos seus interesses.


Toda a narrativa é uma verdadeira aula de história. Através dos personagens, vamos conhecendo ainda mais do universo recriado pelo autor e ambientado na Idade média. Iniciamos em 1329, quando Bernard Estanyol, era um simples camponês, um homem que cresceu ouvindo seu pai contar histórias de seus antepassados, quando um dia ainda eram livres das obrigações feudais, e donos de terra. Eles não tiveram a mesma sorte, nasceram presos à terra dos nobres e sujeito a sua violência e exploração, o que deixara Bernat na mesma condição servil, sem o livre direito de uso da terra de onde tirava o sustento e sendo obrigado a realizar o pagamento de pesados impostos. Em determinando momento, seu pai morre, sozinho, ele é aconselhado que se case e forme família.

Na festa de seu casamento, imaginando que teria uma vida melhor ao lado de Francesca, uma bela moça, disfruta de momentos felizes. Quando Bernat e todos os convidados são surpreendidos com a chegada do senhor das terras onde viviam, Llorenç de Bellera, que tomando parte na festa, exige o seu direito de deitar-se com a noiva em sua primeira noite. Fruto da violência sofrida, nasce Arnau, por quem a moça não demonstra nenhum afeto, o que torna a vida entre eles ainda mais difícil. Porém, as perseguições de Llorenç se intensificam, e para salvar a vida de Arnau, Bernat decide fugir do feudo levando a criança. Acusado pelos homens de Bellera, Bernat vê como única solução, partir para a cidade de Barcelona que naquela época prometia cidadania e liberdade a todos que nela vivesse por um ano e um dia. Ali também poderia recorrer a sua única irmã, Guiamona, a qual vivia com o esposo e poderia abrigá-lo durante o tempo necessário para conseguir a cidadania.

É então que inicia a história do nosso protagonista Arnau, que cresce junto com o desenvolvimento da cidade de Barcelona, sendo testemunha e vítima das injustiças e atrocidades de uma época conduzida pela lei da tradição, exploração e jogos de interesses. Governados pelo fanatismo, pelo ódio e pela nobreza indiferente a miséria imposta a população. É emocionante a coragem e a determinação de Arnau ainda garoto quando passa a trabalhar como bastaix do porto, carregando nas costas os pesados fardos e enormes pedras que serviram para a construção da Catedral. É como bastaix que Arnau vive alguns de seus anos mais duros, porém felizes.


O trabalho de um bastaix era muito difícil e extenuante, eram todos trabalhadores unidos que se orgulhavam de estar construindo a catedral. Arnau, que tinha pelos bastaix  uma grande admiração e amava a Virgem del Mar como sua própria mãe, foi recebido pelos bastaixos, ao lado deles, conseguia sustento para si e seu irmão adotivo, Joan. Arnau vai se envolvendo em diversas situações complicadas, como a morte do seu pai, à guerra e à peste. Muitas reviravoltas e desafios vão acontecendo que o levaria a uma posição muito diferente da qual poderia um dia imaginar. Ao contrário de muitos, nem a dureza da vida, nem as injustiças que sofrera o tornaria um homem amargo ou cruel. Ao contrário, sua personalidade permanece sempre humilde e justo. Um personagem admirável, como seus erros, mas que busca sempre superá-los. 

O título do livro refere-se a catedral gótica de Santa Maria del Mar, construída em Barcelona entre os anos de 1329 e 1383 a partir do projeto dos arquitetos Berenguer de Montagut e Ramón Despuig. A igreja do povo, como é chamada, foi construída, graças, ao trabalho do povo mais humilde da cidade, especialmente pelos bastaixos, os descarregadores do porto de Barcelona que carregavam nas costas as pesadas pedras que serviram para a construção do templo. Em homenagem a seus esforços e grande devoção destes trabalhadores, várias insígnias referentes a eles foram gravados na porta da catedral e existem até hoje.

É incrível o trabalho de pesquisa histórica do autor. Para compor suas personagens e as tramas por elas vividas, Idelfonso se dedicou por anos a uma apurada pesquisa histórica em documentos do acervo do Ateneu Barcelonês, um importante centro cultural de Barcelona. O resultado foi uma narrativa de dimensões épicas que a cada capítulo reserva ao leitor uma nova surpresa. Após 10 anos da publicação de A Catedral do Mar na Espanha, em agosto de 2016 Idelfonso lançou, pela editora espanhola Grijalbo, o livro Los herederos de la tierra, que dá prosseguimento aos acontecimentos narrados na Barcelona Medieval de Arnau Estanyol. 



No livro, a construção da Catedral e a santa que é homenageada, são elementos importantes na construção de toda a história, como se fosse também um dos personagens. Ao longo das páginas, a obra de Ildelfonso vai pontuando elementos da Idade Média, das relações servis e do poder da nobreza e da Igreja. A Catedral do Mar não segue a trilha da maioria das novelas cavaleirescas, exaltando os feitos da nobreza, ao contrário, o livro é uma mostra como as leis eram severas e as obrigações pesadas eram impostas aos camponeses, assim como aos cidadãos das cidades livres da época, a exemplo de Barcelona, a principal cidade catalã do período. O livro é um esboço da perseguição religiosa aos judeus, da intolerância religiosa dos católicos e da intransigência dos Tribunais do Santo Ofício.

Provavelmente, por ser advogado, o autor tenha dado maior enfoque às regras sociais, às leis injustas que privilegiavam a minoria bem-nascida e também as regras comerciárias da época. Não o fez como um livro didático que enumera as normas, mas as utiliza como o pano de fundo para determinar o destino de seus personagens, influenciando suas decisões e rumos de suas vidas. Além de um panorama da idade média ou da vida numa Barcelona medieval, o livro abriga um rol de personagens surpreendentes. Pessoas simples do povo, da elite, do alto e baixo clero, meretrizes, escravos e judeus. 

Em conclusão, para os que amam história, assim como eu, não vão achar as descrições históricas cansativas, ao contrário, vão servir de base para novas pesquisas. Sou fascinada com o Período Medieval e que tenho grande interesse pela história da Espanha e em especial por Barcelona, principalmente depois que tive a oportunidade de viajar e conhecer essa cidade alguns anos atrás. Tenho muita vontade de voltar em breve e dessa vez tentando desfrutar ainda mais de cada experiência. Uma leitura que com certeza vale a pena compartilhar.


________________________________


10 CURIOSIDADES SOBRE A CATEDRAL


1. A Catedral na verdade é uma Basílica menor, a terceira da cidade;
2. Está localizada no Bairro da Ribeira e perto da Catedral principal;
3. Nos vitrais foi colocado é possível ver o escudo do Clube de Futebol F.C.Barcelona;
4. Foi construída com os esforços dos habitantes locais, os bastaixos. São homenageados com imagens;
5. Na época da construção, o mar ficava mais próximo que nos dias atuais;
6. É uma arte gótica catalã;
7. Foi construída na praça de um antigo cemitério;
8. Foi construída sobre um anfiteatro romano;
9. História retratada em um livro e na série;
10. Ao longo da história passou por terremotos, atentados, guerras e incêncios.


________________________________

SÉRIE NETFLIX



A Catedral do Mar é uma produção dos estúdios Atresmedia, Televisió de Catalunya e Netflix, dirigida pelo espanhol Jordi Frades, e foi exibida pela primeira vez em 2018. Tem 8 episódios com duração média de 55 minutos. Tem como personagens principais: Bernat, interpretado por Daniel Grao, e Arnau Estanyol interpretado, na infância, por Hugo Arbúes e, na idade adulta, por Aitor Luna.

Para quem nunca leu o livro e for assistir a série, terá um panorama muito fiel ao livro. Foi ganhadora do Prêmio Iris (2018) de melhor produção, assim como o livro, a série faz um panorama do que foi a Baixa Idade Média (1300 a 1500 d.C.), uma época de dominação feudal, de histerismo religioso e da dizimação provocada pela fome e pela peste negra. Vemos uma Barcelona do século XIV, próspera e destino de camponeses fugidos de seus senhores. Também ali, no bairro da Ribeira, o povo mais humilde, à custa de seus esforços e da contribuição de mercadores e pessoas importantes da cidade, estava a imponente Catedral de Santa Maria del Mar, cuja construção seria paralela a conturbada história de um dos seus mais devotados filhos, Arnau Estanyol, que de estivador se tornaria barão. Filho de um camponês fugido, Arnau, ainda menino, conhece a tirania dos nobres, a revolta, a pobreza e a fome, mas, buscando sobreviver, vive uma vida fatigante, sempre à sombra da Catedral, e marcada por aventuras que lhe conduziriam a um destino surpreendente.

As caracterizações, cenários e figurinos demonstram um trabalho minucioso de arte e do elenco para tornar ainda mais realista a trama. Os personagens são bem construídos e as interpretações impecáveis. Por essa razão, é impossível não se sentir conectado aos personagens e aos seus sofrimentos pessoais, sobretudo por que a brutalidade daqueles tempos não foi ocultada ou romantizada. Os cenários são grandiosos e revelam com fidedignidade os padrões de vida vividos e a realidade oposta daqueles que detinham o poder e daqueles que viviam na miséria e privação. Em resumo, a série não deixa nada a desejar. Cumpriu com todas as expectativas. Com certeza, compartilho e indico para todos que são apaixonados pelo tema.

______________________________

TRAILER DA SÉRIE


________________________________

SOBRE O AUTOR


Ildefonso Falcones nasceu em 1959 em Barcelona, na Espanha. Formado em direito, exerce a profissão. Em 2006, após cinco anos escrevendo, lançou seu primeiro livro, "A catedral do mar", que se tornou a novela mais lida na Espanha. Em 10 de junho de 2009, publicou "A mão de Fátima". Em 4 de abril de 2010, o município de Juviles, em reconhecimento pela popularidade que o romance trouxe ao município, nomeou uma de suas ruas com o nome "Rua Ildefonso Falcones". Em 2013, o escritor lançou o romance "A rainha descalça". Atualmente, o escritor possui seu próprio escritório de advocacia no Eixample, em Barcelona. É casado e é pai de quatro filhos.





CONTATO: 
aventuraliteraria@hotmail.com

ME SIGAM NAS REDES SOCIAIS

Um comentário:

  1. Oi Lorena sua resenha está ótima, me fez querer ler o livro, e olha que não sou muito fã do período medieval kkkkk. Bjs!

    https://leituracomigo.blogspot.com/

    ResponderExcluir

@blogaventuraliteraria